ss riacho grande abreIntegrantes da Mesa de Honra da solenidade, presidida pelo vereador Netinho Rodrigues. Foto: Marcella Quicoli

O aniversário foi lembrado pelo vereador Netinho Rodrigues (PP) em uma sessão solene presidida por ele na noite de segunda-feira (06/12), no Plenário Tereza Delta.

Durante a cerimônia, moradores, comerciantes, empresários, profissionais liberais, lideranças comunitárias, representantes de entidades e demais personalidades de destaque no bairro receberam certificados de honra ao mérito.

ss riacho grande vereadorAcima, o vereador Netinho Rodrigues, autor da Resolução nº 3.296/2021, que dispõe sobre a comemoração do aniversário de fundação do Distrito Ecológico do Riacho Grande. Foto: Marcella Quicoli

“É uma grande satisfação vocês estarem comigo esta noite. Cada rosto que vejo aqui tem uma história no Riacho; uns moram lá há muitos anos, outros chegaram há menos tempo. Nesta sessão, vamos homenagear 73 pessoas; no ano que vem, serão 74, e assim por diante. Peço um pouquinho de paciência para quem ainda não foi agraciado. Tem muita gente no meu coração que merece receber essa honraria e, com certeza, faremos isso nas próximas vezes”, declarou o parlamentar em seu discurso na tribuna.

Ele mencionou ainda o potencial econômico da região. “Tive o prazer de ser o vereador mais votado no Riacho Grande, com 909 votos. Tenho um compromisso, ao lado do prefeito Orlando Morando e do vice-prefeito Marcelo Lima, de trazer melhorias para o distrito. Precisamos incrementar o turismo ecológico sustentável, gerando renda, com qualidade e consciência ambiental”, afirmou.

Além dele, ocuparam lugares de destaque na Mesa de Honra: Dr. Denis Saito, delegado de polícia do 4º DP do Riacho Grande; Sr. Ramos de Oliveira, ex-vereador e ex-subprefeito do Riacho Grande; Ary de Oliveira, vereador de São Bernardo do Campo; Dr. Ivar de Souza, ex-subprefeito do Riacho Grande, e o Dr. Celiton, médico geriatra de São Bernardo do Campo.

CLIQUE AQUI para ouvir o áudio desta sessão solene

ss convidados 4Registros dos homenageados e demais convidados da sessão solene no Plenário Tereza Delta. Fotos: Assessoria de Comunicação/CMSBC

História

Localizado a 11 quilômetros do centro de São Bernardo, o distrito de Riacho Grande possui importância estratégica para cidade.

Desde o século XVI, o local abrigava caminhos e trilhas que ligavam a província de São Paulo ao Litoral Sul. A região não foi apenas tomada por plantações, mas também por uma rede de serviços para viajantes como pousadas, pequenos comércios, alimentação e tratamento de animais, que movimentavam a economia local.

ss riacho Foto: Divulgação/PMSBC

Com o crescimento das moradias urbanas em São Paulo, e para abastecer a linha férrea, as atividades de extração de madeira e venda de carvão tornaram-se prósperas. Vários imigrantes em Riacho Grande se dedicaram a elas.

Em 1927, com a criação da Represa Billings, parte da área da vila foi tomada pelas águas. A redução de território representou mais prosperidade.

Paralelamente, se desenvolvia a indústria moveleira em São Bernardo, a mais forte do país, que teve berço em Riacho Grande, com a criação, em 1889, pelo italiano Fortunato Finco, de uma serralheria. Em homenagem à família, Bairro do Finco é um dos loteamentos do distrito.

Com o declínio da indústria moveleira e ascensão do setor automobilístico, o Riacho Grande ganhou nova vocação ao investir no turismo. A região recebe milhares de pessoas por ano na Prainha e no Parque Estoril.

O distrito do Riacho Grande abriga atualmente, além de Rio Grande (sede) e Finco, os bairros Alto da Serra, Capivari, Curucutu, Imigrantes, Rio Pequeno, Santa Cruz, Tatetos, Taquacetuba, Varginha e Zanzalá.

(Com informações da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo)