Imprimir

abreAlém do vereador, compuseram a mesa de honra: o homenageado Alisson Pereira de Souza; Major Racorti Taka; Comandante Carlos Augusto de Mello Araújo (pai do homenageado); Ricardo de Mello Araújo (Homenageado); Coronel Noda, ex-comandante do 40° BPMM; Major Vlamir Machado e o vereador Fran Silva (SD). Foto: Oscar Jupiraci.

Solenidade realizada na noite da última sexta-feira (11/10), presidida pelo vereador Julinho Fuzari (Cidadania), concedeu Título de Cidadão São-Bernardense ao Comandante Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo e Medalha João Ramalho ao Tenente PM Alisson Guimarães Pereira de Souza.

O evento foi realizado nos termos dos Decretos Legislativos n° 1.575, de 12 de dezembro de 2018 e n° 1.599, de 22 de agosto de 2019, ambos de autoria do vereador Julinho.

julinho“Precisamos de pessoas de opinião firme na nossa sociedade para poder resgatar os valores que ficaram esquecidos no tempo, como o amor à pátria e amor à família”, ressaltou Julinho Fuzari. Foto: Oscar Jupiraci.

Em seu pronunciamento, Julinho comentou que conheceu o trabalho do Comandante Ricardo quando esteve na ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) para pedir sua presença em São Bernardo do Campo e no grande ABC e pode conhecer a posição firme de Mello Araújo. “Recordo-me que na ocasião foi feita uma grande apreensão de entorpecentes, o que teve um impacto muito positivo. Então, pude conhecer mais de perto quem era o Comandante Mello Araújo. Me identifiquei com sua posição firme. E essa posição vem de berço, seu avô e seu pai também foram coronéis da Polícia Militar. Precisamos que as pessoas de bem tenham ousadia e venham ocupar postos de representatividade, seja numa Câmara Municipal, na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Deputados ou no comando da Polícia”, destacou o vereador.

ricardoComandante Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo recebe o Título de Cidadão São-Bernardense das mãos do vereador Julinho Fuzari. Foto: Oscar Jupiraci.

alissonTenente Alisson Guimarães Pereira de Souza recebe a Medalha João Ramalho das mãos do vereador Julinho Fuzari. Foto: Oscar Jupiraci.

Os homenageados

O Sr. Alisson Guimarães Pereira de Souza nasceu no dia 8 de junho de 1979, em Fernandópolis, Estado de São Paulo. É filho do Sr. Lourival Pereira de Souza e da Sra. Railda Santana Guimarães Pereira de Souza.

Ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 06 de dezembro de 1999. Atuou como Comandante de Força Patrulha no 5º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M). Foi Comandante de Força Tática no 5º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), tendo atuado também como Oficial do Plantão de Polícia Judiciária Militar no Comando do Policiamento da Área Metropolitana Três (CPA/M-3).

Atualmente, é Comandante de Pelotão do 1º Batalhão de Policiamento de Choque "Tobias de Aguiar" (ROTA), considerada a Tropa de Elite da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Como membro do maior batalhão de Polícia Militar do Brasil, o Comandante Tenente Alisson Guimarães Pereira de Souza atua em importantes ocorrências policiais na defesa da sociedade paulista, com vistas ao cumprimento das leis, proteção das pessoas, combate ao crime e preservação da ordem pública.

O Tenente-Coronel Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo nasceu no dia 28 de maio de 1971, na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo.

Ingressou na Polícia Militar em 02 de fevereiro de 1987. Em 1992, graduou-se na Academia do Barro Branco - Polícia Militar do Estado de São Paulo. No ano 2000, tornou-se Bacharel em Direito pela Faculdade Integrada de Guarulhos e, em 2004, graduou-se na Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Especializou-se em Fisiologia do Exercício pela USP. É Mestre na área de Ciências Policias e Segurança Pública desde 2013.

Na corporação, formou-se instrutor de Educação Física e concluiu os cursos de Patrulhamento Tático e de Segurança Física de Dignitários. Cursou, ainda, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS). Ao longo de sua trajetória na Polícia Militar, atuou como Comandante Interino e Subcomandante do 26º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), localizado no município de Mogi-Guaçu.

Em 04 de agosto de 2017, assumiu o comando do 1º Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq), que conta com as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA). A tropa de choque, criada em 1º de dezembro de 1891, possui quatro companhias e atua na Capital, na Grande São Paulo e também é destacada para atuar no interior do Estado, em operações especiais e em temporadas, como nos municípios litorâneos durante a Operação Verão e em Campos do Jordão, no inverno, por exemplo. O efetivo dos pelotões é treinado diariamente por meio de aulas teóricas e práticas. Nessas formações, os policiais praticam técnicas de abordagens, de busca pessoal e de atuação em ocorrências com reféns, além de entradas táticas em locais perigosos, entre outros.

Ricardo Augusto foi agraciado com diversas condecorações, destacando-se as láureas do Mérito Pessoal, do 5º ao 1º grau; medalhas Cruz de Sangue (grau bronze), Centenário do Batalhão "Tobias de Aguiar" e Cinquentenário do Canil.