ss nordestino abre"São Bernardo do Campo é uma terra-mãe, acolhedora, que abraça a todos com amor. Temos aqui cidadãos de várias partes do Brasil, mas o nordestino é uma presença muito marcante, com um papel fundamental na construção da nossa cidade”, afirmou o vereador Fran Silva em seu pronunciamento. Foto: Oscar Jupiraci

Vinte e três representantes das Regiões Norte e Nordeste do país, que se destacaram pelos relevantes serviços prestados em favor do município, receberam congratulações em uma sessão solene realizada na noite de quinta-feira (29/08), no Plenário Tereza Delta. A cerimônia em comemoração ao Dia do Nortista e do Nordestino, oficializada pela Lei Municipal nº 4.595/1998, foi comandada pelo vereador Fran Silva (SD).

“Este evento, que organizo pelo terceiro ano consecutivo, tem a finalidade de valorizar esses homens e mulheres que escolheram nossa São Bernardo para realizar seus sonhos; pessoas que vieram de longe, deixando sua terra natal, sua família e seus amigos, enfrentando e superando desafios em busca de melhores oportunidades”, explicou o parlamentar.

Destaques

ss nordestino mesa 2Cidadãos de vários estados da Região Nordeste integraram a mesa de honra da solenidade. Foto: Oscar Jupiraci

O cerimonial da Casa convidou as seguintes personalidades para compor a mesa de honra:

- o vereador Fran Silva, presidente da Comissão Organizadora, e sua esposa, sra. Silvana Santos Silva;

- Marcelo Lima, prefeito em exercício e secretário municipal de Serviços Urbanos;

- José Deusimar de Lima (Dedeza);

- Edimilson de Deus Carvalho;

- Cícero Diniz Ferreira (Ferreirinha);

- Elly Ribeiro;

- José Airton de Souza (Zé Galego);

- Marcelino Alvino de Sousa Santos (Marcelo Zola), proprietário do CTN (Centro de Tradições Nordestinas), e

- Francis Lopes, cantor.

Com a palavra

Fizeram uso da fala na tribuna no decorrer do evento:

ss nordestino marcelo 2“Agradeço a cada um de vocês que veio para cá, acreditou e ajudou a transformar São Bernardo na cidade que é hoje”, reconheceu Marcelo Lima, prefeito em exercício e secretário municipal de Serviços Urbanos. Foto: Oscar Jupiraci

ss nordestino francis“Deixamos os nossos entes queridos e as nossas cidades de origem porque lá não são oferecidas condições para que a gente sobreviva. Porque, se tivesse como sobreviver por lá, teríamos ficado. Só Deus e cada um de vocês sabem o que vocês passaram para estarem aqui hoje”, ressaltou o cantor piauiense Francis Lopes. Foto: Oscar Jupiraci

ss nordestino maricelia“Quando chegamos e fomos acolhidos, criamos um vínculo com São Bernardo impossível de ser cortado. A cidade se tornou nosso segundo lar. Estamos orgulhosos em participar desta solenidade e agradecidos pela demonstração de respeito e carinho conosco. Gratidão é a palavra que resume nosso sentimento”, afirmou Maricélia Braga da Silveira, metalúrgica e líder comunitária, ao discursar em nome dos homenageados.

Honrarias

Veja abaixo a lista dos homenageados:

lista homenageados

Fatos & números

imageFábrica da Mercedes-Benz. Acervo Fotográfico do IBGE

Segundo historiadores, o movimento de migração do Nordeste teve, como pano de fundo, a busca por trabalho e melhores condições de vida.

A chegada da indústria automobilística, nas décadas de 1950 e 1960, motivou a procura pelo Grande ABC. Os famosos caminhões do tipo ‘pau-de-arara' traziam operários para atuar, principalmente, nas linhas de montagem das montadoras.

Dos anos 50 aos 70, a população local saltou de 26 mil para 202 mil – todos atraídos por bons empregos produzindo componentes e automóveis. Outra parcela importante encontrou ocupação na construção civil.

No início desta década, os nordestinos representavam 20% da população da região, de acordo com dados do último censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Entre as sete cidades, a maior parte dos migrantes escolheu São Bernardo (31,79%). Em 2010, eram 200,1 mil moradores com essa característica no município - um quarto da população, sendo 134,4 mil oriundos do Nordeste.

Com informações do Diário do Grande ABC e Folha de S.Paulo