Imprimir

abre sessao juarezEm noite de emoção e homenagem, solenidade congratulou soldado que faleceu em exercício da profissão. Foto: Oscar Jupiraci.

Na noite da última sexta-feira, 12 de julho, foi realizada sessão solene, no Plenário Tereza Delta, de outorga da Medalha João Ramalho à família de Daniel Pires Ferreira (in memorian).

A solenidade foi presidida pelo vereador Juarez Tudo Azul (PSDB) e realizada nos termos do Decreto Legislativo n°1.568, de 30 de agosto de 2018, de autoria do mesmo vereador.

Daniel Ferreira nasceu em 21 de julho de 1986, em São Bernardo do Campo. Era filho de Gessy Alves ferreira e Carmem Pires Ferreira.

Ingressou na Polícia Militar em novembro de 2013, corporação na qual exercia o cargo de soldado, pertencendo à Companhia de Força Tática.

No dia 29 de julho de 2018, conduzindo uma motocicleta do pelotão de Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM), prontificou-se a averiguar uma possível vítima de disparos com arma de fogo. Durante o deslocamento ao local do chamado, colidiu com um veículo no bairro Pauliceia, acidente do qual foi vítima fatal.

Sua vida profissional foi marcada por relevantes serviços prestados à comunidade como policial militar entusiasta da missão de servir ao próximo. Daniel era respeitado e admirado por seus colegas por ter um caráter vibrante, justo, equilibrado, honesto e sensível aos problemas alheios.

Deixou a esposa Raquel Erica dos Santos Pires e o filho Kauã dos Santos Pires.

Compuseram a mesa de honra: vereador Juarez Tudo Azul; Raquel Erica dos Santos Pires, viúva do homenageado; Kauã dos Santos Pires, filho do homenageado; Carlos Alberto dos Santos, secretário de Segurança Urbana, representando o Poder Executivo; tenente-coronel Jayro da Silva Leo, comandante do 6° Batalhão, representando o Coronel Renato Nery Machado, comandante do CPA-M6; Major Rogério Oliveiro Renó, subcomandante do 6° Batalhão; tenente Marcílio Simões de Lima, do Comando Força Patrulha do 6° Batalhão; Padre marcos Sulivam, reitor do Santuário Bom Jesus e Eduardo Verzegnasi Ginez, representando a OAB de São Bernardo do Campo.

Em seu pronunciamento, o vereador Juarez comentou sobre as dificuldades da vida de um policial militar e da quão honrosa é a sua carreira. “O cabo PM Daniel serviu bravamente à sociedade paulista, bem como a população de São Bernardo do Campo. Sua história foi interrompida após um acidente quando se deslocava para mais uma vez cumprir sua missão, fazendo jus ao juramento proferido no dia de sua formação, que é: ‘com o sacrifício da própria vida’. O cabo Daniel deixou esposa e filho, mas também deixou amigos de farda, que aqui estão presentes em sua homenagem; deixou uma história breve, porém, honrosa e cheia de vitórias. A homenagem hoje é também para todos os policiais que perderam suas vidas em compromisso com o seu dever”, ressaltou o vereador.

discurso juarez“O cabo Daniel sempre será lembrado no dia a dia de cada policial militar do 6° Batalhão do município de São Bernardo do Campo, através da honrosa Medalha João Ramalho que eternizará sua memória”, destacou Juarez. Foto: Oscar Jupiraci.

A outorga da Medalha João Ramalho, pela Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, visa o público reconhecimento do povo desta cidade à pessoas que pelo seu trabalho tornaram-se credoras da homenagem.

entrega medalhaVereador Juarez Tudo Azul entregou a medalha João Ramalho à viúva e ao filho do soldado Daniel Ferreira. Foto: Oscar Jupiraci.

Destaques:

carlos augustoCabo Carlos Augusto fez a leitura da biografia de Daniel Ferreira. Foto: Oscar Jupiraci.

soldado campelloSoldado Campello fez uma homenagem em nome da Companhia Força Tática do 6° Batalhão. “Nos deixou como exemplo de filho, irmão, pai, esposo, amigo, profissional que foi e sempre será em nossas lembranças. Será sempre recordado como um grande homem. Foi um ser humano íntegro, honesto e que deu muita alegria para seus familiares e amigos”, contou, emocionado, o soldado. Foto: Oscar Jupiraci.

entrega placaColegas do 6° Batalhão entregaram uma placa com homenagem ao soldado Daniel Ferreira à família do homenageado. Foto: Oscar Jupiraci.

tenente jayroTenente-coronel Jayro da Silva Leo agradeceu ao vereador a iniciativa da homenagem. “Essa medalha demonstra a valorização do policial, o reconhecimento da Casa, que é representante do povo. Nosso trabalho é para o bem comum e o soldado Daniel cumpriu isso ao extremo”, comentou o tenente-coronel. Foto: Oscar Jupiraci.

padre marcos“Saía de casa, deixando a sua família por diversas vezes. Em momentos importantes teve que se ausentar para proteger a sociedade para dar uma vida segura a muitos desconhecidos, mas, realizando a grande missão de construir uma sociedade de paz e, por isso, nesta noite nos unimos para homenagear um verdadeiro herói. Esta homenagem é um agradecimento à sua família por ter dado ao mundo um homem íntegro que fez da sua vida um instrumento de paz”, mencionou o Padre Marcos Sulivam.

secretario carlos alberto“É muito difícil ser policial, ainda mais no quadro de violência que nós vivemos no Brasil. Nossa sociedade não reconhece o trabalho do policial. Os verdadeiros heróis estão aqui. Meus heróis são essas pessoas que nos protegem”, destacou Carlos Alberto dos Santos, secretário de Segurança Urbana.

Acompanhe o vídeo da sessão, gravado pela equipe do Canal do Idealista: https://www.youtube.com/watch?v=NTtQ_iHZs5I