Imprimir

abre industriaCasa cheia na noite em que participaram autoridades e personalidades da indústria e do comércio de São Bernardo do Campo. Foto: Oscar Jupiraci.

Evento realizado na Câmara Municipal na noite da última quinta-feira (30/05) comemorou o Dia da Indústria e do Emprego em São Bernardo do Campo. A sessão solene foi presidida pelo vereador Mauro Miaguti (DEM) e realizada nos termos da Resolução n° 2.730, de 29 de março de 2010, de iniciativa e autoria do próprio vereador.

O objetivo do evento é homenagear as empresas, em especial as que há décadas realizam um trabalho em prol da geração de emprego, do desenvolvimento econômico e social de São Bernardo do Campo.

Compuseram a mesa de honra: vereador Mauro Miaguti; Cláudio Barberini Junior, Diretor Titular do CIESP SBC; Jorge Alberto Corso, Vice-diretor do CIESP SBC; Hiroyuki Minami, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo de SBC; Antonio Megale, Diretor de Assuntos Governamentais na Volkswagen do Brasil; Wolney Rodrigues, Diretor Superintendente da Tecnoperfil Taurus – Proxyon; Silvana Ratto, Sócia-administradora da Oxigen Sociedade de Produtos Especiais para Indústria; Jorge Satoshi Hirose, Diretor da Indústria de Metais Kyowa; Jurandir Santos, gerente do SENAC São Bernardo do Campo; Fernando Longo, representando o Poder Executivo e Paulo Cereda, Gerente regional do SEBRAE ABC.

Durante a sessão, foi feita uma homenagem ao senhor Márcio Miotto, falecido recentemente. Márcio foi homenageado na Câmara Municipal em 2017 na Sessão Solene do Dia do Empreendedor. Era sócio das empresas Stringal, Hurner do Brasil, Plastolandia Hidráulica e Plásticos Industriais e Montal Montagens Industriais. Foi presidente do Rotary Clube de São Bernardo do Campo e também do CAMP São Bernardo. Foi membro do Conselho Consultivo da Associação São Luiz Casa de estar e conselheiro do CIESP SBC.

minuto silencioOs presentes fizeram um minuto de silêncio em homenagem a Márcio Miotto. Foto: Oscar Jupiraci.

Em seu pronunciamento, o vereador Mauro Miaguti contou um pouco sobre a história da industrialização do município. Em 1947, com a inauguração da via Anchieta, a cidade se tornou atrativo para instalação das grandes empresas devido à sua localização estratégica, proximidade com o porto de Santos e da capital. Em 1952 foi inaugurada a primeira indústria automobilística de São Bernardo, a Willys Overland do Brasil e desde então grandes indústrias desse setor vieram para cá. “E a chegada dessas empresas gerou um impacto enorme na nossa região, pois deu início a um processo de desenvolvimento econômico e social jamais imaginado. Além da geração de milhares de empregos diretos, tivemos uma incalculável geração de empregos indiretos através da atração de empresas de serviços, sem contar o impacto no comércio local. Foi uma época de ouro para o emprego. Essa é uma cadeia que se autorretroalimenta, é um ciclo virtuoso”, comentou Mauro.

São Bernardo do Campo virou destaque nacional, sendo considerada a capital do automóvel. Chegou a ter mais de 280 mil funcionários na cadeia produtiva do setor automotivo. E esse crescimento exponencial durou até a década de 1990, quando, começou a estagnação. Deu-se início a uma fuga de empresas da região, ocasionando um processo de desindustrialização. “O ponto principal é: o que de fato foi feito para equacionar essa situação e reverter esse processo? Políticas públicas simplistas, imediatistas e míopes que tinham como objetivo apagar incêndio ou atender a interesses de pequenos grupos. Não houve planejamento a longo prazo e o que acontece nos dias de hoje não é surpresa e circunstancial, culpando o cenário nacional ou o momento atual. Estamos colhendo o que plantamos trinta anos atrás. A prova que não podemos culpar o acaso ou as circunstâncias do país. Não podemos construir nosso futuro sem olhar para o passado. Valorizar nosso potencial instalado, mas não podemos nos acomodar acreditando que isso será a salvação para a nossa retomada. Temos que quebrar paradigmas, romper preconceitos e inovar”, ressaltou o vereador. 

discurso mauro“Esse é um reconhecimento da cidade a empresas que trabalham em prol da geração do emprego, do desenvolvimento econômico e social da nossa cidade. Elas não só geram emprego e renda para o nosso município, mas também são motivo de orgulho pelo trabalho que desenvolvem. Mesmo diante de tantos desafios, essas empresas acreditam que a melhor forma de dar dignidade ao nosso povo é através do trabalho”, salientou o vereador. Foto: Oscar Jupiraci.

É através do desenvolvimento econômico que geramos o desenvolvimento social. A pessoa, quando empregada, pode proporcionar uma melhor educação a seus filhos. O trabalho tira as pessoas da inércia e ajuda a diminuir a violência. A pessoa que trabalha e vê um mercado crescente e robusto, tem uma autoestima mais elevada, é mais segura e consegue olhar para o futuro e contagiar sua família e a sociedade. Isso é um ciclo positivo. “É possível pensar a cidade de forma diferente para obter resultados diferentes e melhores. O foco na noite de hoje é reconhecer, valorizar e agradecer empresas e empreendedores que há décadas superam todos os desafios e continuam acreditando que o nosso país tem jeito”, destacou Miaguti. 

claudio barberiniDiretor Titular do CIESP SBC, Cláudio Barberini Junior, representando e homenageando a indústria, comentou o que a indústria significa para São Bernardo do Campo. “A cidade representa o que a indústria pode fazer pelo país e pelo crescimento e desenvolvimento. São Bernardo do Campo nasceu e cresceu com a indústria, não apenas a automobilística; são empresas que passaram por crises difíceis, mas que superaram os desafios e sabem se reinventar a toda hora”, destacou Cláudio. Foto: Oscar Jupiraci.

Homenageadas da noite

A Tecnoperfil Taurus Ltda – Proxyon completa 40 anos esse ano. Atua no segmento metal-mecânico e fornece seus produtos à indústria automobilística – automóveis e caminhões - eletro eletrônica, reprografia, telefonia, dentre outras.

proxyon

premio wolneyO Sr. Wolney Rodrigues, Diretor Superintendente da Proxyon, recebeu a homenagem das mãos de Cláudio Barberini, Diretor Titular do CIESP SBC. Foto: Oscar Jupiraci.

A Oxigen – Sociedade de Produtos Especiais para a Indústria é reconhecida pela qualidade de seus produtos e pelo bom atendimento, sempre alinhada às novas tecnologias e tendências das indústrias. Há seis décadas é comprometida com a qualidade, aprimoramento dos aspectos de segurança, saúde e meio ambiente. Produz varetas e fios de ligas de alumínio utilizando como matéria prima alumínio de qualidade superior e técnicas adequadas nas diversas etapas do processo.

oxigen

premio silvanaA Sra. Silvana Ratto (ao centro), Sócia-administradora da Oxigen, recebeu a homenagem das mãos de Jorge Corso, Vice-diretor do CIESP SBC. Foto: Oscar Jupiraci.

A Indústria de Metais Kyowa Ltda desenvolve há 60 anos produtos que auxiliam os fabricantes de aço, ferro e não ferrosos. Com tecnologia trazida do Japão no final da década de 1950, a Kyowa aplica, desde então, os métodos e processos mais avançados, sempre aprimorando a qualidade e implantando inovações para a redução de custos. Sua linha de produtos engloba: lingotamento convencional, de tamanhos e formatos do mais complexos possíveis; lingotamento contínuo; fornos elétricos ecorte de materiais refratários e concretos.

kyowa

premio satoshiO Sr. Jorge Satoshi Hirose, Diretor da Kyowa, recebeu a homenagem das mãos de Fernando Longo e do secretário Hiroyuki Minami. Foto: Oscar Jupiraci.

A fábrica da Volkswagen foi inaugurada oficialmente em São Bernardo do Campo no dia 18 de novembro de 1959. Foi a primeira planta instalada fora da Alemanha. É considerada um complexo industrial por abrigar atividades como estamparia, armação da carroceria, pintura, montagem final, centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos.

volks

premio antonioO Sr. Antonio Megale, Diretor de Assuntos Governamentais na Volkswagen do Brasil recebeu a homenagem das mãos do vereador Mauro Miaguti. Foto: Oscar Jupiraci.

todos homenageadosTodos os homenageados da noite. Foto: Oscar Jupiraci.