biometria camara versao 2 CopiaImagem: Divulgação/TRE-SP

A instalação da unidade provisória no Legislativo visa ampliar e facilitar o atendimento aos eleitores residentes na cidade que ainda não cadastraram a biometria.
Segundo o Gabinete da Presidência, o espaço possuirá a infraestrutura necessária para que o serviço seja prestado aos munícipes.
A expectativa é de que cerca de 50 pessoas por dia procurem os seis servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que realizarão o procedimento. A coleta das impressões digitais, a fotografia e a assinatura digitalizada duram, em média, 15 minutos.
O interessado deverá apresentar: documento oficial de identificação (RG, carteira de trabalho, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal, certidão de nascimento ou de casamento); comprovante de residência (contas de água, luz, telefone, celular, bancárias etc., desde que contenha nome e endereço e seja recente, com menos de três meses de emissão); e título eleitoral, se tiver.
A ação acontecerá entre os dias 27 de maio e 7 de junho, das 9h às 16h, no andar térreo do Edifício Vereador Arquiteto Octavio Manente Jr., o prédio que abriga os gabinetes dos vereadores. Não será preciso agendar.
A Câmara Municipal fica na Pça. Samuel Sabatini, nº 50, no Centro.

Mais informações pelo telefone 4121-1900 (409ª Zona Eleitoral) ou no site do TRE-SP: http://www.tre-sp.jus.br/

BIOMETRIA

biometria CopiaFoto: Marcello Casal Jr./Arquivo Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início ao Programa de Identificação Biométrica há 11 anos. A intenção era lançar mão da tecnologia para proporcionar ainda mais segurança às eleições do país, desta vez no que se refere à identificação do eleitor, pois a medida evitaria que uma pessoa se passe por outra no momento da votação ou que possua diversos títulos simultaneamente.
Todos os eleitores devem fazer o recadastramento, inclusive aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos, eleitores com idade entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos de idade).
Quem não procurar a Justiça Eleitoral dentro do prazo estabelecido terá o título cancelado e será impedido de tirar passaporte, receber aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, fazer matrícula em instituição de ensino superior, tomar posse em cargo público, entre outras penalidades.
Até agora, apenas metade dos paulistas fizeram o cadastramento biométrico. A orientação do TRE-SP é que os cidadãos se adiantem e façam o procedimento com tranquilidade, evitando assim, as filas que devem ser formar posteriormente. Em um futuro próximo, a obrigatoriedade será estendida para todos os municípios do Estado de São Paulo.
Na etapa atual do processo, moradores de 755 cidades de todo o país terão um tempo determinado para se dirigir ao cartório eleitoral mais próximo e regularizar a situação. A meta da Justiça Eleitoral é que, até 2022, todo o eleitorado seja identificado pelas digitais.

Com informações do Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral - São Paulo

Cartaz BiometriaOrdinaria page 0001Imagem: Divulgação/TRE-SP