abre 1soVereadores retomaram os trabalhos no Plenário Tereza Delta na manhã dessa quarta-feira. Foto: Oscar Jupiraci.

Na manhã desta quarta-feira (06/02), a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo retomou os trabalhos em plenário após o fim do recesso parlamentar. Na 1ª Sessão Ordinária de 2019, foram aprovadas oito propostas enviadas pelo Executivo Municipal e outras matérias de autoria dos vereadores da Casa.

- os Projetos de Lei nº 07, 08 e 09/2019 promovem uma reestruturação em cargos de provimento em comissão destinados às atividades de direção, chefia e assessoramento, além de alterar denominações e descrições de funções e criar gratificações especiais a serem concedidas aos servidores ocupantes do cargo de Assessor de Governo. As duas primeiras medidas visam atender a decisões proferidas pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo relativas a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin). O primeiro texto recebeu 26 votos favoráveis, e os dois últimos, 19. 

- o Projeto de Lei nº 10/2019, que oficializa o nome da via conhecida como Rua Giuseppe Venturini, no Bairro Batistini, obteve a aprovação de 24 parlamentares. Segundo a Prefeitura, a homenagem “é mais do que justa e merecida, não só porque corrobora o uso tradicional do nome consagrado pelos próprios moradores da comunidade local, como também a sua biografia retrata sua trajetória de vida compromissada com os costumes e a vida das pessoas do bairro”.

- Projeto de Lei n° 11/2019, que modifica o artigo 3° da Lei Municipal n° 4.109/1993. Com a aprovação de 24 vereadores, o projeto promove a correção da localização e das delimitações apresentadas pela referida Lei Municipal à Estrada da Água Limpa, localizada no bairro Curucutu. Com as novas normas apresentadas pela Prefeitura, fica estabelecido que o início da via em questão se dê a 3.028 metros de distância do término da cota 747 da Represa Billings. Até então, a distância era de apenas 1.400 metros.

- Projeto de Lei n° 12/2019, que, além de revogar as Leis Municipais n° 5.683/2007 e 6.695/2018, normatiza a concessão de benefícios a guardas civis municipais, vigilantes e líderes de vigilância. A propositura foi aprovada com o aval de 26 vereadores.

O projeto determina um escalonamento do fornecimento de gratificações aos funcionários acima citados de acordo com o tipo de viatura que forem designados, por meio de portaria do Poder Executivo, a conduzir. As gratificações serão de 20, 30 ou 40% do valor de referência 6-A da primeira tabela da Lei Municipal n° 3.527/1990 e respeitarão a complexidade da função a ser exercida. Contudo, este bônus salarial não será incorporado aos vencimentos dos servidores que o receberem, tendo seu pagamento cessado ao término da designação para a condução das viaturas municipais.

- Projeto de Lei n° 13/2019, que adiciona o artigo n° 27-A à Lei Municipal n° 6.594/2017, responsável por normatizar a concessão de benefícios fiscais no município de São Bernardo do Campo.

Com a aprovação deste projeto, estipula-se que empresas que trouxerem eventos culturais como apresentações de música, dança, teatro ou cinema, bem como desfiles, recitais e outros eventos congêneres a teatros municipais administrados pela Secretaria de Cultura e Juventude serão beneficiados com redução na alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). O valor a ser pago por essas empresas ao governo municipal será de apenas 2%, o mínimo estabelecido em legislação federal. O projeto - que, segundo o Executivo Municipal, funcionará como uma “medida de incentivo à atração de eventos culturais” para a população de São Bernardo do Campo - obteve apoio de 24 vereadores.

- Projeto de Lei n° 14/2019, que nomeia “Praça Vereador Álvaro Domingues” o espaço livre localizado nas esquinas da Av. Kennedy e Rua Kara. A matéria foi aprovada com 24 votos favoráveis. Não houve votos contrários ou abstenções.

Álvaro Domingues nasceu em Agudos, interior do estado de São Paulo, em 1924 e mudou-se anos depois para São Bernardo do Campo. Na cidade, foi eleito vereador pela primeira vez em 1963, tendo sido reeleito por mais quatro vezes seguidas. Exerceu a presidência da Câmara entre 1975 e 1976, bem como integrou todas as comissões permanentes da instituição. Álvaro teve atuação destacada na área da educação, solicitando a construção de escolas, postos de puericultura e colégios de iniciação profissional em regiões periféricas de São Bernardo. Faleceu em 1994, aos 69 anos de idade.

ramon 1soVereador Ramon Ramos (PDT) iniciou hoje a coordenação das sessões ordinárias como presidente da casa para o biênio 2019-2020. Foto: Oscar Jupiraci.

Outros itens

As seguintes matérias foram aprovadas por acordo de lideranças:

- os Projetos de Resolução nº 07 e 08/2019 dispõem sobre concessão de licença aos vereadores Ivan Silva e Fran Silva, ambos do Partido Solidariedade (SD), para tratar de interesse particular, de acordo com os termos do inciso III, do artigo 20 do Regimento Interno.

- Projeto de Lei n° 15/2019, apresentado pela Mesa da Câmara Municipal. A matéria altera e revoga alguns dispositivos da Lei Municipal n° 6.530/2017, responsável por determinar a organização administrativa da instituição.

Dentre as alterações, houve o remanejamento da Assessoria de Controle Interno para a Chefia de Gabinete da Presidência e da Subsecretaria de Suprimentos à Secretaria Financeira. Anteriormente, os departamentos eram subordinados, respectivamente, à Secretaria Geral e à Secretaria Administrativa.

Também houve modificações no modelo de progressão horizontal dos Procuradores Legislativos, que agora será regido seguindo os moldes definidos pela Lei Municipal n° 6.570/2017, de autoria do Poder Executivo Municipal.

Por fim, são alterados os requisitos solicitados para o provimento de funções de confiança da Casa. Agora, para ingressar nas carreiras de Secretário Administrativo e Subsecretário de Assuntos Técnico-Legislativos será exigido diploma de curso superior e ao menos um ano de experiência na respectiva área de atuação. Já para os cargos de Assessor de Comunicação e Assessor de Cerimonial haverá exigência de nível superior ou atuação profissional de, no mínimo, dois anos em cerimonial.

Por fim, o Projeto de Decreto Legislativo nº 01/2019, de autoria do vereador Aurélio (PTB), também passou pelo crivo do plenário. A propositura trata da concessão do título de Cidadão São-bernardense ao Padre Gonise Portugal da Rocha, responsável pela Paróquia Santa Maria, no bairro Demarchi, pelos relevantes serviços prestados ao município.

aurelio 1soVereador Aurélio agradeceu aos pares pela aprovação do Decreto e destacou a importância do Padre Gonise na Paróquia. Foto: Oscar Jupiraci.