Imprimir

ss consciencia negra abreAo centro, a vereadora Ana Nice Lula (PT) presidiu a solenidade em comemoração ao Dia da Consciência Negra. (Foto: Oscar Jupiraci)

A sessão solene, presidida pela vereadora Ana Nice Lula (PT) noite de quinta-feira (22/11), no Plenário Tereza Delta, foi uma oportunidade para discutir a trajetória de luta e os desafios que ainda se impõem para a igualdade racial no Brasil.

ss consciencia negra ana nice"Não houve reparação das perdas que a população afro-brasileira teve nos 300 anos de escravidão", disse a vereadora Ana Nice em seu pronunciamento. (Foto: Oscar Jupiraci)

Depois de recordar o processo de libertação dos escravos no Brasil e as consequências das leis abolicionistas, Ana Nice afirmou que “o problema foi o dia 14 de maio de 1888. Após a sanção da Lei Áurea, o povo negro foi jogado na rua, sem moradia, alimentação, emprego e salário. A falta de acesso a políticas públicas gerou uma desigualdade social muito grande”.

“Hoje vivemos em uma realidade na qual esta parcela da população está na base da pirâmide social. Entre 2014 e 2018, a média salarial dos trabalhadores negros na região metropolitana sofreu uma redução de quase 7%.

O Atlas da Violência mostrou que, a cada 100 mil homicídios cometidos no Brasil, 40,2%, são de pessoas negras.  

Só com a participação de vocês podemos cobrar ações afirmativas. Temos que lutar para que nosso país seja realmente uma nação de cidadãos com direitos iguais, acesso à saúde, à cultura, à educação e a emprego de qualidade”, discursou a parlamentar.

Convidados

Ana Nice convidou as seguintes personalidades para ocuparem lugares de destaque na mesa de honra e fazerem uso da palavra na tribuna:

ss consciencia negra vicentinhoDeputado federal Vicentinho (PT-SP): “Zumbi, Dandara, João Cândido e tantos outros que perderam a vida, na verdade, ganharam para que nós continuássemos lutando em defesa dos direitos do povo negro”. (Foto: Oscar Jupiraci)

ss consciencia negra kessyKessy Rodrigues, representante e ativista da cultura hip hop: “O hip hop deveria ser mais valorizado por ajudar os jovens negros da periferia a sair da situação de vulnerabilidade social e a ocupar lugares importantes como este que estou ocupando aqui hoje”. (Foto: Oscar Jupiraci)

ss consciência negra sorrisoRonald Sorriso, Secretário Nacional da Juventude do PT: “Precisamos nos representar. Infelizmente, menos de 4,5% da Câmara Federal é composta por negros. Se somos mais de 50% da população, onde está a nossa voz?” (Foto: Oscar Jupiraci)

ss consciencia negra crisCristiane Aparecida dos Santos, da Secretaria de Combate ao Racismo da CNM/CUT: “Seguimos firmes na luta por uma sociedade mais justa e igualitária porque o Brasil só será um país verdadeiramente democrático quando a cor da pele não segregar pessoas”. (Foto: Oscar Jupiraci)

ss consciencia negra ligiaLígia de Oliveira Ramos, Chefe de Divisão da Secretaria Municipal de Comunicação, representando o Prefeito Orlando Morando: “Antes de serem capturados nas terras onde viviam e trazidos à força para o Brasil, muitos negros eram líderes, reis e rainhas, possuíam riquezas e tinham os mesmos direitos de todas as outras etnias”. (Foto: Oscar Jupiraci)

ss consciencia negra marquinhosMarco Antônio da Silva (Marquinhos), sociólogo, coordenador do Projeto Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo do Campo: “Sempre falamos do racismo no passado, mas ele está presente no nosso dia a dia: nos postos de trabalho precários, na desconfiança causada pelo modo de vestir, na ausência de nomes de negros nas praças e ruas da cidade, na falta de representatividade nos programas de TV”. (Foto: Oscar Jupiraci)

ss consciencia negra barbaDeputado estadual Teonílio Barba (PT): “Indicadores econômicos importantes como IDH e GINI também medem as desigualdades. Se você tirar a população negra desses índices, a colocação do Brasil melhora muito porque o nosso povo foi jogado nos morros e periferias, com menos acesso à educação”. (Foto: Oscar Jupiraci)

 

Atrações culturais

ss consciencia negra marcinhoO músico Marcinho do Cavaco. (Foto: Oscar Jupiraci)

ss consciencia negra kiandaA cantora e instrumentista Kianda. (Foto: Oscar Jupiraci)

ss consciencia negra capoeiraGrupo de Capoeira Gingaê Camará. (Foto: Oscar Jupiraci)

  

Destaque 

ss consciencia negra ze ferreiraA sessão solene contou ainda com a presença do ex-vereador Zé Ferreira, autor da Lei Municipal nº 5.947, de 17 de abril de 2009, que instituiu o feriado da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, no município. (Foto: Oscar Jupiraci)