A modalidade de arte marcial foi tema de uma sessão solene presidida pelo vereador Juarez Tudo Azul (PSDB) na noite de quinta-feira (20/09), no Plenário Tereza Delta. Durante a cerimônia, a “Medalha João Ramalho” foi entregue ao professor e faixa preta de jiu-jítsu José Roberto Vicente da Silva pelos relevantes serviços prestados à comunidade de São Bernardo do Campo através do esporte.

ss juarez tudo azulO vereador Juarez Tudo Azul presidiu a solenidade em comemoração ao Dia do Jiu-Jítsu. (Foto: Oscar Jupiraci)

O vereador lembrou que a Lei nº 6.671/2018, que instituiu o “Dia do Jiu-Jítsu no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município” foi criada a partir de um projeto de sua autoria, “justamente por entender a importância do esporte na vida dos nossos cidadãos”.

A iniciativa visa à difusão da atividade esportiva, a integração e a confraternização entre praticantes e interessados, com objetivo de estimular a cidadania, a solidariedade e o fomento da prática do desporto em todas as suas formas, com a participação da sociedade civil.

“Tenho plena convicção de que todos os homenageados desta noite são merecedores de nosso respeito, reconhecimento e admiração, uma vez que exercem e sempre exerceram suas atividades buscando o crescimento e o desenvolvimento do esporte para todos”, afirmou o parlamentar.

ss roberto vicenteJosé Roberto Vicente da Silva aposta na profissionalização continuada da modalidade “que traz benefícios para o desenvolvimento físico e motor e para a formação integral das crianças e adolescentes”. (Foto: Oscar Jupiraci)

ss homenageadosJuarez Tudo Azul também homenageou professores e praticantes da modalidade. (Foto: Oscar Jupiraci)

Durante a solenidade, Juarez Tudo Azul também entregou placas de homenagem aos professores de jiu-jítsu Diego Martins Lopes; Alexandre dos Santos Zini (Pato); Paulo Nardy Jr.; Renato Scotini Monezi; Schumann de Lyra Carvalho e à atleta Vivian Queiroz Defillo.

ss mesaOs integrantes da mesa de honra da solenidade. Ao centro, o vereador Juarez Tudo Azul. (Foto: Oscar Jupiraci)

Ocuparam lugares na mesa de honra: o vereador Juarez Tudo Azul acompanhado de sua esposa, sra. Maria Aparecida Ginez; o Secretário Municipal de Esportes e Lazer Alex Mognon e o homenageado José Roberto Vicente de Paula e esposa, sra. Valéria Rocha.

OUTROS DESTAQUES

ss atiradoresOs atiradores do Tiro de Guerra 02-078, sediado em São Bernardo do Campo, realizaram a cerimônia de entronização das bandeiras em plenário. (Foto: Oscar Jupiraci)

ss alex mognonAlex Mognon, Secretário Municipal de Esporte e Lazer, adiantou que, entre os projetos previstos para o próximo ano, está a criação de um centro de excelência de lutas, “um grande espaço multiúso, com mais de mil metros de tatame, que poderá ser utilizado por diversas modalidades”. (Foto: Oscar Jupiraci)

ss musicosO músico Fernando Machado, conhecido como Chápeu Wave, se apresentou acompanhado de Jessica Lennon, vocalista e guitarrista da banda MP. (Foto: Oscar Jupiraci)

mosaico 1Fotos: Marcelo Hide/Fotos Públicas

O jiu-jítsu surgiu há mais de 3.600 anos. Especula-se que tenha as mesmas origens do wushu, ou kung fu, criado na China. No jiu-jítsu, usa-se o corpo como alavanca para derrubar ou neutralizar inimigos sem maiores golpes traumáticos. A estratégia era fundamental, entre os séculos 11 e 19, para os samurais enfrentarem, até sem espada, adversários com armaduras pesadas.

Com a grande leva de imigração para a Europa e as Américas, no começo do século 20, a “arte suave” ganhou o mundo.

Em 1915, um ano após chegar ao Brasil, Mitsuyo Maeda (também conhecido como Conde Koma), criou uma escola em Belém do Pará e ensinou a técnica a Gastão Gracie e seu filho Carlos. Aos 19 anos, Carlos vai para o Rio de Janeiro e funda a Academia Gracie, em 1925.

Além de desenvolver o “jiu-jítsu brasileiro”, o mais praticado no mundo, a Família Gracie também colaborou na organização de competições e no fortalecimento da arte como esporte regulado.

Em 1994, foi criada a Federação Internacional de Jiu-Jítsu, assim como a Confederação Brasileira do Jiu-Jítsu, filiada ao Comitê Olímpico Brasileiro, que hoje promovem torneios para mais de 3 mil atletas em mais de 50 países, como o Campeonato Mundial, realizado anualmente desde 1996.

No Estado de São Paulo, a prática esportiva consolidou-se com a criação da Federação Paulista de Jiu-Jítsu em 1995. O crescimento da modalidade foi constante, em especial no Grande ABC, promovendo o fortalecimento da entidade, com número expressivo de atletas, técnicos, treinadores e campeões em suas fileiras.

Fonte: site da Revista Superinteressante e PL nº 37/2018

OUTRAS INFORMAÇÕES

VEJA AQUI mais fotos deste evento

LEIA AQUI o Decreto Legislativo nº 1.563/2018 com a biografia de José Roberto Vicente da Silva