Imprimir

ss abre A partir da esquerda, o segundo-tenente da PM Reginaldo Joaquim e o vereador Mauro Miaguti. (Foto: Oscar Jupiraci)

Reginaldo Joaquim, segundo-tenente da PM do Estado de São Paulo, recebeu a honraria pelos serviços prestados ao município em uma solenidade realizada na noite de quinta-feira (13/09), no Plenário Tereza Delta. A cerimônia foi uma iniciativa do vereador Mauro Miaguti (DEM).

ss miagutiO vereador Mauro Miaguti foi o autor do Decreto Legislativo nº 1559/2018 que concede o título de cidadania ao segundo-tenente da PM Reginaldo Joaquim. (Foto: Oscar Jupiraci)

“Tenho certeza de que não foram poucas as vezes em que Reginaldo Joaquim arriscou a própria vida no cumprimento do dever e em defesa da sociedade. A segurança pública está entre os itens que geram maior preocupação nas famílias. Quando percorremos as ruas da cidade, notamos a importância que profissionais como Reginaldo e seus colegas têm na vida das pessoas.  Por isso, estendo esta homenagem a todos os policiais militares do país”, afirmou o parlamentar em seu pronunciamento.

Ele ainda defendeu investimentos nos recursos humanos e materiais da PM. “Esta homenagem também visa valorizar a figura de cada policial militar e da corporação, além de destacar o papel de vocês na proteção dos cidadãos, no cumprimento das leis, no combate ao crime e na preservação da ordem pública. É preciso que vocês tenham mais condições para realizar seu trabalho. Precisamos defender o aprimoramento e a capacitação profissional, o aparelhamento das bases operacionais e os reajustes na remuneração do efetivo”.

ss reginaldo joaquimReginaldo Joaquim, segundo-tenente da Polícia Militar do Estado de São Paulo, recebeu a honraria pelos serviços prestados ao município de São Bernardo do Campo. (Foto: Oscar Jupiraci)

Em seu discurso de agradecimento, Reginaldo Joaquim relembrou do início de sua trajetória. Em 1988, aos 18 anos de idade, concluiu o curso de formação de soldado em Pirituba. Em agosto do mesmo ano, apresentou-se em São Bernardo do Campo, no 6º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, passando a fazer parte do efetivo da 1ª Companhia, localizada na Rua do Imperador, nº 14, no bairro Nova Petrópolis. “Quando cheguei a São Bernardo, logo decidi que iria morar aqui. Em 2002, me mudei para cá e passei a fazer parte desta cidade de corpo e alma. Depois de 16 anos, não pretendo ir para outro lugar porque, de alguma forma, sei que contribui para a segurança e a tranquilidade da comunidade, para uma melhor forma de se viver”.

ss mesaOs integrantes da mesa de honra durante a execução dos Hinos Nacional e do Município. (Foto: Oscar Jupiraci)

Além de Reginaldo Joaquim e do vereador Miaguti, ocuparam lugares de destaque na mesa de honra: o Coronel Carlos Alberto dos Santos, Secretário Municipal de Segurança Urbana, representando o Prefeito Orlando Morando; o Major Rogério Oliveira Renó, representando o Coronel Kassay, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (6ºBPM/M); o Major da PM Juan Molino; Capitão da PM Mário Célio Cristiano Gomes Jr.; a Capitã da PM Graziela Costa; o Dr. Anderson Kabuki e Vinícius de Paula Martins Joaquim, filho do homenageado.

ss vinicius joaquimVinícius Joaquim, filho do homenageado. (Foto: Oscar Jupiraci)

Convidado a usar a tribuna, Vinícius destacou o respeito e a admiração que sente pelo pai. “A maior homenagem que posso fazer é ser justamente seu reflexo. Cresci vendo todo o seu empenho na defesa dos mais necessitados e a superação das dificuldades que os policiais enfrentam diariamente. Estamos orgulhosos da sua dedicação nesses 30 anos de trabalho. Se tem tanta gente aqui hoje é porque você conseguiu impactar, de alguma forma, a vida de todos”. 

mosaico 2A partir da esquerda, o Dr. Anderson Kabuki; o Capitão da PM Mário Célio Cristiano Gomes Jr. e o Coronel Carlos Alberto dos Santos, Secretário Municipal de Segurança Urbana, compuseram a mesa de honra da solenidade. (Fotos: Oscar Jupiraci)

 

ss biografia 2

Biografia do homenageado

O segundo-tenente PM Reginaldo Joaquim nasceu em 8 de agosto de 1969, na cidade de Santo André, no Estado de São Paulo.

É filho do Sr. Alfredo Joaquim e da Sra. Marlene Gabriel Joaquim, comerciantes da região do Bairro São Mateus, situado na zona leste de São Paulo, onde foi criado.

No ano de 2002, mudou-se para o município de São Bernardo do Campo.

É casado com a Sra. Claudenice Prevelato da Silva Joaquim e pai de três filhos: Vinícius de Paula Martins Joaquim, com 25 anos de idade; Murillo Prevelato Gabriel Joaquim, 11 anos, e Laura Prevelato Gabriel Joaquim, 2 anos.

Desde 1997, é formado em Direito pela Universidade Braz Cubas, situada em Mogi das Cruzes .

Em 2017, foi indicado e contemplado pelo "Núcleo MMDC Leste da Sociedade Veteranos de 32", na Assembleia Legislativa de São Paulo, com a Medalha "Mérito Constitucionalista".

De 1º de agosto de 1988, quando passou a fazer parte do efetivo da 1ª Companhia em São Bernardo do Campo, até  7 de abril de 2018, quando passou para a Reserva, totalizou 30 anos de serviço em prol da comunidade são-bernardense.

CLIQUE AQUI e consulte o Decreto Legislativo nº 1.559/2018

CLIQUE AQUI e veja mais fotos deste evento