ss surdo slideO vereador Ivan Silva (SD) presidiu a sessão solene em comemoração ao Dia Nacional do Surdo no município. Foto: Oscar Jupiraci

O evento, realizado na noite de sexta-feira (17/08) no Plenário Tereza Delta, foi uma iniciativa do vereador Ivan Silva (SD) e aconteceu conforme dispõe a Resolução nº 2710, de 26 de novembro de 2009.

ss surdo ivanO vereador Ivan Silva declarou que “são necessárias mais políticas públicas, projetos de inclusão e medidas que facilitem a acessibilidade, abrindo um leque para oportunidades profissionais e de capacitação em escolas e faculdades”. Foto: Oscar Jupiraci

“Esta sessão é uma oportunidade para chamar a atenção para os contratempos que a comunidade surda enfrenta no dia a dia. Em São Bernardo do Campo são mais de 15 mil cidadãos surdos que lutam por seus direitos. É preciso facilitar o acesso do surdo à comunicação - algo tão fácil para os ouvintes. A acessibilidade é uma batalha constante. Diariamente, os surdos encontram dificuldades no atendimento nos órgãos públicos e privados por falta de intérprete de Libras. O auxílio desses profissionais é necessário tanto nas tarefas mais fáceis, como fazer compras, por exemplo, quanto nas mais difíceis, como ser atendido em hospitais e na rede pública em geral”, afirmou Ivan Silva em seu discurso.

ss surdo 2A partir da esquerda, Cleberson Casseli, presidente da Associação dos Surdos de São Bernardo do Campo, reivindicou a instalação de uma Central de Libras na cidade. Dr. José Roberto Gil Fonseca, secretário municipal de Cidadania, Assuntos Jurídicos e Pessoa com Deficiência, disse que a implantação do serviço está nos planos da Prefeitura. Fotos: Oscar Jupiraci

Entre os convidados da mesa de honra estavam:

➡ o vereador Ivan Silva e sua esposa, Fani Melo;

➡ Cristiane Gori, diretora da EMEBE Neusa Bassetto;

➡ Manoel Gori, presidente da Liga de Badminton de São Bernardo do Campo e técnico da seleção brasileira de surdos de Badminton;

➡ João Lima, presidente da Liga de Futebol Amador de São Bernardo do Campo;

➡ Rosana Francisco e Paulo Vieira, ambos representando a deputada federal Mara Gabrilli;

➡ André Felipe Lima do Nascimento, presidente da Associação dos Surdos de São Caetano do Sul;

➡ Cleberson Antonio Casseli, presidente da Associação dos Surdos de São Bernardo do Campo;

➡ Dr. José Roberto Gil Fonseca, secretário municipal de Cidadania, Assuntos Jurídicos e Pessoa com Deficiência, representando o Prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando.

Destaques

ss surdo adrianeA sessão solene contou com a presença da pedagoga Adriane Macarini, tradutora e intérprete de Libras - Linguagem Brasileira de Sinais. Foto: Oscar Jupiraci

ss surdo homenagemO vereador Ivan Silva homenageou vários integrantes da comunidade surda do município. Foto: Oscar Jupiraci

ss surdo dancaAlunos do "Integrarte", grupo de dança formado por bailarinos surdos e ouvintes, coreografaram três canções do compositor paulista Adoniran Barbosa. Foto: Oscar Jupiraci

ss surdo 1Ao fazerem uso da tribuna, os homenageados Nathália da Silva e Danilo Nascimento de Oliveira destacaram a importância da escola bilíngue na educação dos surdos. Fotos: Oscar Jupiraci

CLIQUE AQUI e veja mais fotos deste evento

Informações complementares

A data

Comemorado em 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo foi criado em 2008 com o intuito de alertar para as barreiras de acessibilidade que ainda afligem os portadores de deficiência auditiva.

A data marca a criação da primeira escola de educação de meninos surdos, em 26 de setembro de 1857, na antiga capital do País, o Rio de Janeiro, durante o Império, no governo de Dom Pedro II.

Em números

São consideradas pessoas com deficiência auditiva aquelas com perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais.

Segundo o Censo 2010 realizado pelo IBGE, 9,7 milhões de pessoas têm deficiência auditiva. Desses, 2.147.366 milhões apresentam deficiência auditiva severa, situação em que há uma perda entre 70 e 90 decibéis (dB). Cerca de um milhão são jovens até 19 anos.

Libras

Somente em 2002, por meio da sanção da Lei n° 10.436, que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no País.

O sistema de Libras apresenta uma série de palavras, sinais e expressões que formam uma estrutura gramatical e semântica própria. É um meio de comunicação e interação social que abre as portas para oportunidades pessoais e profissionais.

Causas da surdez

A surdez pode ser tanto adquirida quanto hereditária. Infecções contraídas durante a gestação, além de remédios e drogas podem provocar malformações no sistema auditivo do bebê. Além disso, infecções e traumatismos cranianos também podem levar crianças a desenvolverem a surdez. Na idade adulta, acidentes de trânsito e de trabalho podem desencadear o quadro.

Com informações do Portal Brasil