abreSolenidade foi presidida pelo vereador Toninho da Lanchonete. Foto: Oscar Jupiraci.

Na noite do dia 16 de agosto foi celebrado na Câmara Municipal o Dia de São Raimundo Nonato e Dia da Comunidade Várzea-alegrense. A solenidade foi realizada nos termos da Lei n° 4.745, de 06 de maio de 1999, da Resolução n° 1.505, de 22 de dezembro de 1997 e do Decreto Legislativo n° 1.504, de 01 de dezembro de 2016, de autoria do vereador Antonio Carlos (Toninho da Lanchonete).

componentes da mesaCompuseram a mesa: Maria Creusa Fiuza de Souza (mãe de Matias Fiuza); Francisco Vieira da Costa (presidente da associação dos várzea-alegrenses); Dr. José Roberto Gil Fonseca (Secretário de Cidadania, Assuntos Jurídicos e Pessoa com Deficiência), representando o Poder Executivo; vereador Toninho da Lanchonete; Elide Pirinelli (esposa do vereador); Matias Fiuza (ex-vereador); Fabiana Alcântara de Souza (esposa do ex-vereador); Luiz Fernando Teixeira (Deputado Estadual) e vereador Tião Mateus. Foto: Oscar Jupiraci.

Em seu pronunciamento, Toninho mencionou que conheceu os conterrâneos de Várzea Alegre (CE) em 1981 quando era presidente da Sociedade Amigos Jardim do Lago e foi procurado por um grupo para fazer uma festa de São Raimundo e foi a partir desse contato que surgiu uma relação de amizade com o povo de Várzea Alegre. “É uma gente que veio para São Bernardo ajudar a construir a grandeza dessa cidade, assim como gente de tudo quanto é canto que veio em busca de oportunidades e melhores condições de vida”, destacou o vereador.

discurso Toninho“São Bernardo foi um ensinamento muito grande para nós, aqui aprendemos a profissão, aprendemos a lutar”, realçou Toninho. Foto: Oscar Jupiraci.

O vereador Tião Mateus também discursou e comentou sobre os povos de outros estados e países que ajudam no crescimento de São Bernardo. “São Bernardo é uma cidade que abraça a todos. Aqui viemos para viver, sobreviver e criar famílias”, mencionou.

discurso TiãoVereador Tião Mateus destacou a força do povo que vem ajudar no crescimento do município. Foto: Oscar Jupiraci.

homenageadosDurante a solenidade, alguns cidadãos de Várzea Alegre também foram homenageados pela contribuição que dão à comunidade em São Bernardo do Campo. Foto: Oscar Jupiraci.

Homenageados da comunidade várzea-alegrense:

- Antonio Cicero Vieira de Morais

- Claudia Maria Rocha Linhares

- Francisco Alves de Lima

- Francisco Alves de Souza

- Francisco das Chagas de Souza

- Francisco Marques Beserra

- Francisco Vieira da Costa

- José Alves de Morais

- José Inácio de Souza

- Luiz Gonzaga da Costa

- Luiz Valdione Bezerra de Morais

- Margarida de Alacoque Silva Rodrigues

- Maria Marli de Araújo

- Manoel Alves Correia

Na ocasião, também foi entregue Título de Cidadão São Bernadense ao Sr. Francisco Matias Fiuza de Souza, ex-vereador da Câmara.

matias títuloMatias ficou honrado em receber o título, sendo oriundo de Várzea Alegre e tendo contribuído para São Bernardo do Campo como vereador e cidadão. Foto: Oscar Jupiraci.

O Sr. Francisco Matias Fiuza de Souza nasceu no dia 11 de janeiro de 1971, na cidade de Várzea Alegre, no Estado do Ceará. É casado com a Sra. Fabiana Alcântara de Souza e reside em São Bernardo do Campo há 25 anos. É Bacharel em Direito, pela UNIP - Universidade Paulista. Foi vereador durante o mandato de 2013-2016.

Veio para São Bernardo do Campo em março de 1990. Trabalhou na TRW do Brasil, onde permaneceu por três anos e três meses. Nesta empresa, iniciou sua militância pelas lutas sociais e representação da classe trabalhadora.

No período de 1993 a 1996, trabalhou na Wheaton do Brasil.
Em 1997, trabalhou no Makro e, logo após, em um bar localizado no Jardim Detroit. Em 1998, comprou o "Mercadinho Mangueira", localizado no Bairro Las Palmas, onde trabalha atualmente.

Em 2004, tentou pela primeira vez uma vaga no Legislativo de São Bernardo. Em 2008, candidatou-se novamente à vereança, tendo obtido 5.098 votos, elegendo-se como vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2012, em sua terceira candidatura, obteve 3.258 votos, ocupando o cargo de 1º suplente do partido.
Em 2013, assumiu o cargo de Coordenador Regional do Alvarenga, onde permaneceu por dois anos e seis meses.

Em julho do ano de 2015, retornou à Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, assumindo a vaga do então Vereador Paulo Dias, nomeado Secretário de Educação do Município.

bandaA solenidade foi animada pelo sanfoneiro Francisco Orlando Fiuza de Souza (irmão de Matias Fiuza). Foto: Oscar Jupiraci.