Os 300 anos da evangelização no município de São Bernardo do Campo e do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, bem como os 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima foram celebrados durante sessão solene presidida pelo vereador Jorge Araújo (PHS) na noite da última sexta-feira (27/10).

Em 12 de outubro de 1717, três pescadores (Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso) encontraram, no rio Paraíba do Sul, duas imagens de barro que representavam o corpo e a cabeça de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, posteriormente declarada “Padroeira do Brasil” pelo Papa Pio XI. Seu primeiro milagre deu-se minutos após a descoberta de sua imagem: o rio, que até então aparentava estar vazio, se encheu de peixes.

200 anos depois, em 13 de maio, Lúcia de Jesus e Francisco e Jacinta Marto - três crianças portuguesas - se deparam com uma aparição de Nossa Senhora de Fátima. Nos seis meses que se seguiram, mais visões foram verificadas sempre nos dias 13 e no mesmo local. A cada mês, a quantidade de fiéis presentes para contemplar as aparições aumentava, chegando ao ápice na última delas, datada de 13 de outubro, quando a santa solicitou a construção de uma capela em sua honra.

entronizaçãoEntronização das imagens de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Nossa Senhora de Fátima. Foto: Oscar Jupiraci

A entronização das imagens de ambas as santas marcou a abertura da solenidade. Na sequência, o vereador Jorge Araújo discorreu sobre o tricentésimo aniversário da evangelização no município, relembrando que a denominação “São Bernardo do Campo” remonta à fazenda de mesmo nome instalada na cidade no ano de 1717 por monges beneditinos.

O parlamentar aproveitou a oportunidade para explicar que os monges “evangelizaram, sem distinção, todos os que aqui (São Bernardo do Campo) viviam: brasileiros, italianos, portugueses, japoneses, dentre outros” e isto o faz ser grato “a todos aqueles que, desde então, não desistiram de sua missão e com ardor viveram e propagaram suas crenças pela cidade com fé e esperança […], permitindo que fossem cultivados valores cristãos, morais e éticos”.

jorgeJorge Araújo relembrou os monges beneditinos que iniciaram a evangelização de São Bernardo do Campo. Foto: Oscar Jupiraci

Roberto Vertamatti, conselheiro da “Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade” e coordenador da “Comissão Diocesana em Defesa da Vida” da Diocese de Santo André, também fez uso da palavra. Salientou a importância desta sessão solene por permitir que se rememore “a história de nossa terra e, assim, se constate que tudo que somos hoje é fruto dos valores e sacrifícios de nossos ancestrais, que constituíram uma terra temente a Deus e com fortes raízes cristãs”.

robertoRoberto Vertamatti destacou a importância da valorização da história da cidade. Foto: Oscar Jupiraci

O último a discursar foi o padre Gonise Portugal que, representando o bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, expôs como Nossa Senhora Aparecida se tornou a Mãe de todas as etnias em tempos de grande discriminação racial. O sacerdote relatou que a santa foi encontrada durante o período escravocrata, tendo sido considerada negra em lembrança à história dos componentes desta etnia no país: “enquanto a ideologia dominante pretendia ‘embranquecer’ o Brasil e negar suas raízes africanas, a fé popular foi na contramão e realizou o enegrecimento da Mãe Aparecida”.

Como mensagem final, o padre afirmou que Nossa Senhora Aparecida “assumiu desde cedo a defesa da vida dos escravos e dos esquecidos, mostrando que o evangelho representa estar sempre com os pobres, defendendo sua vida, fé e esperança”.

goniseO padre Gonise Portugal destacou que a cor de Nossa Senhora Aparecida relembra nossas raízes africanas. Foto: Oscar Jupiraci

Durante o evento, foram homenageados sacerdotes e leigos de igrejas consagradas a Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Aparecida na cidade, conforme lista que segue: padre Antônio Guimarães do Couto Filho e o casal Alcides Girão e Luzia Framesqui (Paróquia Nossa Senhora de Fátima); Rubens Cypriano (Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima); padre Fernando Valadares e Maria Rosicleide Monteiro Farias Rocha (Paróquia Nossa Senhora Aparecida) e Cristóvão José Sanchez (Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, representado por Mires Maria Alves Reis). Os homenageados, na sequência supracitada, podem ser vistos na foto abaixo:

homenageadosHomenageados. Fotos: Oscar Jupiraci

A Mesa de Honra da solenidade contou com a presença de Jorge Araújo, Ademir Silvestre (presidente da Empresa de Transportes Coletivos de São Bernardo do Campo), Luiz Henrique Watanabe (assessor da Secretaria de Assuntos Jurídicos de São Bernardo do Campo, representando o prefeito Orlando Morando), Roberto Vertamatti e os padres Gonise Portugal, Antônio Guimarães do Couto Filho, Fernando Valadares e José Osvaldo (Paróquia Santo Antônio).

Veja mais fotos do evento.

Clique aqui para ter acesso aos áudios das sessões solenes.