ss professor homenagemA vereadora Lia Duarte, ao centro, posa ao lado dos homenageados. Foto: Oscar Jupiraci

A comemoração, uma iniciativa da vereadora Lia Duarte (PSDB), foi realizada na noite de terça-feira, dia 10 de outubro, no Plenário Tereza Delta, na Câmara Municipal.

ss professor liaVereadora Lia Duarte. Foto: Oscar Jupiraci

“Com tristeza, acompanhamos pela mídia em geral fatos diversos que vão desde agressões verbais, passando por agressões físicas graves, até assassinatos de professores e outros profissionais da área por motivos fúteis e banais. Já foi o tempo em que, no Brasil, educação era investimento; agora passou a ser despesa controlada. Já foi o tempo em que os alunos iam para a escola só para aprender e não para se alimentar. Já passou do tempo de retomarmos garantias mínimas que devolvam a autoridade dentro da sala de aula aos professores e dentro das escolas aos diretores. Há quem acredite que a educação é cara, e aqui lembro uma frase de Derek Bok, advogado e educador norte-americano, formado na conceituada Universidade de Harvard: ‘Se você acha que educar é caro, experimente a ignorância”, afirmou a parlamentar em seu discurso de abertura.

Atiradores do TG-029 (Tiro de Guerra João Ramalho, de São Bernardo do Campo) realizaram a cerimônia de entronização das bandeiras. Em seguida, foram executados os hinos Nacional e do município por alunos da escola de música Equalize que integram a banda Double Melody. O grupo fez várias apresentações no decorrer do evento, em uma delas, tocou a canção To sir, with love, tema do filme “Ao mestre, com carinho”.

Durante a solenidade, profissionais da área de ensino receberam certificados de honra ao mérito pelos relevantes serviços prestados ao município:

Eliane Tomazoni Silva

Gleisse Madalena Cardoso

Marlene Gardino Mourão Cristiani

Ondina Incerpi Colono

Suzana Aparecida Dechechi de Oliveira

Tânia Martins

Vanderlete Maria Lozano Chiuffa Correra

ss professor suzanaSuzana Dechechi, Secretária Municipal de Educação. Foto: Oscar Jupiraci

“Todos os profissionais das redes estadual e municipal merecem uma homenagem como esta, pois são pessoas sérias e comprometidas. É muito importante quando vemos que a escola procura, busca, trabalha em prol daquilo que ela se propõe fazer. Sou uma defensora da educação e sei que existe muito a ser feito e sempre existirá, mas estamos no caminho certo. Se não acreditarmos que podemos ter um ensino de qualidade, por que estamos aqui? Temos que ter noção do nosso papel, da nossa função, e ter certeza da força que possuímos. Nós podemos, sim, mudar o mundo”, declarou Suzana Dechechi, Secretária Municipal de Educação.

ss professor mesaÀ partir da esquerda, Ademir Silvestre, Suzana Dechechi e Luiz Henrique Watanabe. Foto: Oscar Jupiraci

Além dela e da vereadora Lia Duarte, compuseram a mesa de honra, os senhores Luiz Henrique Watanabe, assessor da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, representando o prefeito Orlando Morando, e Ademir Silvestre, diretor-presidente da ETCSBC.

Projetos

No final do mês passado, a Prefeitura de São Bernardo do Campo lançou o projeto Escola Linda. A iniciativa vai disponibilizar recursos para intervenções de manutenção e conservação de 200 unidades escolares, sendo 178 EMEBs e 22 creches parceiras.

Serão investidos R$ 1,6 milhão - o que equivale a R$ 8 mil por escola - para a compra e contratação de serviços autorizados pela Associação de Pais e Mestres (APM). Os recursos - diretos da Administração - deverão ser utilizados até dezembro deste ano.

Para estabelecer uma ponte entre a escola e comunidade, o Executivo Municipal também desenvolveu o programa Escola de Portas Abertas (EPA). A iniciativa tem a finalidade de trazer atividades norteadas pelos eixos educação, cultura, esporte, lazer, saúde e geração de renda oferecidas gratuitamente por agentes da sociedade civil. Idealizada pela Secretaria da Educação, a ação conta com a participação de 10 escolas municipais, sempre ocorrendo aos sábados, das 9h às 16h.

As EMEBs participantes são: Profª Suzete Aparecida de Campos (Riacho Grande), Viriato Correia (Rudge Ramos), Aluísio Azevedo (Jardim Calux), Prof. Nilo de Campos Gomes (Jardim Silvina), Ana Maria Popovic (Jardim Detroit), Maria Rosa Barbosa (Vila Vitória), Arlindo Miguel Teixeira (Jardim Laura), José Ibiapino Franklin (Santa Cruz), Dr. Vicente Zammite Mammana (Planalto) e do CEU Celso Augusto Daniel (Cooperativa). Essas escolas foram escolhidas inicialmente por sua distribuição pelas regiões da cidade.

Com informações da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo

Veja aqui mais fotos do evento

Ouça aqui os áudios das sessões solenes da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo