Imprimir

abreOs convidados da mesa de honra da sessão solene em comemoração ao aniversário do Município. Foto: Oscar Jupiraci

São Bernardo do Campo completará 464 anos no dia 20 de agosto, mas a noite de terça-feira (01/08) foi escolhida para a cerimônia que abre o calendário de atividades em comemoração à data que acontecerão durante todo o mês. Comandado pelo vereador Pery Cartola (PSDB), presidente do Legislativo, o evento contou com a presença do prefeito Orlando Morando (PSDB), do vice-prefeito Marcelo Lima (SD), de vários parlamentares, secretários, autoridades e sociedade civil.

convidadosFoto: Oscar Jupiraci

Os convidados que lotaram o Plenário Tereza Delta acompanharam a execução dos hinos Nacional e do município pela Orquestra Versolato e assistiram a um vídeo que destacou fatos relevantes da história local. Ao término da exibição, todos cantaram parabéns para a cidade.

peryPery Cartola, presidente da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo. Foto: Oscar Jupiraci

Em seu discurso, Pery Cartola elogiou o trabalho dos servidores e funcionários em prol da cidade. “Há alguns meses estávamos aqui nesta Casa, aguardando a posse e recebendo o novo prefeito. Naquele dia, estávamos muito nervosos, ansiosos e mais do que isso: preocupados com o que viria pela frente. E hoje, quando digo que temos que comemorar, não são apenas os números dessa nova administração que nos levam a isso, mas a dedicação em fazer algo diferente. Os problemas não foram sanados em sua totalidade, ainda temos muito que fazer, mas não realizamos nenhuma ação sozinhos. Trabalhamos com pessoas que não medem esforços para nos ajudar a fazer uma São Bernardo melhor todos os dias”. 

orlandoOrlando Morando, prefeito de São Bernardo do Campo. Foto: Oscar Jupiraci

O prefeito Orlando Morando fez um balanço dos primeiros sete meses de gestão. “Apresentamos um plano de governo que está sendo cumprido. Pagamos as contas do nosso mandato em dia. Integramos 707 novos profissionais aos nossos colaboradores da saúde. Conseguimos atender 70 mil pessoas que aguardavam na fila para um exame ou consulta. Pela primeira vez, trouxemos a ‘Carreta da Mamografia’ para São Bernardo. Batemos o recorde de arrecadação na campanha do agasalho. Lançamos a ‘Operação Noite Tranquila’, contra os ‘pancadões’; os programas ‘A Casa É Minha’, de regularização fundiária; ‘Educar Mais’, de escola em tempo integral; e o ‘Governar com você’, que promove a participação popular na definição das nossas próximas ações e investimentos. Criamos a ‘Lei Parede Limpa’, de combate à pichação. Conseguimos incentivar o desenvolvimento econômico, ampliar o projeto de turismo industrial e implantar ações de zeladoria para cuidar bem de São Bernardo, uma cidade pujante, formada por um povo batalhador”.

marceloMarcelo Lima, vice-prefeito de São Bernardo do Campo e secretário municipal de Serviços Urbanos. Foto: Oscar Jupiraci

O vice-prefeito Marcelo Lima iniciou sua fala agradecendo o apoio dos vereadores na aprovação de projetos que beneficiam a cidade. “Prestigio sempre o empenho de cada um. Sei da importância, da preocupação e da responsabilidade de levar uma resposta às demandas da população, do bairro, da comunidade que confiou em vocês. Destaco, em especial, a parceria harmônica com o Poder Executivo e a crença de que podemos muito mais quando trabalhamos em conjunto. Tenho certeza de que o maior sonho que o prefeito Orlando Morando tem hoje na vida é atender, ao longo desses quatro anos de mandato, tudo aquilo que as pessoas nos pediram durante a campanha. Espero que ele possa entregar, não só obras, mas sim, os sonhos que os cidadãos têm de uma cidade melhor”.

mesaFoto: Oscar Jupiraci

Integraram a mesa de honra da solenidade: o vereador Pery Cartola, atual presidente da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, e esposa, Luciana Zanon; o prefeito do Município, Orlando Morando, e esposa, Carla Morando; o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima; o tenente-coronel Ronaldo Gonçalves Faro, comandante do 6º Batalhão da PM; e Fábio Palácios, secretário executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

 

Veja aqui as fotos do evento

Ouça aqui os áudios das sessões solenes

Confira aqui a programação oficial no mês de aniversário de São Bernardo do Campo