Imprimir

Na tarde de sábado (08/07), mais de 300 convidados ocuparam o Plenário Tereza Delta, na Câmara Municipal, para prestigiar o evento, presidido pelo vereador Ary de Oliveira (PSDB).  Em seu discurso de abertura, ele expressou votos de agradecimento pelas “mensagens de alento e encorajamento que a Seicho-No-Ie leva às pessoas”. Na ocasião, os senhores Koiti Tozaki e Toyohiko Kondo, dois preletores da entidade, receberam homenagens.

Ambos fundamentaram seus discursos em uma das principais características desta religião: a reverência aos ancestrais. Koiti Tozaki afirmou que é primordial “cultuarmos nossos antepassados” e, deste modo, em seus agradecimentos lembrou-se da avó, que lhe “presenteou, quando adolescente, com o ‘Livro dos Jovens’”. Contou que com a obra pôde aprender que “independentemente de idade, deve-se idealizar grandiosos sonhos” e que isso o norteia até os dias atuais. Também lembrou o avô, que imigrou para o Brasil em 1930, trazendo na bagagem “a experiência de ter trabalhado junto a monges budistas em sua terra natal” e que “buscou sempre cuidar das pessoas, mesmo depois de falecidas, por meio de missas destinadas a elas”.

01 cópiaO homenageado Koiti Tozaki junto a seus familiares. Foto: Emerson Scherk

Já Toyohiko Kondo relembrou a preletora Hamai Nakamura, sua sogra e “precursora dos ensinamentos da Seicho-No-Ie na família”. Kondo relatou que ela “trabalhou em prol da construção do prédio destinado à entidade na cidade de Barretos”, bem como levou os ensinamentos de Masaharu Taniguchi ao interior de São Paulo e a outros estados, como Paraná, Mato Grosso e Goiás. De acordo com Kondo, atualmente sua família conta com três preletores e isso se deve ao fato de Hamai “ter deixado um imponente legado a seus descendentes, bem como grandes exemplos como preletora, mulher, mãe e avó”.

02Toyohiko Kondo e família após o recebimento do Diploma de Honra ao Mérito. Foto: Emerson Scherk

A cerimônia foi instituída a partir de Resolução nº 2.722, de 04 de fevereiro de 2010, proposta por Hiroyuki Minami (PSDB), vereador licenciado e atual Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do município. Finalizando a sessão, Minami declarou que “é um orgulho muito grande ser amigo da Seicho-No-Ie e estar participando de tal homenagem, já que todas as mensagens propagadas pelo movimento visam melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas”.

Convidados

A solenidade teve Mesa de Honra composta por: Ary de Oliveira, Hiroyuki Minami, Toyohiko Kondo, Nair Kondo (esposa de Toyohiko Kondo), Koiti Tozaki, Rosa Tozaki (esposa de Koiti Tozaki), Cid Peres Fernandes (presidente da “Federação das Associações da Fraternidade Regional SP-SBC”), Junji Miyaura (vice-presidente doutrinário da Seicho-No-Ie para a América Latina), Teruo Nomura (presidente da “Federação Fraternidade da Regional SP-SBC”), Lídia Aparecida Bontempo do Amaral (presidente da “Associação dos Educadores da Regional SP-SBC”) e Irene Suguino (presidente da “Federação Pomba Branca Regional ABC”).

147 CópiaOs componentes da mesa de honra da solenidade. Foto: Emerson Scherk

Conceito

A Seicho-No-Ie (ou “Lar do Progredir Infinito”) é um movimento filosófico e religioso, tendo sido fundada em 1930 por Masaharu Taniguchi com a premissa de curar males físicos e psicológicos através de pensamentos otimistas.  Nos dias de hoje, se caracteriza por almejar o desenvolvimento do espírito, do sentimento de tolerância e, principalmente, da harmonia na convivência entre os seres humanos e a natureza.

Apesar de surgida no Japão, a Seicho-No-Ie começou a se espalhar pelo mundo em decorrência do fluxo migratório de japoneses. Sua internacionalização, entretanto, só se concretizou em meados de 1960, quando Masaharu Taniguchi viajou a diversos países. Entre os destinos estava o Brasil que, de acordo com dados do último censo do IBGE, possui atualmente pouco mais de 155 mil adeptos às novas religiões orientais, dentre as quais se inclui a Seicho-No-Ie.

03O coral da Seicho-No-Ie Regional ABC se apresentou durante a solenidade. Foto: Emerson Scherk

Ouça aqui os áudios das sessões solenes