so 13 1Foto: Oscar Jupiraci

Durante os trabalhos realizados na manhã desta quarta-feira, dia 26 de abril, os parlamentares de São Bernardo do Campo aprovaram, no Plenário Tereza Delta, as seguintes matérias:

- O Projeto de Lei n° 41/2017, de autoria do Executivo Municipal, que "denomina Estrada Particular Fukutaro Yida a via conhecida como Estrada Sem Nome, oficializada pelo Decreto Municipal n° 13.523, de 7 de novembro de 2001 e dá outras providências". O projeto foi aprovado obtendo 24 votos favoráveis e nenhum contrário. Não houve abstenções.

Segundo o Executivo Municipal, o que justifica o referido projeto é a atual "Estrada Sem Nome" ser considerada um prolongamento natural da já existente "Estrada Particular Fukutaro Yida". A denominação da estrada é uma homenagem póstuma a um imigrante japonês nascido em 10 de outubro de 1884, na Província de Okayama, que foi essencial ao desenvolvimento da colônia Mizuho no município de São Bernardo do Campo.

- O Projeto de Lei n° 42/2017, também de autoria do Executivo Municipal, que "denomina Praça José Rosa da Silva espaço livre da Vila dos Poetas e dá outras providências". A aprovação do projeto se deu com 25 votos favoráveis, nenhum contrário e nenhuma abstenção.

José Rosa da Silva nasceu em São Paulo a 25 de dezembro de 1947, sendo filho de imigrantes portugueses. Mudou-se juntamente com sua família para o município de São Bernardo do Campo aos nove anos, tendo trabalhado em diversas grandes empresas localizadas na cidade. A determinação de que o espaço livre existente na Vila dos Poetas receba seu nome se deve a uma homenagem ao fato de o mesmo ter efetuado a aquisição de um terreno no local (então conhecido como Vila Kiko) com o objetivo de construir sua própria casa. Entretanto, seu desejo não pode ser concretizado, uma vez que veio a falecer em 1997 enquanto ainda aguardava a concessão de um alvará que permitisse a construção do imóvel no terreno.

so 13 2Foto: Oscar Jupiraci

Notas de falecimento

Durante a sessão houve manifestações de pesar pelos falecimentos dos senhores Calixto Pereira de Almeida, ocorrido no último dia 12 de abril e Elias Alves de Lima, em 10 de abril. Os pesares foram manifestados, respectivamente, a partir dos Requerimentos de n° 128/2017 e 129/2017, de autoria do vereador Antonio Carlos (PT).

Já por meio do Requerimento n° 130/2017, cujo autor foi o parlamentar Juarez Tudo Azul (PSDB), houve, também, manifestação de pesar pela morte do senhor João Luiz Soprano, conhecido como João da Adega, ocorrida em 05 de abril.