Imprimir

ss franciscoO vereador Luizinho e o homenageado, Francisco Sérgio de Andrade. Foto: Oscar Jupiraci

Parentes e amigos do homenageado compareceram ao Plenário Tereza Delta, na noite de quinta-feira (01/12), para prestigiar a sessão solene presidida pelo vereador Luizinho (PT). “Ele é merecedor desta honraria porque sua trajetória demonstra toda a luta e esforço travados pela conquista de uma vida digna para si, seus familiares e por aqueles que mais necessitam de auxílio”, justificou o parlamentar.

 

Em seu discurso, Luizinho ressaltou ainda as semelhanças entre a sua história e a de Francisco. “Há 30 anos, saí de Teresina, no Piauí, e vim para São Paulo. Foi uma época muito difícil. Já naquele tempo, o aluguel era caro. Em 1989, soube de uma ocupação na Vila São Pedro, em São Bernardo. Lá, ergui meu barraco. Hoje, graças a Deus, conseguimos construir uma casa. Nossas jornadas não foram muito diferentes. Francisco é um homem modesto e batalhador, que deixou o Nordeste em busca de uma vida melhor e foi acolhido aqui, onde construiu seu maior patrimônio: sua família”.

 

Francisco se emocionou durante a leitura de sua biografia. “Vou completar 62 anos de idade e, apesar de todas as dificuldades que enfrentei, estou muito feliz com o caminho que trilhei. Agradeço a todos que me ajudaram a receber este título, que possui um significado ainda mais especial por ser entregue por um nordestino como eu”.

 

Além de Luizinho e do homenageado, Francisco Sérgio de Andrade, suas respectivas esposas, as senhoras Antônia Maria de Sousa Silva e Ivone Maria de Queiroz Andrade, ocuparam a mesa de honra.

 

A solenidade foi realizada nos termos do Decreto Legislativo n° 1.483, de 31 de março de 2016, de autoria do vereador Luizinho.

 

Clique aqui para ver as fotos do evento.

 

O homenageado

Francisco Sérgio de Andrade nasceu no dia 9 de setembro de 1955, na cidade de São Francisco, Estado da Paraíba. Originário de uma família muito humilde, ele e seus dez irmãos passaram por muitas dificuldades financeiras durante a vida.

Aos 14 anos de idade já era solidário, auxiliando na arrecadação de alimentos para os mais necessitados.

Concluiu o curso primário em sua cidade natal. A continuidade nos estudos se deu com muito esforço e dedicação. A distância entre a casa em que residia e a escola em que estudava era grande. Para custear o transporte, buscava e trazia água nos ombros para os moradores do local.

Durante um período de seca, deixou os livros e cadernos de lado para trabalhar na estrada e nos açudes e, como forma de pagamento, recebia uma cesta básica por mês.

Veio para São Paulo no dia 18 de janeiro de 1974. Aqui chegando, foi funcionário de várias empresas como Brastemp, Volkswagen e Scania. Atualmente, trabalha com caminhões do tipo ‘Cegonha’, atuando no transporte de veículos novos por todo o país.

Francisco também realiza importantes ações sociais, levando mantimentos para pessoas carentes que moram no Nordeste do Brasil.
É casado há 36 anos, pai de três filhos e avô de quatro netos.