125 forum idosoDr. Arnaldo Lichtenstein recebeu um broche e um galhardete da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo após sua palestra no Fórum do Idoso, presidido pelo vereador Minami. Foto: Oscar Jupiraci

Na primeira parte de sua conferência, o Dr. Arnaldo Lichtenstein, palestrante do 125º Fórum do Idoso, realizado na sexta-feira (30/09), no Plenário Tereza Delta, na Câmara Municipal, falou sobre os cuidados que as pessoas mais velhas que moram sozinhas devem ter para evitar acidentes domésticos.

Você sabia que:

- os acidentes são a 6ª causa de morte entre idosos e a queda é a maior responsável por esse número?

- a maioria dos tombos perigosos acontece em casa?

- 1/3 dos idosos caem, no mínimo, 1 vez por ano?

- pelo menos metade dos idosos que estão institucionalizados cai com frequência?

Esses dados foram apresentados pelo Dr. Arnaldo Lichtenstein, médico, clínico geral do Hospital das Clínicas e doutor em Patologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Ele também atua como professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP.

Segundo o doutor, “na medicina, a queda não é simplesmente ir para o chão depois de escorregar, cair ou tropeçar. Qualquer desequilíbrio que faça a pessoa se apoiar já é considerado queda. Quando isso acontece, algo não está bem. O tombo é só a ponta do iceberg, algo que envolve vários problemas, como labirintite, cegueira, surdez, doenças neurológicas e cardíacas”.

Ele enfatizou que uma queda, principalmente com fratura, é um momento traumático na vida do idoso e traz consequências sérias. “Primeiro é a internação, em seguida, a cirurgia e depois, as complicações possíveis: trombose, embolia pulmonar, pneumonia. Depois do acidente, a pessoa fica insegura, não quer andar nem sair de casa. Fica deprimida, achando que vai perder a autonomia, a privacidade e se tornar dependente dos outros. Ela deixa de ser ativa, passa a ter distúrbios psicológicos e, aí sim, começa a envelhecer”.

Confira as recomendações do Dr. Arnaldo para prevenir acidentes domésticos:

- retire tapetes de pisos escorregadios;

- fique atento com objetos no chão e com a presença de animais domésticos;

- ilumine o ambiente, principalmente quando se levantar à noite;

- evite subir em bancos ou escadas para alcançar lugares altos, isso pode provocar perda do equilíbrio;

- use calçados com solado antiderrapante (sola de borracha);

- coloque corrimãos ou barras nos aposentos;

- reveja os remédios prescritos pelos médicos. O excesso de medicamentos pode alterar a pressão, provocar sonolência, tonturas e desequilíbrio;

- fortaleça a musculatura. Combine a caminhada com outra atividade física, como a musculação, por exemplo. Sempre com orientação;

- verifique a audição e a visão periodicamente.

O Fórum do Idoso faz parte do calendário de atividades do Legislativo Municipal. Sua realização segue os termos da Resolução n° 2.918, de 31 de outubro de 2012, de autoria do vereador Hiroyuki Minami.

Clique aqui para ler sobre o tema tratado na segunda parte da conferência do Dr. Arnaldo Lichtenstein no 125° Fórum do Idoso.