Imprimir

capelaesA mesa de honra da sessão solene em comemoração ao Dia dos Capelães. Foto: Emerson Scherk

A cerimônia, realizada no Plenário da Câmara Municipal na tarde de sábado, 17 de setembro, homenageou “uma categoria de pessoas especiais que prestam assistência espiritual, de forma voluntária, sem remuneração, àqueles que necessitam de amparo, conforto e orientação religiosa. Eles deixam de lado seus próprios problemas para auxiliar o próximo, levando uma vida de solidariedade”, esclareceu o vereador Hiroyuki Minami, autor da Resolução que instituiu o Dia dos Capelães no município de São Bernardo do Campo.

 

“Nos últimos 20 anos, temos feito o possível para promover e incentivar a capelania. Mas, para desempenhar uma função como essa, não é necessária apenas vontade. Precisa ter talento, passar por uma formação, obter a carteirinha. Do contrário, o serviço pode, até mesmo, ser prejudicial. É por isso que tantos pastores oferecem, em suas Igrejas, cursos de capacitação”, afirmou o parlamentar.

 

O mestre de cerimônias, o pastor Luiz Florentino, integrante da comissão organizadora, informou que “a OMEB (Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil), junto com a OCEBE (Ordem dos Capelães Evangélicos do Brasil e no Exterior), já formou mais de 6 mil visitadores religiosos. Fomos para várias cidades do país, onde as pessoas sequer imaginam, e levamos esse curso. As pessoas interessadas, às vezes, não têm condições financeiras, mas nem por isso deixamos de dar o treinamento. Não precisa de dinheiro para ser capelão, mas de amor”, concluiu.

 

Para o pastor Abraão Gonçalves, “a sociedade necessita dos capelães nos hospitais, prontos-socorros, presídios, instituições psiquiátricas, asilos. Muitos conhecem os nomes de doutores ilustres, mas, muitas vezes, não conhecem o nome de um capelão que faz seu serviço sem chamar a atenção. É aquele que ajuda, compartilha, intercede, apoia e acompanha. Todos têm condições de serem capelães. É fazer o bem, não importa a quem”, completou.

 

O evento contou com as apresentações musicais das Bandas Asafe e Só pra Louvar, do Grupo Desafio Jovem e das cantoras Débora, Adiléia, Denise e Juliana, com um repertório de canções cristãs.

 

Entre os presentes na mesa de honra, o vereador Hiroyuki Minami, presidente da comissão organizadora; os pastores Abraão Gonçalves, Jr. Massone, Waldemar Stoicow, Coriolano Almeida Filho, Carlos, Tavares, Mario e Valdecir; a pastora Marlene e a capelã Catarina Mielnick.

 

A solenidade aconteceu conforme os termos da Resolução n° 2.689, de 24 de setembro de 2009, de autoria do vereador Hiroyuki Minami.