ss aacdO empresário Carlos Bertaglia, o vice-presidente da AACD, Norberto Farina, e o vereador Rafael Demarchi. Foto: Oscar Jupiraci.

A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e o empresário Carlos Bertaglia foram agraciados com honrarias entregues pelo vereador Rafael Demarchi em uma sessão solene realizada na quarta-feira, dia 03 de agosto.

“O Título de Entidade Benemérita à AACD deve-se ao trabalho de décadas em benefício dos cidadãos. Espero que a minha iniciativa sirva para engajar mais pessoas em favor dessa instituição, que se tornou referência de excelência no atendimento humanizado. Conheci a AACD através do serviço voluntário de um amigo, cristão como eu: Carlos Bertaglia. Ele que, ao receber a ‘Medalha João Ramalho’, terá uma responsabilidade ainda maior pela frente, prosseguindo com as ações de solidariedade que vão de encontro ao respeito e à dignidade da pessoa com deficiência física”, explicou Demarchi em seu discurso.

Ele também ressaltou que profissionais da cidade buscam formas de colaborar com a entidade. “Roberto Moreira, presidente do SEHAL (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), está desenvolvendo a campanha ‘Prato do Bem’. Todo estabelecimento participante destina uma parte do valor arrecadado à AACD. Nosso companheiro, o presidente do SINDSERV (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Autárquicos de São Bernardo do Campo), Giovani Chagas, também está mobilizando a categoria nesse sentido”.

Em seu pronunciamento, Norberto Farina, vice-presidente da AACD, lembrou que o momento era de comemoração pelos 66 anos da Associação. “Tudo começou em 1950, com a coragem de um só homem, o Dr. Renato da Costa Bomfim. Ao longo desse tempo, contamos com a ajuda de milhares de pessoas e com o comovente apoio do povo brasileiro que, por meio de diversas formas, está conosco nessa jornada, haja vista o sucesso dos 18 ‘Teletons’ que já realizamos. A AACD trabalha duro, com seriedade, ética e dedicação. Mas, nada disso seria possível, sem a união e o comprometimento de uma equipe fantástica que se empenha diariamente, transpirando os valores da nossa instituição”.

Carlos Bertaglia, empresário do setor de comunicação visual em eventos, afirmou que mantém negócios com a AACD há 10 anos. “Além de acolher os pacientes, existe uma missão. Ali, vemos milagres acontecendo, feitos por mãos humanas, com a ajuda de Deus. Diante disso, não podemos pensar apenas nos nossos problemas. Como não auxiliar uma entidade séria como essa? Invista seu tempo para conhecer mais profundamente essas realizações. Vale muito a pena. Acredito que o Grande ABC mereça um hospital da AACD, desde que a palavra seja ‘sustentabilidade’. Não é só ter vontade e entusiasmo, é preciso também capacidades política, empresarial e administrativa porque, não adianta inaugurar e, logo depois, fechar as portas”.

Na mesa de honra, o vereador Rafael Demarchi, presidente da Comissão Organizadora; Norberto Farina, vice-presidente da AACD; o empresário Carlos Bertaglia; Maria do Carmo Abreu Sodré Mineiro, vice-presidente do Conselho de Administração da AACD; Carlos Roberto Matavelli, integrante do Conselho Fiscal da AACD; Angelo Franzão, superintendente de Marketing e Captação de Recursos da AACD; Adelino Dias Pinho, integrante do Conselho Fiscal da AACD; Claudio Collantonio, superintendente de DHO da AACD; a diretora do Departamento de Políticas de Assistência Social, Rosalva Alves Portella, representando o Prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho; a presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB, Gislene Davi Ramos, representando a presidente interina da OAB, Lídia Martins Porfírio, e o pastor Basílio Borogan, supervisor da Igreja Batista Água Viva.

A solenidade foi realizada nos termos dos Decretos Legislativos n° 1.492, de 23 de junho de 2016, e n° 1.467, de 18 de março de 2016, ambos de autoria do vereador Rafael Demarchi.

Clique aqui e veja as fotos do evento.