reuniao brtVereadores membros da comissão especial se reuniram na Sala de Apoio, na tarde desta quarta-feira (17/04). Foto: ACOM/CMSBC.

Instalada na Câmara Municipal nesta legislatura, a comissão especial temporária que acompanha o plano e as obras do BRT (Bus Rapid Transit) se reuniu na tarde desta quarta-feira (17/04), após a 11ª sessão ordinária, para eleger seus novos presidente, vice-presidente e relator.

Após discussão e votação, o colegiado elegeu Jorge Araújo (UNIÃO BRASIL) para presidente, Henrique Kabeça (PMB) para vice-presidente e Ivan Silva (PRTB) como relator.

A Comissão Temporária Especial para acompanhar o plano e as obras do BRT (Bus Rapid Transit) na região do ABC foi instituída através do Requerimento nº 109/2021, de Jorge Araújo (União Brasil). Também fazem parte do colegiado: Gordo da Adega/Josias Paz (PODEMOS), Pery Cartola (CIDADANIA), Dr. Eliezer Mendes (PL), Ana do Carmo (PT), Minami (REPUBLICANOS), Palhinha (Avante), Reginaldo Burguês (AGIR), Alex Mognon (PP), Glauco Braido (MDB) e Almir do Gás (PRD).

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WhatsApp Image 2024 04 17 at 12.33.42 TopoFoto: Assessoria de Comunicação.

Na manhã desta quarta-feira (17/04/2024), os vereadores de São Bernardo do Campo deram aval às seguintes propostas:

- Requerimento N°. 50/2024, de autoria coletiva, que requer informações do Executivo sobre o ocorrido durante o parto das pacientes Raissa Falosi Santos e Deyse Coimbra, realizados no Hospital da Mulher, devido às denúncias sobre erros médicos que estão sendo noticiadas em jornais da cidade.

- Requerimento N°. 52/2024, de autoria do vereador Julinho Fuzari (CIDADANIA), de Moção de Repúdio ao Presidente da Câmara Municipal de Guaiçara, localizada no estado de São Paulo, vereador Wellington Lousado Pereira (PTB), por sua fala discriminatória, contra o vereador Francisco Constábile Filho (PSB).

- Requerimento N°. 53/2024, de autoria coletiva, que solicita ao Executivo informações acerca do Dr. Rodolfo Strufaldi e o Hospital da Mulher em São Bernardo do Campo.

- Requerimento N°. 49/2024, de autoria do vereador Paulo Chuchu (PL), de Moção de Repúdio ao veto do Presidente Luiz Inácio da Silva (Lula) ao PL 2253/22, o qual acaba com a saída temporária de detentos (“saidinha”) para visitar parentes e amigos em feriados, datas comemorativas, entre outras atividades.

- Requerimento N°. 51/2024, de autoria do vereador Glauco Braido (MDB), de Moção de Repúdio à agressão praticada contra um cidadão pelo Deputado Federal Glauber Braga (PSOL), no dia 16/4/2024.

Matérias aprovadas por acordo de lideranças

- Projeto de Decreto Legislativo N°. 32/2024, de autoria do vereador Reginaldo Burguês (AGIR), que dispõe sobre a concessão de “Medalha João Ramalho” à Sra. Edna Araújo de Almeida.

- Projeto de Decreto Legislativo N°. 33/2024, de autoria do vereador Reginaldo Burguês (AGIR), que dispõe sobre a concessão de “Medalha João Ramalho” à Sra. Cleondina Angela de Almeida.

- Projeto de Decreto Legislativo N°. 34/2024, de autoria do vereador Reginaldo Burguês (AGIR), que dispõe sobre a concessão de “Medalha João Ramalho” à Sra. Helena Neres da Cruz Silva Nascimento.

- Projeto de Decreto Legislativo N°. 35/2024, de autoria do vereador Danilo Lima (PODE), que dispõe sobre concessão de "Medalha João Ramalho" ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

- Projeto de Resolução N°. 27/2024, de autoria do vereador Danilo Lima (PODE), que altera excepcionalmente a data de Sessão Ordinária.

- Pedido de prorrogação de prazo para que a Comissão de Fiscalização de Contratos e Convênios possa emitir seu parecer final sobre o Processo Administrativo n° 343/2022.

- Pedido de prorrogação de prazo para que a Comissão de Fiscalização de Contratos e Convênios possa emitir seu parecer final sobre o Processo Administrativo n° 93/2023.

- Pedido de prorrogação de prazo para que a Comissão de Fiscalização de Contratos e Convênios possa emitir seu parecer final sobre o Processo Administrativo n° 122/2023.

 

Saiba mais em:

➡ 11ª Sessão Ordinária de 2024

➡ CLIQUE AQUI e ouça o áudio desta Sessão Ordinária

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15 04 cm abreOs vereadores que integram o colegiado se reuniram na Sala de Apoio, no 2º andar da Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (15/04), para escolher os novos ocupantes dos cargos de presidente, vice-presidente e secretário. Foto: ACOM/CMSBCEm reunião na tarde desta segunda-feira (15/04), na Sala de Apoio da Câmara Municipal, a Comissão Mista elegeu os vereadores Fran Silva (Avante) para a presidência, Glauco Braido (MDB) para a vice-presidência e Julinho Fuzari (Cidadania) para secretário do colegiado. Após a declaração do resultado, o presidente agradeceu os votos recebidos e o apoio dos parlamentares presentes.

Os demais membros foram indicados pelas respectivas lideranças durante a 10ª Sessão Ordinária, realizada na quarta-feira passada (10/04). A nova composição dos cargos ocorreu devido às mudanças de legenda de acordo com a janela partidária, definida pela legislação eleitoral.

Composta exclusivamente por um vereador de cada partido com mandato vigente na atual legislatura, a Comissão Mista é um grupo permanente de trabalho com objetivos diferenciados em relação a outras comissões permanentes. Dentre esses objetivos, destacam-se a apreciação do Plano Plurianual, das Diretrizes Orçamentárias, dos Orçamentos Anuais e dos Créditos Adicionais (conforme o Art. 168 do Regimento Interno da CMSBC).

O fato de cada partido ter direito a uma cadeira nesta comissão garante ampla representação dos diferentes interesses e perspectivas da comunidade, promovendo assim a transparência e a inclusão no processo decisório municipal.

Conheça os integrantes da Comissão Mista:

Presidente: Fran Silva (Líder do AVANTE)

Vice-Presidente: Glauco Braido (Líder do MDB)

Secretário: Julinho Fuzari (Líder do CIDADANIA)

Gordo da Adega - Josias Paz (Líder do PODE)

Paulo Chuchu (Líder do PL)

Getulio do Amarelinho (Líder do PT)

Bispo João Batista (Líder do REPUBLICANOS)

Joilson Santos Carvalho (Líder do PRTB)

Maurício Cardozo (Representante do UNIÃO)

Dr. Manuel (Representante do PMB)

Toninho Tavares (Líder do AGIR)

Alex Mognon (Líder do PP)

Almir do Gás (Líder do PRD)

 

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ss aventureiros abreNa tarde de sábado (13/04), O Plenário Tereza Delta sediou a sessão solene em comemoração ao Dia dos Clubes de Aventureiros. Inspirado em seu "irmão mais velho" - o Clube de Desbravadores - o Clube de Aventureiros é um programa educativo da Igreja Adventista do Sétimo Dia, criado em 1972, semelhante ao Escotismo, exclusivo para crianças de 6 a 9 anos. Foto: Aventureiros Amigos do Coração/Instagram

As crianças inscritas no programa educativo da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), e seus acompanhantes, estiveram no Plenário Tereza Delta na tarde de sábado (13/04) para participar da sessão solene alusiva à data, presidida pelo vereador Julinho Fuzari (Cidadania), nos termos da Resolução nº 3.266, de 18 de novembro de 2020.

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. O parlamentar iniciou sua fala citando Provérbios 22:6 para afirmar que “é isso que o Clube de Aventureiros faz”. Ele explicou que “a solenidade é um reconhecimento do trabalho em incutir nas crianças valores que vão permear toda a sua trajetória de vida e contribuirão para torná-las cidadãos exemplares. Perseverem nesta missão”, concluiu.

Em conjunto com as famílias, os Clubes de Aventureiros oferecem oportunidades de aprendizado e descoberta, de utilização adequada de habilidades, o desenvolvimento da criatividade e a colaboração e a convivência em harmonia com os outros.

Para facilitar a compreensão e a prática das atividades, os Aventureiros são divididos em classes, conforme a idade: Abelhinhas (6 anos), Luminares (7 anos), Edificadores (8 anos) e Mãos Ajudadoras (9 anos), com uma série de requisitos a serem cumpridos ao longo do ano.

Existem também as especialidades, que correspondem a tarefas temáticas, divididas em: Artes Manuais, Habilidades Domésticas, Estudo da Natureza, Atividades Recreativas e Espirituais. A cada classe ou especialidade completada, eles recebem uma insígnia ou distintivo correspondente, colocado no uniforme.

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A solenidade contou com a presença dos integrantes dos Clubes de Aventureiros Amigos do Coração; Arcanjos Kids; Estrelinhas; Falcões Kids; Formiguinhas, Clube Luz do Luar e Mensageiros Mirins. Fotos: Edson Botelho/Facebook e Aventureiros Amigos do Coração/Instagram

HISTÓRIA

ss aventureiros extraFoto: Aventureiros DAS – Oficial/Instagram

Foi em 1972 que a Igreja Adventista do Sétimo Dia tentou, pela primeira vez, criar um programa específico para as crianças menores de dez anos. Isso aconteceu em Washington (EUA), sob a direção de Carolee Riegel.

Em 1975, outra Associação (a do Nordeste – EUA) realizou um programa focado neste grupo especial e, cinco anos mais tarde, várias Associações já estavam seguindo estes exemplos pioneiros. A ideia ganhou força e foi copiada em muitos outros lugares.

Em 1988, a Divisão Norte Americana convidou as Associações interessadas e pessoas especializadas em crianças para estudar a oficialização do Clube de Aventureiros. (Em algumas localidades já se usava este nome).

Uma comissão se reuniu, um ano mais tarde (1989) para atualizar o currículo, as Especialidades e estabelecer normas para a organização e funcionamento do Clube. Participaram deste trabalho líderes da Escola Sabatina infantil, educadores, coordenadores do Ministério da Criança (das Uniões e Associações), e outros especialistas em família e educação infantil.

No mesmo ano (1989), a Associação Geral oficializou as Classes dos Aventureiros (Abelhinhas Laboriosas, Luminares, Edificadores e Mãos Ajudadoras), confirmando o trabalho feito por Teresa Reeve. Ela escreveu o currículo dos Aventureiros com o objetivo de “facilitar a criança partilhar sua fé, se preparar para esta vida e para a vida eterna”.

Em 1990, o plano piloto do Clube de Aventureiros foi iniciado nos Estados Unidos, na Divisão Norte Americana. Um ano depois, a Associação Geral o autorizou, como programa mundial, estabelecendo seus objetivos, currículo, bandeira, uniforme e ideais.

(Com informações do site da Igreja Adventista do Sétimo Dia)

 

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A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE

 

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ss abril laranja abreAcima, os integrantes da mesa de honra da sessão solene em comemoração ao “Abril Laranja”. Criada em 2006, nos Estados Unidos, a campanha tem por objetivo conscientizar e prevenir casos de maus-tratos contra animais.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os maus-tratos praticados contra os animais e homenagear entidades e personalidades dedicadas a esta causa, o vereador Lucas Ferreira (PL) realizou uma sessão solene na noite de sexta-feira (12/04), no Plenário Tereza Delta, conforme dispõe a Resolução nº 3.391, de 18 de maio de 2023, de sua autoria.

ss abril laranja vereadorAcima, o vereador Lucas Ferreira, responsável pela comemoração do “Abril Laranja” no Legislativo, discursa na tribuna do Plenário Tereza Delta. Neste mês de conscientização, é importante lembrar que a prevenção contra a crueldade animal não se limita apenas a proteger cães e gatos de estimação. Abrange também animais selvagens, criados em fazendas e utilizados em entretenimento.

Natalia Ferreira, esposa do vereador Lucas Ferreira, Ricardo de Oliveira Castro Júnior, médico veterinário; Marise Candiev de Campos e seu marido; Caio Oliveira, vice-presidente da ONG Lar Estrela de São Francisco, e sua esposa; Dr. Pedro e sua esposa; Tiago Gonzaga, conselheiro tutelar, e Letícia Santos, cuidadora de cães, compuseram a mesa de honra da solenidade.

ss mosaico homenagens

Acima, a partir da esquerda, o vereador Lucas Ferreira entrega as homenagens ao médico veterinário Ricardo de Oliveira Castro Júnior e à Marise Candiev de Campos, que resgata animais abandonados.

Na ocasião, o parlamentar concedeu o Título de Cidadão São-Bernardense ao médico veterinário Ricardo de Oliveira Castro Júnior e a Medalha João Ramalho à Marise Candiev de Campos, pelo compromisso de ambos em promover o bem-estar e o cuidado dos animais.

ss abril laranja extraViver em local insalubre, passar fome ou sede e não ter liberdade para expressar seu comportamento natural são tipos de atitudes que podem ser enquadradas pela lei como maus-tratos e crueldade contra os animais. Foto: Gerd Altmann por Pixabay

De acordo com os dados da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA), da Secretaria de Segurança Pública, as denúncias de maus-tratos aos animais aumentaram 15,60% entre os anos de 2020 a 2021, passando de 13.887 para 16.042.

Um levantamento do Instituto Pet Brasil, concluiu que existem cerca de 8,8 milhões de animais de estimação em condição de vulnerabilidade e cerca de 185 mil animais abandonados ou resgatados após maus-tratos, sob a tutela de ONGs e grupos de protetores.

No Brasil, os maus tratos contra os animais é crime previsto em lei. A pena pode chegar a até cinco anos de prisão, pagamento de multa, e inclusão do nome do infrator no registro de antecedentes criminais. Quem comete crueldade contra os animais pode ser preso em flagrante pela autoridade policial.

COMO DENUNCIAR MAUS-TRATOS OU CRUELDADE CONTRA ANIMAIS EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

DEPA (Delegacia Eletrônica de Proteção Animal) é um serviço via internet para denúncias de crimes ocorridos no Estado de São Paulo.

É necessário identificar-se para fazer a denúncia e o sigilo dos dados serão preservados se optar pela privacidade no momento do cadastro da denúncia. (http://www.ssp.sp.gov.br/depa/DEPA/Denuncia)

UNIDADES DO ATENDE BEM DA PREFEITURA

O munícipe será direcionado ao setor responsável

Para ligações locais de telefones fixos, de celular e outras localidades: 0800-77-08-156 ou 2630-4650 (2ª a 6ª das 08h30 às 17h).

DICMA - Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente

GCM -153

Polícia Militar - 190

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(Com informações do Projeto de Resolução nº 32/2023, da Agência Brasil e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal)

 

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O ÁLBUM DE FOTOS DA SESSÃO SOLENE 

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