tereza-delta

Tereza Delta
(1948 - 1951)


Em 1947, Tereza Delta foi eleita vereadora com o maior índice de votos já registrados em São Bernardo até então. Sua história na cidade já era antiga, foi responsável pela vinda da primeira ambulância para a cidade, lutou e conseguiu a criação do primeiro estabelecimento estadual de ensino ginasial - atual E.E.P.S.G. "João Ramalho" -, adquiriu a primeira motoniveladora e transformou em Posto de Saúde o local onde antes funcionava a antiga Cadeia Pública.

Ao mesmo, tempo coordenou a construção do primeiro hospital, hoje denominado Hospital Escola Anchieta e conseguiu, em 1953, a elevação do município a categoria de comarca, cujo Fórum foi instalado dois anos depois, pelo prefeito em exercício, Sigismundo Sérgio Ballotim.

Tereza popularizou-se como mulher decidida, capaz de invadir armazéns e obrigar proprietários a colocarem na porta os gêneros alimentícios que estavam escondidos, graças a essas providências extinguiu-se o chamado "câmbio-negro" de óleo, banha e açúcar na cidade. Hostilizavam-se, assim, todos aqueles que tinham seus privilégios ameaçados, enquanto crescia seu prestígio como grande administradora, a tal ponto de lhe valer duas eleições posteriores como deputada estadual.