ss everaldoDr. Everaldo Porto Cunha foi homenageado pelo vereador Minami em uma sessão solene na Câmara Municipal. Foto: Oscar Jupiraci

O ginecologista e obstetra recebeu o título em uma sessão solene realizada na noite de quinta-feira (24/11), no Plenário Tereza Delta, na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo. “O Dr. Everaldo é merecedor desta honraria por residir nesta cidade há muitos anos, construir sua família aqui e se dedicar à comunidade há mais de três décadas, atuando como médico e professor”, explicou o vereador Hiroyuki Minami (PSDB), responsável pela cerimônia.

 

Em seu discurso de agradecimento, o Dr. Everaldo Porto Cunha relembrou o decorrer de sua trajetória pessoal e profissional. “Uma experiência como a que estou vivendo hoje e a comemoração do meu aniversário, em setembro, me fizeram refletir. Completar 65 anos me despertou para a finitude da vida e, mesmo que a gente não queira, termina olhando para trás. Eu olhei para trás. Fiquei muito feliz com aquilo que vi. Agradeci a Deus por tudo o que ele me deu e tive a certeza de que a vida vale a pena ser vivida”, concluiu.

 

Um dos momentos mais emocionantes foi protagonizado por uma das filhas do homenageado. A Dra. Lívia comoveu os convidados ao ler uma carta escrita por ela e pelos irmãos em que declaravam o orgulho que sentiam pelo pai.

 

A sessão teve ainda a apresentação da cantora Lie Bra, interpretando as músicas “Eu sei que vou te amar”, “What a wonderful world” e “Ave Maria”.

 

Convidados

Entre os componentes da mesa de honra estavam, o vereador Hiroyuki Minami, presidente da Comissão Organizadora; o homenageado, Dr. Everaldo Porto Cunha e sua esposa, Dra. Maria Solange de Medeiros Cunha; o Dr. Fulvio Nicolau Bechelli Filho, vice-presidente da Associação Paulista Medicina-Regional São Bernardo do Campo, representando o presidente da PM-Regional, Dr. Marcelo Ferraz de Campos, e o Dr. Florisval Meinão, presidente da APM; o Dr. Rodolfo Strufaldi, presidente da Sociedade de Ginecologia do Estado de São Paulo-Regional ABC; João Vendramini Neto, delegado do Grão-Mestrado do Grande Oriente Paulista, representando Pascoal Marracini, Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente Paulista; Dr. Coríntio Mariani Neto, diretor financeiro da Federação Brasileira da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia e o Dr. Cícero Mathias, chefe de Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC.

 

A solenidade foi realizada nos termos do Decreto Legislativo n° 1.503, de 26 de outubro de 2016, de autoria do vereador Hiroyuki Minami.

 

Clique aqui e veja as fotos do evento.  

 

O homenageado

Dr. Everaldo Porto Cunha nasceu no dia 1 de setembro de 1951, em Ibicuí, uma pequena cidade do interior do sul da Bahia. Viveu ali até os sete anos de idade, quando, juntamente com sua família, mudou-se para São Paulo.

 

Dez anos mais tarde, após aprovação em concurso, foi para a cidade de Guaratinguetá, para cursar a Escola de Especialistas de Aeronáutica, onde se formou em dezembro de 1970 e foi servir na Base Aérea de Recife.

 

No final de 1971, passou no vestibular do Curso de Medicina. Em 1977, concluiu o curso e foi aprovado para a residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Barão de Lucena, em Recife.

No ano seguinte, ainda na residência, foi para um congresso em Salvador e lá reencontrou uma colega de turma, a Dra. Maria Solange, que já morava em São Paulo e trabalhava em São Bernardo do Campo. Dr. Everaldo chegou aqui em janeiro de 1980, onde se casou com sua antiga amiga e
com ela construiu sua família.

 

Da união do casal, nasceram três filhos: Michelle, juíza de direito, casada com Genilson Carreiro; Lívia, médica, casada com Thiago e Everaldo Filho, que atualmente mora fora do país, servindo como diplomata na Embaixada do Brasil em Lisboa. Completam a família, seus dois netos: José, com 4 anos de idade, e Joaquim, com 2.

 

Fundou, juntamente com o Dr Luiz Carlos João, a Regional da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Grande ABC, tendo exercido nesta instituição, os cargos de Secretário e Presidente.

 

Assumiu a Diretoria Científica da APM regional SBC, e, posteriormente, os postos de Secretário, Vice-Presidente e Presidente, no período 2008/2011.

Atualmente, é Delegado da Regional SBC e Diretor da Primeira Distrital de Regionais na APM Estadual.