ss sgiLauro Arita, representante da SGI, recebe diploma de congratulações entregue pelo vereador Minami. Foto: Oscar Jupiraci

Presente em 192 países e territórios, com mais de 12 milhões de associados, a organização não governamental que promove a paz e o respeito pela vida humana foi homenageada na tarde de sábado (19/11), no Plenário Tereza Delta, na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo.

O vereador Hiroyuki Minami (PSDB), responsável pela cerimônia, explicou que a ocasião também celebrava o 50º ano da visita do Presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, ao Brasil. “Desde 1983, ele sugere propostas à ONU. Neste ano, o tema foi ‘Respeito Universal pela Dignidade Humana: O Grande Caminho da Paz”, explicou.

Além de citar os princípios da filosofia humanista de Nichiren Daishonin, cuja diretriz básica é felicidade plena de toda humanidade, Minami ressaltou a preocupação da Soka Gakkai com a preservação ambiental e a sustentabilidade. “É preciso encontrar alternativas, substituir o petróleo, favorecer a agricultura orgânica, garantir o replantio de matas e florestas, preservar as áreas verdes, utilizar energias limpas e renováveis e incentivar o uso consciente da água para dar continuidade ao planeta Terra”.

Outro assunto importante para a SGI é a questão dos refugiados. “Não podemos criar um futuro melhor sem combatermos diretamente os desafios que esses grupos enfrentam. Mas existem pessoas que recebem o inesperado aparecimento de refugiados em suas comunidades com profunda empatia por tanto sofrimento e que, espontaneamente, estendem a mão generosa para quem perdeu o lar”, declarou Minami.

Representando a SGI, Lauro Arita, consultor da subcoordenadoria Grande ABC, recebeu o diploma de menção honrosa em nome do Presidente da Associação. “O profundo respeito e gratidão que manifestamos ao Dr. Daisaku Ikeda deve-se a herança que ele carrega em seu coração - os mesmos ideais dos fundadores da Soka Gakkai, os professores Tsunessaburo Makiguti e Jossei Toda. Desde sua juventude, ele vem se dedicando, sem medir esforços, para arraigar na sociedade, os nobres ideais da paz, cultura e educação”, afirmou Arita em seu agradecimento.

Compuseram a mesa de honra, o vereador Hiroyuki Minami, presidente da Comissão Organizadora; o deputado estadual e prefeito eleito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB); Lauro Arita, representante da SGI e consultor da subcoordenadoria Grande ABC; Euclides Beck, responsável RM-São Bernardo do Campo; Creuza Longhini, vice-responsável RM-São Bernardo do Campo; Thiago Lombardi, responsável RM-São Bernardo do Campo; Alessandra Miyagawa, responsável RM-São Bernardo do Campo; Mari Nagaoka, responsável da Divisão dos Estudantes RM-São Bernardo do Campo e Tsukasa Tashiro, consultor da subcoordenadoria do Grande ABC.

A solenidade foi realizada nos termos da Resolução n° 2.315, de 30 de junho de 2005.

Clique aqui e veja as fotos do evento.