125 forum idoso 3Dr. Arnaldo Lichtenstein durante sua palestra no 125° Fórum do Idoso. Foto: Oscar Jupiraci

O Dr. Arnaldo Lichtenstein abordou os tipos de confusão mental em idosos na segunda parte de sua palestra no 125° Fórum do Idoso. O evento aconteceu na sexta-feira (30/09), no Plenário Tereza Delta, na Câmara Municipal.

O médico explicou que nem sempre o esquecimento é temível. “Existem diferentes tipos de alterações. Se não souber onde está a chave do carro, você está com déficit de atenção. Agora, se estiver com a chave do carro na mão e não se lembrar para que serve, é um déficit de memória”.

Saiba como identificar essas variações:

Sinal verde

Segundo o Dr. Arnaldo, não se lembrar de onde deixou objetos como chaves ou óculos é comum em pessoas de todas as idades. “Não é motivo para se apavorar. Isso normalmente acontece quando a pessoa não está concentrada naquilo que está fazendo porque está estressada ou sobrecarregada, realizando várias atividades ao mesmo tempo”.

Sinal amarelo

O alerta é dado quando esses lapsos de memória se intensificam e se tornam frequentes.

Sinal vermelho

O esquecimento de fatos importantes é uma advertência. “Quando a pessoa começa a não conseguir executar algo que fazia rotineiramente como, por exemplo, uma receita de bolo que sempre preparou, quando não está dirigindo direito, esquece o fogo aceso, se perde na volta para casa. São indicativos de que algo não está legal”.

Ficar confuso de uma hora para outra também é muito sério. “Pode estar acontecendo um derrame, algo no cérebro”.

As pessoas próximas ao idoso devem ficar atentas a mudanças. “Não saber onde está, quem é, não reconhecer os outros, também é preocupante porque essa situação pode ser resultado de falta de oxigenação causada por pneumonia, desidratação ou oscilação da quantidade de açúcar no sangue”, advertiu o médico.

Dr. Arnaldo deu algumas dicas que podem ajudar na rotina cotidiana:

- evite fazer várias atividades ao mesmo tempo;

- mantenha uma agenda e escreva as pequenas obrigações diárias como, por exemplo, os horários dos remédios;

- fortaleça e estimule o cérebro com desafios intelectuais simples como jogos de palavras e passatempos de lógica. Discuta e interprete as notícias do dia;

- visite o médico regularmente porque, com exames rápidos, ele pode detectar se existe um quadro demencial, progressões ou alterações de memória.

O Fórum do Idoso faz parte do calendário de atividades do Legislativo Municipal. Sua realização segue os termos da Resolução n° 2.918, de 31 de outubro de 2012, de autoria do vereador Hiroyuki Minami.

Clique aqui para ler sobre o tema tratado na primeira parte da conferência do Dr. Arnaldo Lichtenstein no 125° Fórum do Idoso.