desbravadoresO vereador Cabrera foi homenageado na sessão solene em comemoração ao Dia dos Desbravadores no município de São Bernardo do Campo. Foto: Oscar Jupiraci

A data foi comemorada em uma sessão solene na tarde de sábado, 10 de setembro. O público, formado principalmente por adolescentes, compareceu ao Plenário Tereza Delta para prestigiar a cerimônia presidida pelo vereador Cabrera. “Nestes 12 anos como vereador nesta Casa, sempre tive o privilégio de recebê-los, nesta época, para prestar este tributo. É nossa função reconhecer aqueles que contribuem para o desenvolvimento de São Bernardo do Campo”, anunciou Cabrera.

O parlamentar parabenizou os diretores dos Clubes de Desbravadores “pela importância que vocês têm na formação da juventude aqui presente. Certamente, serão os jovens que farão toda a diferença no futuro, empenhando-se para o progresso do nosso município, em uma sociedade justa - que é algo que vocês sempre defenderam”.

O Clube de Desbravadores está presente em mais de 200 países, com 100 mil sedes e aproximadamente 2 milhões de participantes. Existem oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia.

Meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes religiões, reúnem-se uma vez por semana para aprender talentos, habilidades, percepções e aprimorar o gosto pela natureza.

Trabalham em equipe procurando sempre serem úteis à comunidade. Prestam socorro em calamidades e participam ativamente de campanhas para ajudar pessoas carentes. Combatem, também, o uso do fumo, álcool e drogas.

Durante a solenidade, os Desbravadores homenagearam o vereador Cabrera e seu assessor, José Edson Botelho de Antônio.  Outro destaque foi a Admissão do Lenço, uma cerimônia que torna oficial a inclusão de um aspirante ao Clube dos Desbravadores.

O coordenador regional, Dr. Angelo Breda Filho, fez um discurso dirigido à plateia. “Oferecemos um programa para vocês entenderem a influência que um indivíduo de bem tem sobre os demais. Vocês, que hoje são Desbravadores, amanhã serão líderes. Quanto maior a função, maior a responsabilidade. Quanto melhor ou mais alto o seu cargo, mais lhe será cobrado. Isso nos move a fazer as coisas certas e direitas. Se você está errado na sua vida, pare e reflita. Suas ações e atitudes podem fazer diferença para sempre”.

O deputado federal Alex Manente compareceu ao evento e ressaltou as ações praticadas pelos Desbravadores. “Instituições como a de vocês incentivam uma sociedade correta, justa, fraterna, equilibrada, dando condições aos jovens de hoje para que tenham uma formação cidadã e a oportunidade de buscar um amanhã com mais e melhores perspectivas dentro dos valores e princípios que precisamos”.

Reuniram-se, na mesa de honra, o vereador Cabrera, presidente da comissão organizadora; o pastor Gustavo Delgado, departamental de Desbravadores da Associação Paulista Sudeste da Igreja Adventista do 7° Dia; Dr. Angelo Breda Filho, coordenador regional da 1ª Região de Desbravadores da Associação Paulista Sudeste da Igreja Adventista do 7° Dia; o professor José Nilson Carneiro de Lima, coordenador regional da 3ª Região de Desbravadores da Associação Paulista Sudeste da Igreja Adventista do 7° Dia; o pastor Marcelo Kislitsyn, capelão do Colégio Adventista de São Bernardo do Campo; José Edson Botelho de Antônio, assessor do vereador Cabrera e os pastores distritais José Vanderlei Elias, do distrito do Jardim Ipê, e Berengar Dammann, do distrito do Bairro Ferrazópolis.

A sessão solene foi realizada nos termos da Resolução n° 3.040, de 10 de setembro de 2015, de autoria do vereador Cabrera.

Clique aqui e veja as fotos do evento.