ss advogadosO vereador Juarez Tudo Azul, uma das homenageadas, Dra. Diana Maria de Lima, e a presidente interina da OAB 39ª Subseção-SBC, Dra. Lídia Martins Porfírio. Foto: Oscar Jupiraci.

A cerimônia, presidida pelo vereador Juarez Tudo Azul, na quinta-feira, 11 de agosto, lotou o Plenário Tereza Delta, da Câmara de São Bernardo do Campo. Foi um tributo aos profissionais que prestaram relevantes serviços jurídicos à população e contribuíram para o progresso do município.

Cerca de 450 convidados prestigiaram a outorga da “Medalha Advogado do Ano” - juntamente com um diploma – aos advogados inscritos na 39ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo.

Além de Juarez Tudo Azul, ocuparam lugares de destaque na mesa de honra, o deputado estadual Orlando Morando; o procurador Dr. Sylvio Villas Bôas Dias do Prado, representando o Prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho; Dra. Lídia Martins Porfírio, presidente interina da OAB – 39ª Subseção de São Bernardo do Campo; o conselheiro da OAB do Estado de São Paulo, Dr. Uriel Carlos Aleixo, representando o presidente da OAB de São Paulo, Dr. Marcos da Costa; o presidente licenciado da 39ª Subseção, Dr. Luís Ricardo Vasques Davanzo, representando o deputado federal Alex Manente; o juiz de Direito da 3ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, Dr. Edegar de Souza Castro e Kazu Kawamoto, delegado de polícia de São Bernardo do Campo.

Este ano, receberam homenagens, a Dra. Diana Maria de Lima, o Dr. Antônio Dárvio de Jesus Cristóvão, o Dr. Sérgio Luiz dos Santos, o Dr. Célio Silva e o Dr. Wander Sigoli. Também foram condecorados os escritórios “Bruno, Preotesco e Advogados”, “Guezine, Francischini e Advogados” e “Calamari Sociedade Individual de Advocacia”.

As apresentações musicais ficaram a cargo do “Coral da OAB”, sob a regência do maestro Samuel Inácio da Silva, e da “Orquestra Carlos Gomes”, conduzida pelo maestro Wilson Dias.

Em seu pronunciamento, Juarez Tudo Azul citou o artigo 133 da Constituição Federal brasileira: “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.

Como veem, é ele que representa o cidadão perante o Estado na busca do direito violado. Para esse profissional não existe rico ou pobre, mas, tão somente, cliente, a ponto de que, uma vez contratado, assumir para si, a responsabilidade em busca da liberdade e da defesa dos mais diversos interesses”, afirmou o vereador.

A Dra. Diana Maria de Lima, que discursou em nome dos homenageados, mencionou gratidão pelo apoio de familiares e amigos no desenvolvimento profissional. “Igualmente cabe agradecimentos a todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram com a nossa formação.”

Ela concluiu sua fala mencionando Augusto Cury, médico e escritor brasileiro. “A busca pelo conhecimento no exercício da advocacia se torna constante, pois ‘a grandeza do ser humano não está em quanto ele sabe, mas em quanto ele tem consciência que não sabe.”

O Dia do Advogado faz parte do calendário de eventos oficiais da cidade de São Bernardo do Campo. A data marca a criação dos primeiros cursos de Direito no Brasil, no ano de 1827.

A solenidade foi realizada conforme os termos da Resolução nº 973, de 03 de agosto de 1990, e da Resolução nº 3.003, de 11 de setembro de 2014, de autoria do vereador Juarez Tudo Azul.

Clique aqui e veja as fotos do evento.