Imprimir

abreAlém do vereador e do homenageado (ao centro), compuseram a mesa de honra: Marcelo De Angelis, conhecido como “Horse” (à direita) e Fábio Giga (à esquerda). Foto Oscar Jupiraci.

Na noite de ontem (07/11), o vereador Estevão Camolesi (Cidadania) homenageou o fisiculturista Renato Cariani com o Título de Cidadão São-Bernardense. A sessão solene foi realizada nos termos do Decreto Legislativo nº 1.580, de 20 de fevereiro de 2019, de autoria do próprio vereador.

Em seu pronunciamento, o vereador Estevão Camolesi comentou sobre os desafios que o mundo moderno apresenta às pessoas. “Ele é repleto de possibilidades que podem ser bem aproveitadas ou mal aproveitadas. O que geralmente falta no mundo não são oportunidades, é a capacidade de perceber a oportunidade como tal. Portanto, à medida que nós vamos amadurecendo, tornando-nos pessoas melhores, é sinal de que esse amadurecimento vem pelo aproveitamento das oportunidades. Oportunidades estas que todos os que estão aqui estão buscando, na área sentimental, financeira, espiritual, física, todos nós queremos crescer. Mas crescer mantendo o nosso crescimento interior e exterior a fim de que a nossa vida tenha um valor muito grande”, ressaltou o vereador.

camolesi“Você inspira as pessoas a chegar lá pelo caminho certo. Inspirou-me a ter uma vida mais ativa e saudável, treino todos os dias. Você nunca deixou seus amigos para trás, aqueles que no fundo são a causa da motivação para que você continue fazendo o que está fazendo”, comentou o vereador. Foto: Oscar Jupiraci.

Essa é uma época de muitos desafios. Depressão, síndrome do pânico, transtornos mentais nas suas mais variadas possibilidades são as doenças dos dias de hoje. “Por isso, quando encontramos pessoas que incentivam outras pessoas; pessoas que estendem a mão quando muitos cruzaram os braços, nós temos que incentivar e homenagear essas pessoas, porque vivemos em um mundo muito egocêntrico. Por isso, nesta noite nós te homenageamos. Quando te conheci, tive a certeza de que você merecia esse prêmio, que é a maior honraria que a Câmara Municipal pode dar para alguém. Você inspira outras pessoas, pelo seu sucesso na área financeira, esportiva, familiar, nas mídias sociais. Mas o seu sucesso não é exclusivista e sim inclusivista: trouxe outros para dividir o sucesso com você”, destacou Camolesi.

entrega tituloRenato Cariani comemora a entrega do Título de Cidadão São-Bernardense. Foto: Oscar Jupiraci.

Em seu discurso de agradecimento, Renato comentou sobre sua infância e juventude difíceis e do quanto se orgulha da sua carreira, da sua formação, das suas conquistas alcançadas com trabalho árduo. “Construir algo para você é muito importante, mas o trabalho que nós fazemos é muito mais importante do que a minha fábrica, meu carro, minha casa confortável. Por que aí eu sou uma pessoa que traz valor na vida de outras pessoas. Me emociona saber que esse título que eu estou recebendo não está ligada à minha carreia profissional ou àquilo que eu acumulei de patrimônio, mas está ligado ao número de pessoas que eu pude ajudar através de nossos vídeos”, contou, emocionado, o homenageado.

renato“Isso é o que eu escolhi para minha vida: poder ajudar outras pessoas através dos vídeos que nós fazemos. Esse título não é meu, ele é de todas as pessoas que estão aqui presentes”, enfatizou o homenageado. Foto: Oscar Jupiraci.

Renato destacou, ainda, que o que mais o motiva e orgulha é saber que pessoas deixaram a obesidade, o sedentarismo, um vício no álcool, uma dependência química, a depressão e se entregaram para o esporte e, através disso, conseguiram mudar as suas vidas. “Saber que pessoas assistem a nossos vídeos para se inspirarem a passar no vestibular, num concurso público. Saber que milhares de pessoas puderam se beneficiar de alguma forma ou mudar a sua vida, isso sim é grandioso, me motiva e me orgulha. Fazer esses vídeos move a minha alma, aquece o meu coração, isso faz de mim uma pessoa de verdade. E saber que cada um de vocês veio de longe hoje para prestigiar esse evento, isso me mostra que eu estou no caminho certo”, evidenciou Cariani.

fasMuitos fãs vieram de longe para prestigiar o homenageado e também aproveitaram o momento para tirar fotos e bater um papo com Renato. Foto: Oscar Jupiraci.

Mais sobre o homenageado

Renato Cariani nasceu em 1976, no bairro Cidade Dutra, na cidade de São Paulo - SP. Filho de uma empregada doméstica e um operário industrial, teve uma infância simples, sofrendo bullying na escola por usar roupas desgastadas e ser obeso.

Sempre foi muito estudioso e em razão disso, foi eleito o melhor aluno do ensino fundamental. Concluiu o ensino médio profissionalizante com muitas dificuldades e esforços.

Entretanto, um sonho o acompanhou desde a infância: a musculação. Como desde pequeno enfrentava problemas devido ao excesso de peso, sonhava em ter um físico forte para se livrar de vez do bullying sofrido.

Aos 15 anos de idade, iniciou sua carreira na área química como auxiliar de laboratório e trilhou um caminho de sucesso, passando por diversas empresas como a Natura Cosméticos, DPC Medlab, entre outras, chegando ao cargo de Responsável Técnico com apenas 24 anos de idade.

Paralelamente a sua carreira profissional, o amor pelo esporte sempre caminhou lado a lado. Muito dedicado e focado, passou a transformar o seu físico, e o garoto que era obeso, tornou-se um grande atleta. Aos 23 anos de idade, realizou sua primeira competição de fisiculturismo, conquistando o Vice-Campeonato Paulista.

Assim, sem deixar a sua vida profissional de lado, concluiu os cursos de graduação em Química e Administração de Empresas, ao mesmo tempo em que construiu sua vida de atleta, mantendo os bons hábitos e uma rotina de treino regrado, sempre acompanhando os campeonatos e o cenário do fisiculturismo.

Aos 40 anos de idade, já possuía uma carreira sólida e consagrada, ocupando o cargo de sócio-diretor de uma indústria química, fundada em 1981 e situada no ABC Paulista.

Desse modo, resolveu então se dedicar com mais afinco ao fisiculturismo e participar novamente das competições.

Em seu retorno aos campeonatos, conseguiu conquistar o terceiro lugar na competição e cinco meses após o retorno, no campeonato Mr. Santos, venceu em sua categoria e na disputa entre todos os atletas de todas as categorias, onde se consagrou grande campeão da noite, o campeão "Overall".

Motivado pela vitória e sendo um grande entusiasta das redes sociais, passou a produzir conteúdo e vídeos no YouTube para ajudar as pessoas que acreditam que podem ter vidas "normais" e colocar o esporte que amam dentro de sua rotina, transformando suas mentes e seus corpos para a longevidade.

Atualmente, divulga vídeos e motiva milhares de pessoas, mostrando que o trabalho duro, aliado à honestidade com todos ao seu redor é o segredo do sucesso duradouro e da conquista de seus objetivos.

Com mais de 20 milhões de visualizações no YouTube e pouco mais de 500 mil seguidores no Instagram, encara essa rotina com muita responsabilidade e como uma grande missão, pois são pessoas que se espelham nele e esperam seu melhor todos os dias, para que, através desta motivação, eles também possam ter um dia melhor e mais forte.

Desde o ano 2002, é morador da cidade de São Bernardo do Campo, que adotou como cidade natal e de coração. Já residiu no bairro Rudge Ramos e atualmente reside no bairro do Parque dos Pássaros e se sente muito feliz e honrado em ver a cidade que escolheu crescendo e se estruturando cada dia mais.