Imprimir

abre advogadoPlenário lotado para comemorar o “Dia do Advogado”. Foto: Oscar Jupiraci.

Na noite da última sexta-feira (16/08) foi comemorado o Dia do Advogado no Plenário Tereza Delta, ocasião em que advogados da região foram homenageados. A sessão solene foi presidida pelo vereador Juarez Tudo Azul (PSDB) e realizada nos termos da Resolução n° 973, de 03 de agosto de 1990 e da Resolução n° 3003, de 11 de setembro de 2014, de autoria do vereador.

Além do vereador, compuseram a mesa de honra: Dr. José Roberto Gil Fonseca, secretário municipal de Cidadania, Assuntos Jurídicos e Pessoa com Deficiência, representando o Poder Executivo; Dr. Caio Augusto Silva dos Santos, presidente da OAB-SP; Dr. Luiz Ribeiro Oliveira Nascimento Costa Junior, presidente da OAB Subseção São Bernardo do Campo; Dr. Luís Ricardo Vasquez Davanzo, presidente da CAASP, Coronel Paulo Nishikawa, deputado estadual; Valdir Florindo, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho; Davi Furtado Meirelles, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho; 1° tenente da PM Anésio, representando o Tenente Coronel do 6° BPM, Jayro Leo; Benedito Marques Filho, grão-mestre do Estado de São Paulo; Admir Ferro, ex-vereador e ex-presidente da Assembleia Constituinte e Irma Pereira Maceira, conselheira seccional da OAB-SP.

O vereador destacou a importância da profissão como um dos ofícios mais valorosos que um profissional pode exercer a serviço da sociedade. “O Direito se projeta no plano da experiência concreta e seu universo tem tamanha abrangência e tão vastos campos e são infinitos os caminhos de acesso. Tenho certeza que muitos advogados aprendem e conhecem a grandeza a grandeza de nossa posição a partir de seu pleno exercício, defendendo a ética, a democracia e a verdade”, comentou Juarez. O termo “advogado” deriva do latim “advocatus”, ou seja, aquele chamado para ajudar e faz referência também ao exercício previsto constitucionalmente no artigo 133 da Constituição Federal, como indispensável à administração da justiça. “É com base na justiça e na verdade e no Direito que surgem homens e mulheres justos, dispostos a lutar por outras pessoas e assim ensejar a uma posição pautada na dignidade da pessoa humana. Neste contexto, a Ordem dos Advogados do Brasil tem tido um papel muito importante na sociedade civil, tanto na formação das instituições, como na defesa da república na construção deste país” salientou o parlamentar. 

juarez“A medalha ‘advogado do ano’ é uma honraria aos advogados que prestaram relevantes serviços jurídicos à população”, destacou Juarez Tudo Azul. Foto: Oscar Jupiraci.

Na ocasião foram entregues medalhas do “Advogado do Ano” a:

- Dr. Amilcar Pezzolo;

- Dr. Armando Cavinato Filho;

- Dr. Eduardo Moretti;

- Dr. Leandro Aguiar Piccino;

- Dra. Lidia Martins Porfirio;

- Dr. Marcelo José Ladeira Mauad;

- Dr. Marco Antonio Bosculo Pacheco;

- Dra. Neide Marossi;

- Dra. Priscilla Milena Simonato de Migueli;

- Dr. Túlio Marcus Carvalho Cunha

Destaques

leandroLeandro Aguiar Piccino usou a tribuna para falar em nome de todos os homenageados. “É uma homenagem significativa, muito valorosa. Os profissionais aqui homenageados hoje são realizados na advocacia e contribuíram sobremaneira para a nossa instituição OAB”, comentou. Foto: Oscar Jupiraci.

luiz ribeiroLuiz Ribeiro Oliveira Nascimento Costa Junior discursou em nome da OAB de São Bernardo do Campo. “O advogado nada mais é do que representante do cidadão. Nós estamos brigando pelos direitos do cidadão. Nós (da advocacia) não queremos privilégios; nós exigimos respeito. Nada mais do que os nossos direitos respeitados; nada mais do que o direito do cidadão seja respeitado”, ressaltou. Foto: Oscar Jupiraci.

davanzoLuís Ricardo Vasques Davanzo, presidente da CAASP, destacou a obrigação da classe de defender a advocacia. “Nós devemos defender aquilo que falamos na nossa oração de juramento. Devemos defender a Constituição, os direitos humanos, o Estado Democrático de Direito, a justiça social”, enfatizou. Foto: Oscar Jupiraci.caio augustoCaio Augusto Silva dos Santos, presidente da OAB-SP, também fez uso da palavra e agradeceu a iniciativa do vereador que valoriza os profissionais da advocacia. “Representa a possibilidade deste município, através da Câmara Municipal, valorizar o exercício da advocacia que exige de cada um de nós um comprometimento jamais imaginado para a sustentação do Estado Democrático de Direito. O exercício da advocacia requer de nós descida do muro para que estejamos ao lado do cidadão. O compromisso da OAB é com o Estado Democrático de Direito”, reforçou. Foto: Oscar Jupiraci.