Imprimir

abre almirVereador Almir do Gás (PSDB) foi o presidente da comissão organizadora. Foto: Oscar Jupiraci.

Na noite de quinta-feira, 25 de abril, foi realizada homenagem a três cidadãos São-Bernardenses em uma solenidade presidida pelo vereador Almir do Gás (PSDB) no Plenário Tereza Delta.

Os senhores José Humberto de Souza, José Carlos Nunes Corrêa e Luiz Santos foram condecorados com o Título de Cidadão São-Bernardense pelos Decretos Legislativos nº 1.581, de 20 de fevereiro de 2019; nº 1.582, de 20 de fevereiro de 2019 e nº 1.583, de 7 de março de 2019, todos de autoria do vereador Almir do Gás.

mesaCompuseram a mesa de honra: Luiz Santos e sua mãe Maria dos Santos; José Humberto de Souza, sua esposa Gislene Gutierrez, Nilza Torres de Barros, esposa do vereador, Vereador Almir do Gás; Adriana Rocha, esposa de José Carlos Nunes Corrêa. Foto: Oscar Jupiraci.

O Sr. José Humberto de Souza nasceu no dia 29 de junho de 1964, em Nova Olinda, Estado do Ceará.

Com apenas quatro meses de idade mudou-se com seus pais para a cidade de São Bernardo do Campo, onde reside até hoje. Estudou em escolas municipais da região.

Começou a trabalhar aos quinze anos de idade para auxiliar os pais nas despesas de casa. Com a ajuda de seus pais, formou-se técnico em Química e graduou-se em Licenciatura em Ciências.

Casou-se aos vinte e sete anos de idade com a Sra. Gislene, professora da rede pública de São Bernardo do Campo, a qual o auxiliou a realizar seus projetos e com quem construiu uma família. Tem duas filhas, de 21 e 22 anos, que, como os pais, estudaram em escolas municipais e hoje cursam universidades públicas do Estado de São Paulo.

Sua vontade de participar de projetos sociais nasceu ainda na adolescência, na troca de experiências vividas com um de seus amigos, portador de deficiência visual, o qual necessitava de apoio, da narrativa dos jogos de futebol da rua e adaptação das brincadeiras com vista à inclusão do amigo.

Sempre que possível, participa de ações sociais. Na sua trajetória profissional como Químico e Técnico em empresas de tintas, desenvolveu junto aos amigos de trabalho um projeto que levava capacitação profissional em "auxiliar de pintura", ou "pintor aprendiz" às pessoas carentes da comunidade. Realizou, com alguns desses jovens, a pintura da Estátua do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no estado do Ceará.

José Humberto entende que dar oportunidade de qualificação profissional para alguém que se encontra em situação de desemprego é uma forma de agradecimento a quem lhe concedeu o conhecimento.

Participou de mais de cem projetos sociais no Brasil durante trinta e dois anos de profissão e teve a oportunidade de trabalhar como voluntário em diversas entidades assistenciais da região, como: Lar da Mamãe Clory; Paróquia Nossa Senhora da Assunção; Paróquia São João Batista (Igreja Matriz do Rudge Ramos); Alcoólicos Anônimos - Grupo Riacho Grande; Sede Católica do Riacho Grande; EMEB Júlio de Grammont; Rotary Club e Associação Social Beneficente de Resgate e Amparo à Criança (ASSISBRAC).

O Lar da Mamãe Clory foi uma das entidades que mais lhe proporcionou momentos felizes no trabalho voluntário, seja como pizzaiolo ou churrasqueiro, atividades com as quais contribuía com a arrecadação de verbas para a aquisição de utensílios básicos para o público-alvo da instituição: crianças e idosos.

O Rotary Club também fez parte de sua vida, em especial a unidade de São Bernardo do Campo - Rudge Ramos, onde conheceu um grupo de amigos que, como ele, também tem por objetivo principal estimular e fomentar o ideal de servir e ajudar o próximo.

jose humberto“Projeto social a gente não faz sozinho, dependemos dos amigos que nos apoiam, das empresas que apoiam financeiramente. Reconhecimento é muito bom, mas o maior reconhecimento é quando você termina um projeto social e enxerga o brilho nos olhos daquele que o recebe”, comentou o homenageado José Humberto de Souza. Foto: Oscar Jupiraci.

O Sr. José Carlos Nunes Corrêa, conhecido como Carlinhos, nasceu em 27 de novembro de 1963, na cidade de Aracruz, no Estado do Espírito Santo.

Casou-se com a Sra. Adriana aos 27 anos de idade. É pai de dois filhos: Luís Fernando, de 27 anos e Jean Carlo, de 25 anos de idade.

Mudou-se para São Bernardo do Campo aos 22 anos de idade, a convite de um primo, o Sr. Gílson, para trabalhar no ramo de materiais de construção.

Nessa época, passou por momentos difíceis, pois só havia um caminhão para buscar a mercadoria na distribuidora e entregar para o cliente final. Iniciava seu trabalho às 4 horas da manhã e encerrava o expediente às 22 horas.

Posteriormente, alugou junto com seu primo um terreno localizado na Estrada dos Alvarengas com a Estrada do Poney Club, situado no Grande Alvarenga e com muito esforço e dedicação construíram um salão e constituíram uma sociedade, inaugurando seu próprio estabelecimento de venda de materiais de construção.

Conquistou muitos clientes, sempre com dedicação. Alterou o nome do depósito para "Carlinhos Materiais para Construção" e acabou conquistando muita popularidade na região. Posteriormente, alterou o nome para "Trevo Materiais para Construção", onde trabalha até os dias de hoje, juntamente com seus filhos.

jose carlos“Quando cheguei em São Bernardo do Campo, trouxe três sementes que plantei e fui regando aos poucos: amor, confiança e respeito e colhi muito dessas três sementes. Se todos plantarem a semente do bem, vão colher muitas coisas boas”, destacou o homenageado José Carlos Nunes Corrêa. Foto: Oscar Jupiraci.

O Sr. Luiz Santos nasceu no dia 10 de novembro de 1977, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro.

É referência em estética facial, área em que atua realizando aplicação permanente e alongamento dos cílios, além de todo o trabalho de design, correção, inovação e tratamento das sobrancelhas.

Em 1998, ano em que se formou cabeleireiro pelo SENAC (Serviço Nacional do Comércio) deu início à sua trajetória profissional. Após um ano de sua formação, foi convidado para fazer parte da equipe do salão Primo Bonafini, em São Bernardo do Campo.

Incentivado pelo proprietário do salão, em 2001 iniciou uma série de cursos na área de design, micropigmentação, estudos da fisiologia da pele e dos fios, além de participar de inúmeras palestras, congressos e feiras no Brasil e no exterior. Foi o precursor da profissão de designer no ABC e um dos primeiros também na cidade de São Paulo.

Em 2002, fixou residência em São Bernardo do Campo, cidade que o acolheu profissionalmente. Em 2004, foi convidado pela Rede Globo para ingressar no time de maquiagem da emissora e atuar diretamente no programa apresentado por Ana Maria Braga.

A partir de 2008, começou a ganhar destaque, tendo em vista sua formação pioneira em micropigmentação e design. Esta exposição foi fundamental para o fortalecimento do seu nome.

Luiz credita seu crescimento profissional à dedicação e esforço em buscar sempre o melhor. Nesses 20 anos de trabalho, passou por renomados salões, fez amigos e consolidou sua carreira. De expectador, passou a ser chamado para palestrar em eventos do setor no Brasil e no exterior, em países como Argentina, Chile e Bolívia.

luiz santos“Essa homenagem reflete a trajetória do meu trabalho, de tudo o que eu já fiz. São Bernardo é uma cidade que me acolheu”, contou o homenageado Luiz Santos.