Imprimir

ss exercito abreOs atiradores do TG nº 02-078 foram homenageados durante a sessão solene presidida pelo vereador Julinho Fuzari. Foto: Oscar Jupiraci

Na noite de terça-feira (16/04), quase uma centena de atiradores do Tiro de Guerra nº 02-078, sediado em São Bernardo do Campo, compareceram ao Plenário Tereza Delta para comemorar a data e receber diplomas de congratulação entregues pelo vereador Julinho Fuzari (PPS), presidente da Comissão Organizadora da cerimônia. 

ss exercito fuzari“Sempre falo da importância de resgatarmos alguns valores que ficaram esquecidos no tempo: o amor à Pátria, à família, ao próximo e a obediência ao mais velho”, afirmou o vereador Julinho Fuzari na tribuna. Foto: Oscar Jupiraci

Em seu discurso, o parlamentar ressaltou a importância do Tiro de Guerra na vida dos recrutas. “Parabenizo os atiradores, tenho certeza de que serão sementes na vida de outras pessoas, multiplicadores de tudo aquilo que aprenderam. Sei e reconheço que o Tiro de Guerra tem um papel fundamental na formação desses jovens. Pode ser que muitos nem sigam carreira no Exército, mas tenho certeza de que levarão para o resto da vida o aprendizado que tiveram, de forma a contribuir com a nossa cidade, o nosso Estado e o nosso País. Se cada um fizer a sua parte, tenho certeza de que seremos capazes de mudar a Nação. Isso depende de nós”.

ss exercito subtenentesA partir da esquerda, os Subtenentes Pedro Castro dos Prazeres, Chefe de Instrução do TG 02-078, e Mauro José Alves Fantagucci, Instrutor do TG 02-078. Fotos: Oscar Jupiraci

O Subtenente Pedro Castro dos Prazeres, Chefe de Instrução do TG 02-078, afirmou que os militares cultuam “alguns valores que, hoje em dia, estão em desuso, são ‘fora de moda’, como muitos dizem. Admiramos a honra, a coragem, o companheirismo, o patriotismo, os símbolos nacionais, o nosso Brasil; e é isso que procuramos ensinar aos nossos atiradores, jovens que envergam a farda verde-oliva do Exército Brasileiro e representam nossa instituição: respeitem sua família, sua cidade, sua Pátria”.

“Ao longo de vinte e sete anos de serviço, tive um presente duplo: chegando ao final da carreira, recebi o prêmio de ser acolhido nesta cidade e a felicidade nobre e ímpar de ser uma ferramenta na vida desses jovens que nos fazem mais aprender do que ensinar diante das suas dificuldades e limitações, que nos lembram de quando tínhamos essa idade, onde estamos agora e nos despertam o desejo de que algum dia alcancem patamares maiores do que aqueles que atingimos hoje”, afirmou o Subtenente Mauro José Alves Fantagucci, Instrutor do TG 02-078.

ss exercito mesaAlém dos Subtenentes (ambos à direita), o vereador Joilson Santos (PT) e Silmara Assunção, secretária do TG 02-078, foram convidados a compor a mesa de honra ao lado de Julinho Fuzari (ao centro). Foto: Oscar Jupiraci

Informações complementares

ss exercito tg 2Fotos: Oscar JupiraciA solenidade foi realizada nos termos das Leis Municipais nº 4.958, de 11 de abril de 2001, e nº 5.951, de 14 de maio de 2009, que instituem e regulamentam a comemoração da “Semana do Exército Brasileiro” em São Bernardo do Campo. 

Na sexta-feira, dia 19 de abril, o Brasil comemora o “Dia do Exército”. A celebração remete à Primeira Batalha dos Guararapes, episódio acontecido em Pernambuco em 1648. Na ocasião, brasileiros resistiram a invasores holandeses que, há 18 anos, dominavam boa parte da Região Nordeste.

Pelo Decreto nº 51.429, de 13 de março de 1962, sancionado pelo presidente da República João Goulart, pelo primeiro-ministro Tancredo Neves e pelo ministro da Guerra general-de-exército João de Segadas Vianna, o marechal Luís Alves de Lima e Silva, duque de Caxias, foi consagrado Patrono do Exército Brasileiro. 

Os Tiros de Guerra (TG) são órgãos de formação de reserva que possibilitam aos convocados, mas não incorporados em organizações militares da ativa, prestar o serviço militar inicial nos municípios onde residem. Desse modo, os jovens convocados recebem instrução, conciliando-a com o trabalho e estudo. No TG, o atirador deverá permanecer por um período de 6 a 10 meses participando de atividades específicas das Forças Armadas. Ao término do período, o referido militar é licenciado das fileiras do Exército.

O aniversário do TG 02-078 de São Bernardo do Campo é comemorado no dia 23 de abril, data de sua criação no ano de 1953. O primeiro Chefe de Instrução foi o Sargento João Nunes Victória e seu primeiro Diretor foi o Prefeito Lauro Gomes. Sua primeira sede localizava-se na Rua Marechal Deodoro, sendo transferida em 1970 para o local atual, na Avenida Conde de São Lourenço, nº 271, no bairro Jardim Silvina.

O prazo para que jovens que completarão 18 anos em 2019 se alistem para o serviço militar obrigatório termina no último dia útil de junho. As inscrições podem ser feitas pelo site www.alistamento.eb.mil.br ou pessoalmente na Junta de Serviço Militar, no Poupatempo. Rua Nicolau Filizola, nº 100, Centro.