Imprimir

 abre mulherIntegrantes da mesa de honra da sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Foto: Oscar Jupiraci.

Na noite dessa quinta-feira, 21 de março, a Câmara Municipal foi palco de homenagem ao Dia Internacional da Mulher com o tema “Mulher de Luta e Resistência, Temos o Direito, Estamos em Todos os Espaços”. A solenidade foi presidida pela vereadora Ana Nice Lula (PT) e realizada nos termos da Resolução n° 816, de 04 de maio de 1984.

Em seu pronunciamento, a vereadora Ana Nice falou sobre a importância da manutenção das Casas Abrigo, que são referência no atendimento às mulheres em situação de violência – e também de seus filhos, que da mesma forma são afetados quando a mãe sofre violência, uma vez que a estrutura da família fica abalada. “A gente está fazendo um grande enfrentamento em relação à violência contra as mulheres, que aumentou muito nos últimos tempos”, destacou a parlamentar. Ela ressaltou, ainda, a importância de se debater políticas públicas de combate à violência contra a mulher.

 ana niceVereadora Ana Nice é a única mulher no Legislativo de São Bernardo do Campo. Foto: Oscar Jupiraci.

Destaques

Compuseram a mesa de honra da cerimônia:

Mosaico Solene Dia da MulherDurante o evento, as integrantes da mesa de honra foram convidadas a fazer uso da palavra na tribuna. Fotos: Oscar Jupiraci.

Eleonora Menucci, socióloga;

Inez Galardinovic, integrante da direção do sindicato dos bancários do ABC;

Dulce Xavier, socióloga;

Jemima Moura, vice-presidente do Partido dos Trabalhadores de São Bernardo do Campo;

Simone Aparecida Vieira, representando o comitê sindical da Ford

Thainara Giacometti, da Casa de Referência da Mulher Helenira Preta.

 

 

 

 

 rosiDurante a sessão, a artista Rosi de Barros contemplou o público com uma apresentação musical. Foto: Oscar Jupiraci.

A data

Desde o final do século XIX, as mulheres já estavam preocupadas com as condições de vida, de trabalho e o direito ao voto.

Na década de 1970, o ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

A intenção da data não é apenas comemorar. Em muitos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher.