Imprimir

ss michel martins abreA partir da esquerda, Michael Martins dos Santos e o vereador Ferrarezi Lula. (Foto: Oscar Jupiraci)

Michel Martins dos Santos, também conhecido como Michael Martins, recebeu o título de Cidadão São-Bernardense em uma sessão solene realizada na noite de segunda-feira (24/09), no Plenário Tereza Delta, na Câmara Municipal. A cerimônia, instituída pelo Decreto Legislativo nº 1.565/2018, foi uma iniciativa do vereador Ferrarezi Lula (PT).

ss michel martins ferrareziO vereador Ferrarezi Lula é o autor do Decreto Legislativo que concede o título de cidadania a Michael Martins. (Foto: Oscar Jupiraci)

“Hoje, além de valorizarmos o trabalho competente, dedicado, companheiro e sério de um ilustre filho de Várzea Alegre, homenageamos também o povo desta cidade cearense que possui uma história de luta. Muitos de seus filhos saíram de lá e vieram para São Bernardo e aqui puderam criar suas famílias. 

Também não sou daqui. Nasci na cidade de Pacaembu, no interior do Estado de São Paulo, e confesso que ninguém sai da sua terra porque quer. A gente só faz isso por necessidade, se não nos foram dadas as condições básicas para que ali permanecêssemos.

Preciso, algumas vezes por ano, voltar para a terra onde nasci. A gente tem que beber dessa fonte, precisa se lembrar do nosso passado; assim conseguimos suporte para viver nosso presente e fazer o que tem que ser feito”, discursou Ferrarezi.

ss michel martinsMichael Martins pediu o apoio de Ferrarezi Lula no auxílio à comunidade várzea-alegrense residente em São Bernardo. (Foto: Oscar Jupiraci)

Em seu agradecimento, Michael Martins lembrou a relação de irmandade existente entre os dois municípios que, entre outras condições, estabelece o atendimento à comunidade oriunda da região da cidade-irmã. Independentemente da proximidade geográfica e cultural, estes acordos servem como canais de estreitamento de laços de amizade entre elas. “Já faz tempo que busco uma aproximação concreta com São Bernardo do Campo, residência de centenas, milhares de várzea-alegrenses. E, a partir dessa parceria, buscar, cada vez mais, fortalecer esse laço em prol desses cidadãos”.

Ele aproveitou a ocasião para entregar a Comenda “Mãos várzea-alegrenses que constroem São Bernardo do Campo”, criada por ele, a treze pessoas nascidas em Várzea Alegre e residentes em São Bernardo do Campo. “Indivíduos que, nos últimos anos, dedicaram parte de sua vida ao crescimento da cidade através da força do trabalho; cidadãos comuns, muitas vezes anônimos, que motivados por dias melhores, impulsionam silenciosamente o desenvolvimento da sociedade nos mais diversos setores”, explicou Michael.

Os homenageados com a Comenda “Mãos várzea-alegrenses que constroem São Bernardo do Campo” foram:

Antônio de Sousa da Silva

Antônio Aurélio Feitosa

Antônio Feitosa Felix

Antônio Francisco de Oliveira

Cícero Sousa Bezerra

Dimas José de Sousa

Erineide Almeida Duarte de Morais

Joaquim Bezerra de Menezes

Maria Jesus de Morais

Maria Gracilene de Araújo

Raimundo Nonato da Silva

Raimundo Nonato Soares

Zuleide Francelina Costa

ss michel martins mesaParlamentares das cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, São Paulo e Várzea Alegre compuseram a mesa de honra, presidida pelo vereador Ferrarezi Lula (ao microfone). (Foto: Oscar Jupiraci)

Além de Ferrarezi Lula e de Michael Martins, foram convidados para compor a mesa de honra:

- os deputados estaduais Ana do Carmo e Luiz Fernando Teixeira;

- os vereadores de São Bernardo do Campo Tião Mateus e Antônio Carlos (Toninho da Lanchonete);

- o vereador de Santo André Alemão Duarte;

- o ex-vereador de Várzea Alegre Antônio Sebastião Neto;

- Expedito Feitosa, representante do Sindicato dos Químicos do ABC. 

ss michel martins cidadeA parceria entre Várzea Alegre (foto) e São Bernardo do Campo foi estabelecida pela Lei Municipal nº 4.651, de 4 de setembro de 1998. O texto autoriza o Executivo a firmar convênio com a cidade cearense para intercâmbio cultural, artístico, desportivo e de mútua cooperação. (Foto: Divulgação/Prefeitura do Município de Várzea Alegre)

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

LEIA AQUI a biografia do homenageado

VEJA AQUI as fotos da solenidade

OUÇA AQUI o áudio