Imprimir

28 so abreOs vereadores no Plenário Tereza Delta durante os trabalhos legislativos na manhã de quarta-feira (12/09). (Foto: Oscar Jupiraci)

Na manhã desta quarta-feira (12/09), os vereadores de São Bernardo do Campo, reunidos no Plenário Tereza Delta, discutiram, votaram e aprovaram com 18 votos favoráveis o Projeto de Lei nº 96/18, enviado pelo Executivo Municipal. A iniciativa trata da alteração da Lei Municipal nº 6.615, de 23 de novembro de 2017, que dispõe sobre validação do Quadro de Pessoal existente na Fundação Criança de São Bernardo do Campo.

Segundo o texto, o cargo de Diretor-presidente passa a ser de  livre provimento - antes era exigido curso superior completo com pós-graduação na área de administração, gestão pública ou privada ou ciências sociais. Para as funções de Diretor Técnico, Diretor Técnico-adjunto, Diretor Administrativo e Diretor Administrativo-adjunto, que requeria curso superior completo com pós-graduação na área de ciências humanas ou sociais, será necessária apenas a formação universitária, sem especialização.

Fundação Criança de São Bernardo do Campo

fundacao crianca(Foto: Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo)

Instituída em 26 de novembro de 1998 e atendendo as diretrizes e normativas da Lei nº 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente, a Fundação Criança de São Bernardo do Campo é uma fundação pública municipal, com missão, diretrizes e objetivos focados na defesa e garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens.

Sua sede administrativa está localizada à Rua Francisco Visentainer, 804, Bairro Assunção – Cidade Direitos da Criança e do Adolescente, a qual inclui também o “Centro de Referência dos Direitos da Criança e do Adolescente”, espaço que conta com auditório, biblioteca e salas de formação.

A Cidade Direitos da Criança e do Adolescente abriga ainda projetos especiais como o “Lanchonete Escola” e o “Contando História”; o “Núcleo de Arte, Cultura e Cidadania – Galpão Cultural”; Casa Ecológica; Horta Comunitária; Teatro de Arena, com capacidade para mais de 400 pessoas; pista de caminhada; quadras poliesportivas e parque infantil, tudo isso num espaço com mais de 36 mil m².

A Fundação Criança conta também com mais onze unidades, localizadas em diferentes bairros do município de São Bernardo do Campo, sendo quatro unidades de acolhimento institucional, seis CACJs – Centros de Atendimento à Criança e ao Jovem (unidades de bairro focadas nas ações de convivência e fortalecimento de vínculos), um Centro de Atenção às Crianças e Adolescentes em Situação de/na rua, além de uma unidade central, localizada na principal rua do comércio do município onde funcionam o Centro de Atendimento Socioeducativo – CASE e o Núcleo de Oportunidades e Inclusão – NOI.

Com informações da Fundação Criança de São Bernardo do Campo

Outros itens

28 so miagutiVereador Mauro Miaguti. (Foto: Oscar Jupiraci)

Três matérias apresentadas pelo vereador Mauro Miaguti (DEM) também passaram pelo crivo do plenário: 

☑ Projeto de Resolução n° 37/18, que dispõe sobre autorização de cessão do Plenário Tereza Delta da Câmara Municipal. O espaço será cedido no dia 8 de outubro do corrente ano, no período das 7h às 11h e no período das 18h30 às 22h, para realização da abertura da 13ª Semana de Tecnologia da Fatec de São Bernardo do Campo Adib Moises Dib.

A Semana de Tecnologia é um evento tradicional que ocorre em todas as unidades da Fatec, tendo como objetivo promover a inovação através de uma variedade de atividades envolvendo profissionais da área, alunos e professores.

A Fatec (Faculdade de Tecnologia) é uma entidade que tem por finalidade oferecer cursos gratuitos de nível superior na área da tecnologia, levando educação de qualidade para quem não pode pagar pelos estudos em uma instituição particular.

☑ Projeto de Decreto Legislativo n° 23/2018, que concede uma Medalha João Ramalho ao projeto “Adote um Cidadão”. Tal honraria será entregue durante sessão solene a ser oportunamente agendada.

Criado pelo empreendedor social Antônio Carlos Veiga, no ano de 1999, o projeto “Adote um Cidadão” é uma associação sem fins lucrativos que se localiza na região central de São Bernardo do Campo. O projeto, que se iniciou a partir do fornecimento de bolsas de estudos a pessoas com deficiência, se expandiu e, atualmente, oferece cursos de capacitação profissional a esta parcela da população. Crianças e adolescentes em situação de risco, pessoas carentes e idosos também são contemplados com tais cursos.

Segundo a própria instituição, sua missão é melhorar a qualidade de vida de cidadãos excluídos por meio de ações de educação e de qualificação profissional. Estas ações permitem a inserção dos seus beneficiários no mercado de trabalho e, consequentemente, favorecem seu desenvolvimento social e econômico, cooperando para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Interessados podem auxiliar a “Adote um Cidadão” no desenvolvimento de seus trabalhos. Pessoas físicas podem efetuar doações em dinheiro à entidade, enquanto pessoas jurídicas podem se tornar patrocinadoras do projeto. Neste último caso, recebem em troca um selo de responsabilidade social.

☑ Requerimento n° 76/2018, que oferece uma moção de congratulação à sede central da Igreja Adventista do Sétimo Dia de São Bernardo de Campo. A congratulação é apresentada em decorrência do Jubileu de Ouro da fundação da referida igreja, comemorado em 2018.

27 so arquivo(Foto: Oscar Jupiraci/Arquivo CMSBC)

Na semana passada, durante a 27ª sessão ordinária, 24 vereadores deram aval ao Projeto de Lei nº 95/2018. Enviada pela Prefeitura, a medida dispõe sobre a denominação oficial de vias pertencentes ao empreendimento “Vila Nova Salvador Arena”, no bairro Baeta Neves. Oriunda de processo de regularização fundiária promovido pelo município em convênio com a “Fundação Salvador Arena”, o projeto de urbanização do Núcleo Itatiba beneficia 800 pessoas diretamente, com a construção de 166 casas com 50m² de área útil.

Engenheiro Salvador Arena

28 so arena(Foto: Fundação Salvador Arena/Facebook)

Nascido em 12 de janeiro de 1915, em Trípoli, na Líbia - então colônia italiana, Salvador Arena (à direita na foto, recebendo o título de Cidadão São-Bernardense em 1971) chegou ao Brasil em 1920, passando a residir com seus pais na Vila Prudente, bairro da zona leste de São Paulo. Em 1936, aos 21 anos, formou-se Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Em 1942, fundou a Termomecânica São Paulo S.A. Naquela época, a empresa era voltada para a produção de fornos e equipamentos para padaria. Mais tarde, começou a fabricar fornos de revenimento, ventiladores, trefilas, fornos de fundição, prensas, etc. Já em meados da década de 50, iniciou a construção da nova fábrica, no Bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, com produção diversificada de metais não-ferrosos, isto é, cobre, bronze e latão.

Em 1964 instituiu a “Fundação Salvador Arena”, com a finalidade de "cooperar e envidar os esforços possíveis para a solução dos problemas de educação e assistência e proteção aos necessitados, sem distinção de nacionalidade, raça, sexo, cor, religião ou opiniões políticas em caráter geral...". Antes de seu falecimento, Salvador Arena destinou 100% de seu patrimônio pessoal para a Fundação que leva o seu nome, o que inclui o controle acionário da Termomecânica de São Paulo S.A.

Salvador Arena faleceu em 28 de janeiro de 1998, aos 83 anos. O prefeito Maurício Soares declarou luto oficial por dois dias.

Com informações do PL nº 95/2018.