Imprimir

ss solene slideO vereador Fran Silva presidiu a solenidade em comemoração ao Dia Internacional do Deficiente Físico. Foto: Oscar Jupiraci

A data foi comemorada em uma sessão solene realizada pelo vereador Fran Silva (SD) na noite de sexta-feira (24/11), no Plenário Tereza Delta.

“Em tempos de inclusão social, não devemos excluir o ser humano com alguma deficiência. Cada um tem sua peculiaridade. Não quero falar da falta da visão, dos movimentos ou da fala. Quero falar do coração. Aquele, que consegue amar ao próximo como a si mesmo, pode ser chamado de eficiente em sociedade, que faz e traz o bem. Desta maneira, não importa a cor da pele, dos olhos ou a ausência de algo. Jamais esqueçamos de que o impossível só existiu até o dia em que inventaram a superação”, afirmou o parlamentar em seu discurso inicial.

Ele ainda destacou a necessidade de melhorias e investimentos em acessibilidade e mobilidade urbana. “Segundo o Censo 2011, 1/3 da população em São Bernardo tem alguma deficiência, algo em torno de 250 mil pessoas. Temos que brigar por esta causa e cobrar, por exemplo, a aplicação da Lei de Cotas para pessoas com deficiência”.

Criada há 26 anos, a Lei nº 8.213/91, visa garantir a inserção dos brasileiros que possuem algum tipo de deficiência no mercado de trabalho. Segundo a legislação, se a empresa tem entre 100 e 200 empregados, 2% das vagas devem ser garantidas a beneficiários reabilitados e pessoas com deficiência, habilitadas – a porcentagem varia de acordo com o número de contratados, chegando a um máximo de 5% caso haja mais de 1.001 funcionários.

ss mesaFoto: Oscar Jupiraci

Além do vereador e de sua esposa, Silvana Silva, ocuparam lugares na mesa de honra: Marcelo Lima, vice-prefeito e secretário municipal de Serviços Urbanos, representando o prefeito Orlando Morando; Cristiane do Prado Bombonati Gori, diretora da EMEBE Neusa Bassetto; José Sacerdote da Silva, presidente da ONG ADESP; Marcos Rogério Gomes da Silva, vice-presidente da APAE-SBC; Sandra Zampar, presidente da ONG Associação Santo Inácio; Luis Carlos Cocola França Kassab, representando o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Adriana Alves de Siqueira, representando a EMEBE Rolando Ramacciotti; Alcione Lima de Araújo, presidente da ONG Viver Bem.

A deputada federal Mara Gabrilli enviou um vídeo sobre as mudanças promovidas pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência. Para assegurar dignidade e inclusão a cerca de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, a Lei Brasileira de Inclusão (nº 13.146/2005), em vigor desde 2016, garante uma série de direitos relacionados à acessibilidade, educação e saúde, além de estabelecer punições para atitudes discriminatórias.

ss coralFoto: Oscar Jupiraci

Outro destaque da solenidade foi a participação do Coral de Libras “Mãos Fortes”, da ONG Adavida (Associação dos Deficientes Auditivos-Visuais e Deficientes Auditivos), apresentando a música “O que é, o que é”, de Gonzaguinha.

mosaicoDurante a cerimônia, Fran Silva homenageou vários convidados com placas comemorativas. Foto: Oscar Jupiraci

EMEBE Neusa Bassetto no Programa "Educar Mais"

No início deste mês, a Escola Municipal de Educação Básica Especial Neusa Bassetto, uma das primeiras escolas criadas para a alfabetização de surdos no ABC, no bairro Rudge Ramos, foi inserida no programa Educar Mais. 

Essa iniciativa amplia a jornada escolar de 5 para 9 horas todos os dias da semana, transformando esta unidade na primeira escola de tempo integral bilíngue para surdos no estado de São Paulo.

O Educar Mais oferece aos estudantes diversas possibilidades de aprendizagem, pois agrega as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular como inglês, atividades complementares de grupos de estudo, jogos de tabuleiro, linguagens artísticas, educação ambiental, iniciação científica, cultura do movimento, protagonismo infantil, e educação física para todos os alunos. As atividades da parte diversificada e da Base Comum acontecem tanto no período da manhã como no da tarde, compondo um currículo integrado.

No caso da EMEBE Neusa Bassetto, os alunos terão todas as atividades por meio da Língua Brasileira de Sinais - Libras -, na qual acessa todos os conhecimentos. O português, na modalidade escrita, é o segundo idioma a ser aprendido.

Além dessa unidade escolar, o Educar Mais está presente em mais 10 escolas, atendendo cerca de 2500 alunos na Educação Infantil e primeiro ciclo do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

Com informações do Portal Brasil e da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo

 

CLIQUE AQUI e veja mais fotos deste evento.