Imprimir

ss motoboy capaO vereador Fran Silva (SD) presidiu a sessão solene em comemoração do Dia do Motoboy. Foto: Oscar Jupiraci

Um debate em torno da regularização das atividades dos profissionais em transporte de passageiros e entrega de mercadorias com o uso de motocicleta marcou a solenidade em comemoração ao “Dia do Motoboy”, realizada no Plenário Tereza Delta, na noite de sexta-feira, dia 29 de setembro.

ss motoboy vereadorÀ esquerda, o vice-prefeito Marcelo Lima ao lado do vereador Fran Silva. Foto: Oscar Jupiraci

“Em cima de duas rodas, os motociclistas levam de tudo: peças, documentos, alimentos, presentes e objetos em geral. Além disso, suportam chuva, frio, calor, poluição, ordens abusivas e clientes apressados. Porém, mesmo com tanta praticidade, a classe está muito longe de chegar à realidade que merece. Hoje, uma cidade grande como São Bernardo – a 4ª em arrecadação do Estado de São Paulo - não regulamentou a categoria do motoboy. Por isso, pretendo apresentar um Projeto de Lei nesta Casa para regular o serviço. Assim, haverá isenção de impostos na compra dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual) como capacetes, botas, luvas, protetor de pernas, entre outros.  Vamos levantar esta bandeira juntos”, pediu o vereador Fran Silva (SD), responsável pela cerimônia.

“Esta solenidade não é apenas para homenagear a classe, mas reconhecer o trabalho do motoboy – que merece e deve ser respeitado”, afirmou o vice-prefeito Marcelo Lima, autor da Lei nº 6.106, de 4 de janeiro de 2011, que estabeleceu o “Dia do Motoboy” no município. Ele defendeu ainda a organização da categoria, em conjunto com o sindicato, para reivindicar benefícios e garantias.

ss motoboy sindCarlos Eduardo Tavares, secretário-geral do Sindimoto ABC e Região. Foto: Oscar Jupiraci

Carlos Eduardo Tavares, secretário-geral do Sindimoto ABC, destacou o esforço para assegurar os direitos do setor.  “Quando começarmos a atuar no ABC, em 2009, lutamos para reajustar o piso salarial na região. Hoje, temos a melhor convenção coletiva de trabalho no Estado de São Paulo. Mas sabemos que ainda há muito a ser feito. Reconhecemos que existe uma série de informalidades que precisam ser resolvidas junto ao Ministério do Trabalho e Ministério Público do Trabalho. É importante discutir os entraves que impedem o avanço das negociações. Depois de uma batalha de 3 anos conseguimos instituir o direito ao adicional de periculosidade de 30% sobre o salário-base”, exemplificou em seu pronunciamento.

ss motoboy mesaFoto: Oscar Jupiraci

Estiveram presentes na mesa de honra, o vereador Fran Silva e sua esposa, Silvana Silva; Marcelo Lima, vice-prefeito e secretário municipal de Serviços Urbanos, representando o Prefeito Orlando Morando; e Carlos Eduardo Tavares, secretário-geral do Sindimoto ABC e Região, representando Jefferson Lima, diretor da entidade.

ss motoboy homenageadosO vereador Fran Silva posa com os homenageados da noite. Foto: Oscar Jupiraci

 

Veja aqui mais fotos deste evento

Ouça aqui os áudios das sessões solenes da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo