Imprimir

ss capaFoto: Oscar Jupiraci

A cerimônia, realizada no Plenário Tereza, na noite de sexta-feira, 11 de agosto, lembrou a data em que foram instituídos os dois primeiros cursos de Direito do Brasil, em São Paulo (SP) e Olinda (PE), em 1827. Durante a solenidade, o vereador Juarez Tudo Azul (PSDB), responsável pela iniciativa, entregou “Medalhas do Advogado do Ano” àqueles que prestaram relevantes serviços jurídicos à população e contribuíram para o desenvolvimento da cidade e da nação brasileira.

“Tenho a plena convicção de que todos os homenageados desta noite são merecedores da honraria, uma vez que exercem e sempre exerceram suas atividades buscando o estabelecimento da justiça a toda a sociedade”, afirmou o parlamentar em seu discurso.

ss juarezO vereador Juarez Tudo Azul presidiu a sessão solene. Foto: Oscar Jupiraci

Juarez Tudo Azul salientou ainda que “ser advogado é exercer uma das profissões mais importantes, que não discrimina o rico do pobre, mas luta para tornar a sociedade mais justa e mais humana, procurando sempre a solução dos conflitos. O povo, em geral, passou a exercer a cidadania e isso faz com que o Direito seja cada vez mais valorizado, sendo o advogado o elemento ativo e indispensável desta dinâmica social. Garantir a igualdade e a plena justiça é mais do que simples retórica: é a nossa principal tarefa”, concluiu.

Convidados

ss mesaFoto: Oscar Jupiraci

Além do vereador Juarez Tudo Azul e sua esposa, Maria Ginez, ocuparam lugares de destaque na mesa de honra: Marcelo Lima, vice-prefeito de São Bernardo do Campo; Dr. Luis Ricardo Vasques Davanzo, presidente da 39ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São Bernardo do Campo, e esposa, Jessica Davanzo; Dr. Uriel Carlos Aleixo, representante do presidente da OAB – Seção São Paulo, Dr. Marcos da Costa; Dr. José Carlos Pagliuca, secretário de Assuntos Jurídicos e Cidadania de São Bernardo do Campo; Dr. Edgar de Sousa Castro, juiz de Direito da 3ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo; prof. Dr. Rodrigo Gago Barbosa, diretor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e Josimar Barros Guimarães, subtenente do Tiro de Guerra 02-078, de São Bernardo do Campo.

ss marceloMarcelo Lima, vice-prefeito e secretário municipal de Serviços Urbanos. Foto: Oscar Jupiraci

Marcelo Lima, vice-prefeito da cidade e secretário municipal de Serviços Urbanos, destacou a importância dos advogados no dia a dia da Prefeitura. “Confesso que, no Executivo, sempre precisamos do apoio jurídico do operador do Direito, que é a profissão que comemoramos hoje aqui. Nesses quase oito meses de gestão, eu, que já admirava esse profissional, passei a admirá-lo ainda mais. Não se governa um Município, um Estado, muito menos a União sem a colaboração de pessoas preparadas para lidar com a Constituição e a legislação brasileira”, afirmou na tribuna.

OAB

ss davanzoDr. Luís Ricardo Vasques Davanzo, presidente da 39ª Subseção da OAB - São Bernardo do Campo. Foto: Oscar Jupiraci 

Segundo o Dr. Luís Ricardo Vasques Davanzo, presidente da 39ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, em São Bernardo do Campo, “entre os critérios utilizados para a indicação dos homenageados, em primeiro lugar estão: a capacidade, a competência e o profissionalismo. Nós, advogados e advogadas - através da nossa ‘caneta’, por meio da solução de conflitos sem que seja necessário o ingresso de ações judiciais - temos condições de resolver questões que dificultam a vida das pessoas. Nossa tarefa é trabalhar para fazer uma sociedade cada dia melhor”.

ss aleixoDr. Uriel Carlos Aleixo, representante do presidente da OAB – Seção São Paulo. Foto: Oscar Jupiraci

Para o Dr. Uriel Carlos Aleixo, representante do presidente da OAB – Seção São Paulo, “este reconhecimento acontece não só porque os escolhidos são bons advogados, mas também porque são pessoas de bem, que se destacam no seio da sociedade, pessoal e profissionalmente. Em tempos tão difíceis como este em que vivemos, temos que ‘separar o joio do trigo’. E vocês são o ‘trigo’, pois trazem benefícios à comunidade através dos serviços prestados”.

Homenageados

ss homenageadosFoto: Oscar Jupiraci

Abaixo, a lista dos profissionais agraciados com a “Medalha Advogado do Ano”, entregue pelo vereador Juarez Tudo Azul:

Ariella D´Paula Rettondini

Carina José Cardoso Felix

Flávia Di Favari Grotti

Gilberto Caetano de França

José Roberto Gil Fonseca

Luiz Fernando Pera

Luiz Ricardo Biagione Bertanha

Marcia Pio dos Santos

Moreno & Chericoni Advogados

Pedro Miguel Advogados

 

Veja aqui mais fotos do evento

Ouça aqui o áudio das sessões solenes da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo