Imprimir

ss exercito 2O vereador Julinho Fuzari (PPS) junto aos homenageados na sessão solene em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro. Foto: Oscar Jupiraci

A cerimônia, realizada na noite de terça-feira, 18/04, no Plenário Tereza Delta, também prestou homenagem ao Tiro de Guerra 02-078, sediado em São Bernardo do Campo. Cem atiradores da instituição receberam diplomas de congratulações.

Em seu discurso de abertura, o vereador Julinho Fuzari (PPS), presidente da Comissão Organizadora responsável pelo evento, ressaltou a necessidade de resgatar valores tradicionais. “Quem me conhece, sabe que eu defendo o amor à Pátria e à cidadania. Nos meus tempos de estudante, tínhamos aula de ‘Educação Moral e Cívica’. Fazíamos fila ao entrar na escola estadual para cantar o Hino Nacional. Hoje, vemos veículos de comunicação parando as pessoas na rua, premiando aqueles que sabem cantar o Hino do nosso País de maneira correta”.

Ele ainda defendeu a valorização dos militares “por contribuírem com a construçao do caráter dos jovens que ingressam no Exército. Na minha época, a disputa era para servir o TG. Quando jovem, passei por todas as etapas, mas infelizmente fui dispensado pelo excesso de contingente”, recordou o parlamentar.

“Um dos objetivos do Tiro de Guerra é a formação de cidadãos cientes de seus direitos e deveres na sociedade. Ao encerrarem sua formação, retornam à vida civil, levando consigo os conceitos de ética, honra, lealdade e cooperação”, completou o subtenente Josimar Barros Guimarães, chefe de instrução do TG 02-078.

Além dele e do vereador Julinho Fuzari, a mesa de honra contou com a presença do 2º Tenente Pedro Silva de Oliveira, delegado da 18ª Delegacia do Serviço Militar; do subtenente Antônio Gomes de Lima, instrutor do TG 02-078; do coronel do 40º Batalhão da PM, Marcos Makoto Noda; de Flávia Beltran Lopes, assessora de gabinete, representando o Prefeito do Município de São Bernardo do Campo, Orlando Morando; Suzana Dechechi, Secretária de Educação do Município de São Bernardo do Campo; do Dr. Luís Ricardo Davanzo, presidente da OAB Subseção São Bernardo do Campo e de Osmar  Mendonça, representando o deputado federal Alex Manente.

O Dia do Exército remete à primeira Batalha dos Guararapes, em 19 de abril de 1648, que consistiu em enfrentamentos entre as forças portuguesas e holandesas pelo controle de boa parte da Região Nordeste do Brasil.

 

Clique aqui e veja as fotos do evento.