Imprimir

ss mulheresA partir da esquerda: Dulcelina Vasconcelos Xavier, Morena, a vereadora Ana Nice, Janeslei Aparecida Albuquerque e Terezinha Gomes. Foto: Oscar Jupiraci

Iniciativa da vereadora Ana Nice (PT), a cerimônia aconteceu na noite de segunda-feira, 13 de março, no Plenário Tereza Delta.

Em seu pronunciamento, a parlamentar mencionou a importância da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, das Diretrizes Nacionais para o Abrigamento e da Lei Maria da Penha (nº 11.340/06) para combater o feminicídio.

Segundo ela, uma das formas de retirar as vítimas de um ciclo de agressões é a geração de empregos e a autonomia financeira. “Muitas se submetem a situações de violência doméstica e familiar porque dependem economicamente do companheiro. Por vezes, elas e seus filhos não têm para onde ir. Daí a necessidade da Casa Abrigo Regional Grande ABC”.

O programa, criado em 5 de dezembro de 2003, pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, oferece assistência psicossocial, direcionamento jurídico, incentivo à qualificação profissional através de cursos e formações, facilitando a inserção no mercado de trabalho.

Mulheres que atuam em diferentes setores da sociedade foram convidadas a ocupar lugares de destaque na mesa de honra ao lado de Ana Nice e fazer uso da tribuna: Morena, estudante e militante do Levante Popular da Juventude;  Janeslei Aparecida Albuquerque, professora e Secretária Nacional de Mobilização e Relação com Movimentos Sociais da CUT;  Dulcelina Vasconcelos Xavier, cientista política e militante do movimento feminista e Terezinha Gomes, ex-vereadora e representante dos funcionários da saúde pela Associação dos Funcionários Públicos.

Os discursos tiveram como ponto em comum a reforma da previdência, que prevê idade mínima para aposentadoria de 65 anos para todos, e o impacto desta mudança na vida das brasileiras. O mesmo assunto foi abordado pela ex-presidente da República, Dilma Rousseff, em um vídeo apresentado durante a sessão. Na gravação, ela afirmou que o país vive um momento de resistência ao que chamou de “desmonte” das políticas de proteção à mulher.

Um dos destaques do evento foi a execução do Hino Nacional pelos jovens do Projeto Afro-Brasileiro Francisco Solano Trindade, com sede no município. “A partir de 2003, a ONG iniciou o trabalho nas comunidades com o objetivo de atender meninos, meninas e suas famílias no ambiente em que vivem. Além de fortalecer a comunidade por meio de ações voltadas aos direitos da criança e do adolescente, a entidade promove uma educação para o combate à discriminação racial”, explicou Ana Nice.

EXPOSIÇÃO

ss mulheres exposicaoFoto: Oscar Jupiraci

Após o término da solenidade, os convidados seguiram para o saguão na entrada do Edifício “Vereador Arquiteto Octavio Manente Jr.”, onde prestigiaram a inauguração da exposição “Mulher: Sou de Luta e Resistência”.

A mostra, que reúne cerca de 40 histórias das moradoras da cidade, inclui um espaço dedicado à memória de D. Marisa Letícia. A esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva faleceu no início mês passado depois de sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico.

A visitação é gratuita, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h30, até o dia 13 de abril.

A Câmara Municipal de São Bernardo do Campo fica na Pça. Samuel Sabatini, nº 50, Centro.

Clique aqui e veja as fotos do evento.