Imprimir

ss bunkaO coral formado por alunos de língua japonesa do Bunka-SBC se apresentou durante a sessão solene de outorga do Título de Entidade Benemérita. Foto: Emerson Scherk

A entrega da honraria foi feita pelo vereador Hiroyuki Minami (PSDB), em uma sessão solene realizada na tarde de sábado (17/12), no Plenário Tereza Delta, na Câmara Municipal. “Quero registrar minha alegria e emoção porque reconheço os relevantes serviços que o Bunka tem, nos 60 anos de sua fundação, na preservação e transmissão da cultura milenar nipônica, trazida até nós pelos nossos antepassados, imigrantes japoneses”, afirmou o parlamentar.

 

“É motivo de muito orgulho receber este título. São seis décadas de muita luta, tenacidade e dedicação de diretores, associados, amigos que, de forma abnegada, seguindo o idealismo dos seus fundadores, conseguiram construir pouco a pouco o Bunka. Nossa associação é local de encontro, onde podemos transmitir as tradições da cultura japonesa, principalmente princípios básicos como respeito, educação, disciplina, honestidade, solidariedade, em um clima familiar e de amizade”, declarou Silvio Tadao Nakashima, diretor e presidente do Bunka.

 

O deputado estadual e prefeito eleito e diplomado de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, compareceu ao evento e fez uso da tribuna, ressaltando a importância da longevidade e solidez de instituições como o Bunka, e o empenho e a dedicação da comunidade nipônica.

 

As apresentações musicais dos alunos de língua japonesa, do grupo Kiendaiko do Bunka-SBC e dos cantores Emílio Goto e Douglas Nishikawa, empolgaram os convidados que acompanhavam a cerimônia.

 

ss bunka hugoConvidado ilustre: à esquerda, o mesa-tenista Hugo Hoyama, medalhista dos Jogos Pan-Americanos, prestigiou a solenidade. Foto: Emerson Scherk

Convidados da mesa de honra

Vereador Hiroyuki Minami, Presidente da Comissão Organizadora;

 

Orlando Morando, Deputado Estadual do Estado de São Paulo e Prefeito eleito e diplomado de São Bernardo do Campo;

 

Takahiro Nakamae, cônsul geral do Japão em São Paulo;

 

Tenente Coronel PM Marcos Makoto Noda, Comandante do 40º Batalhão da Polícia Militar;

 

Silvio Nakashima, Presidente da União Cultural Nipo-Brasileira de São Bernardo do Campo;

 

Tetsuo Yoshimoto, Presidente da Comissão Organizadora dos festejos dos 60 anos de fundação da União Cultural Nipo-Brasileira de São Bernardo do Campo;

 

Shuzi Massuda, ex-Presidente da União Cultural Nipo-Brasileira de São Bernardo do Campo;

 

Massaru Marui, ex-Presidente da União Cultural Nipo-Brasileira de São Bernardo do Campo;

 

Pedro Yukihiro Nakagawa, ex-Presidente da União Cultural Nipo-Brasileira de São Bernardo do Campo;

 

Getulio Kedo Nishihata, ex-Presidente da União Cultural Nipo-Brasileira de São Bernardo do Campo;

 

Morio Minami, ex-Presidente da União Cultural Nipo-Brasileira de São Bernardo do Campo;

 

Artur Nakahara, Presidente da União Cultural Nipo-Brasileira de São Bernardo do Campo.

 

A solenidade foi realizada nos termos do Decreto Legislativo, nº 1.502, de 26 de outubro de 2016, de autoria do vereador Hiroyuki Minami.

 

Conheça o Bunka-SBC

A entidade foi fundada no dia 26 de dezembro de 1956, sendo considerada uma das mais tradicionais entidades nipo-brasileiras.

O objetivo central da associação é o de promover o bem estar de todos, prestando serviços gratuitos à população em geral e desenvolvendo atividades culturais, esportivas e beneficentes, sem distinção de raça, credo religioso ou político, classe social ou profissional, racial, de sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminação.

Sua trajetória está ligada à história da imigração japonesa no Brasil, já que, dentre os objetivos almejados, está o de preservação da cultura no país, contribuindo, por meio da educação, para o desenvolvimento da sociedade em que está inserida.

Desde o início de sua existência, a associação atua na formação de cidadãos críticos e atuantes, por meio de atividades sociais, culturais e esportivas atreladas à prática de valores.

 

Informações extraídas do Projeto de Decreto Legislativo n° 53/2016