Imprimir

ss aryO homenageado, Ary José de Oliveira, e o vereador Marcelo Lima. Foto: Oscar Jupiraci

A sessão solene de entrega da honraria aconteceu na sexta-feira, 19 de agosto, no Plenário da Câmara Municipal. “Essa justa homenagem é um reconhecimento desta Casa de Leis por conta do carinho do Ary à nossa cidade, pelo trabalho prestado, pelas diversas atitudes e atividades que ele tem desenvolvido ao longo da sua vida”, explicou o vereador Marcelo Lima, responsável pela cerimônia.

 

Ele ressaltou que o tributo foi motivado pela amizade. “No dia 1° de janeiro de 2009, ao assumir meu cargo nesta Câmara Municipal, tive a oportunidade de conhecê-lo e encontrar um grande amigo. O Ary é uma pessoa que admiro e que me ensinou muito durante aquele mandato. Lembro-me das conversas, dos conselhos que recebi, e também dos debates sobre assuntos de interesse público e do bem comum”.

 

Nascido no interior paulista, Ary José de Oliveira, revelou que já se considerava um cidadão são-bernardense.  “Sou filho de São Bernardo do Campo há 56 anos, quando vim para cá, mas hoje isso foi oficializado graças a uma iniciativa do vereador Marcelo Lima. Agora também sou ‘batateiro’. Aqui meu pai conseguiu emprego para criar os sete filhos e eu constituí família. Fica a gratidão”.

 

Ary ainda relembrou sua atuação como parlamentar. “Estou novamente na tribuna que usei há 27 anos quando assumi o meu primeiro mandato. A emoção é grande porque tive aqui momentos bons e outros difíceis. No meu primeiro ano, sem nenhuma experiência, fui incumbido de participar de uma Comissão com um nome complicado: ‘Sistematização’. Tínhamos a árdua tarefa de elaborar a Lei Orgânica do Município de acordo com a nova Constituição Brasileira. Para mim, isso causa orgulho e satisfação”.

 

Fizeram parte da mesa de honra, o vereador Marcelo Lima, presidente da comissão organizadora; o ex-vereador Ary José de Oliveira, homenageado; Fernando José de Oliveira, filho do homenageado; Maria Aparecida de Oliveira, esposa do homenageado; o Secretário de Governo Marco Antonio Arroyo, representando o Prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, e o ex-vereador Sérgio Demarchi.

 

A solenidade foi realizada nos termos do Decreto Legislativo nº 1.335, de 29 de novembro de 2012, de autoria do vereador Marcelo Lima.

 

O homenageado 

Ary José de Oliveira nasceu em Guararapes, no interior de São Paulo, e reside em São Bernardo do Campo desde o início da década de 1960.

É casado com a Sra. Maria Aparecida de Oliveira e, desta união, nasceram os filhos Fernando José de Oliveira, Rodrigo José de Oliveira (in memorian) e Eduardo José de Oliveira.

Iniciou sua carreira profissional como ferramenteiro, na Volkswagen do Brasil. Posteriormente, abriu seu próprio negócio na área de corretagem de seguros. Hoje, tem como sócio seu filho, Fernando.

Elegeu-se vereador pela primeira vez em 1988, tendo exercido vários cargos importantes nesta Câmara Municipal, como líder de bancada e primeiro-secretário da Mesa Diretora, entre os anos 1997 e 1998.
Cumpriu cinco mandatos. Na última legislatura (2009-2012), foi vice-presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e presidente da Comissão de Legislação Participativa.
Assumiu o posto de subprefeito de Rudge Ramos no período de 2001 a 2004.

 

Clique aqui e veja as fotos do evento