Imprimir

Sessão Solene Comemoração aos Imigrantes Japoneses 180616 Foto Oscar jupiraci 387O vereador Minami, ao lado do homenageado, o sr. Tetsuo Yoshimoto e sua esposa, a sra. Maria Thieko Yoshimoto. Foto: Oscar Jupiraci

A solenidade, realizada na tarde de sábado, 18/06, homenageou a comunidade nipo-brasileira por sua contribuição à cidade de São Bernardo do Campo. Durante a ocasião, o vereador Hiroyuki Minami, idealizador da cerimônia, entregou a "Medalha João Ramalho" ao sr. Tetsuo Yoshimoto.

 

De acordo com Minami, "há 19 anos conduzo essa sessão solene, proveniente de uma lei de minha autoria de 1998. A data foi escolhida por ser o dia em que o navio Kasato Maru chegou a Santos, em 1908, trazendo os primeiros 782 imigrantes japoneses. Eles saíram do porto de Kobe, no Japão, e viajaram mais de 50 dias até chegar ao Brasil."

 

No município, existem quatro entidades nipo-brasileiras. São associações que representam a comunidade japonesa, preservando a arte e as tradições. Em 1994, essas entidades formaram uma federação. Todos os anos, eles selecionam uma pessoa para receber a "Medalha João Ramalho".

 

Minami ressaltou que "em 2016, o indicado foi o sr. Tetsuo Yoshimoto, que tem uma longa folha corrida de serviços prestados em prol da preservação da cultura nipônica. Ele representa toda a comunidade nipo-brasileira. Nos conhecemos desde 1965, na primeira turma da ETE Lauro Gomes. É um privilégio conceder essa honraria a um amigo. Nada mais importante neste mundo do que a amizade."

 

O sr. Tetsuo Yoshimoto é integrante ativo da União Cultural Nipo-Brasileira de São Bernardo do Campo desde 1985. Além de ocupar a Presidência por 5 anos, assumiu diversas diretorias desde então. Também participa da União das Associações Nipo-Brasileiras na cidade. Foi Presidente da Comissão do Festival do Japão em São Bernardo do Campo nas três primeiras edições, nos anos de 2012, 2013 e 2014. Atualmente atua como Diretor Voluntário na Assistência Social Dom José Gaspar (Ikoi no Sono), instituição de acolhimento de idosos.

 

Durante seu agradecimento, o sr. Yoshimoto revelou que não esperava o mérito. "Por anos assistindo às sessões solenes da imigração japonesa, as personalidades que vi serem homenageadas com a 'Medalha João Ramalho' tinham ricas biografias e contribuíram muito com a sociedade nipo-brasileira. Nunca imaginei que, com meu modesto histórico, pudesse receber tal honraria". 

 

Ele lembrou o trabalho de seu pai como distribuidor de filmes japoneses "que matavam a saudade de sua terra natal" e finalizou seu discurso mencionando os princípios e valores nipônicos. "A lealdade, a confiança, a solidariedade, o respeito, a gratidão, a responsabilidade, o zelo, a perseverança, a harmonia, a honestidade. São esses os pilares trazidos pelos pioneiros que enriqueceram nossa cultura e que não devemos esquecer jamais".

 

O evento teve a participação dos alunos da União Cultural Nipo-Brasileira de São Bernardo do Campo; dos cantores Douglas Nishikawa e Emílio Goto; do coral da União das Associações Nipo-Brasileiras de São Bernardo do Campo e do Kiendaiko (grupo de taikô, um instrumento de percussão japonês).

 

Ocuparam a mesa de honra: o vereador Hiroyuki Minami, presidente da comissão organizadora; sr. Satoshi Morita, representando o cônsul-geral do Japão; o sr. Tetsuo Yoshimoto, acompanhado de sua esposa, a sra. Maria Thieko Yoshimoto; o coronel Marcos Makoto Noda, comandante do 40° Batalhão de Polícia de São Bernardo do Campo; subtenente Antônio Gomes de Lima, chefe de instrução do Tiro de Guerra 02-078 de São Bernardo do Campo; o sr. Satoro Matsufuji, presidente da União das Associações Nipo-Brasileiras de São Bernardo do Campo; o sr. Pedro Tsunehiro Miura, presidente da comissão organizadora dos festejos das 35ª Festa da Imigração Japonesa de São Bernardo do Campo e presidente do Grêmio Recreativo Rudge Ramos; o sr. Silvio Nakashima, presidente da União Cultural Nipo-Brasileira de São Bernardo do Campo; sr. Tadatoshi Fujimori, presidente da Associação Cultural de Mizuho; o sr. Yoshihiro Kanatani, presidente da Associação Cultural, Recreativa e Esportiva Pauliceia; os deputados estaduais Orlando Morando e Jooji Hato e o sr. Hirofumi Ikesaki, empresário.

 

A sessão solene foi realizada nos termos da Lei Municipal n° 4629, de 28 de maio de 1998. 

 

Clique aqui e veja as fotos do evento.