Imprimir

Visita do Instituto Inlife 090616 Foto Oscar jupiraci 25Foto: Oscar Jupiraci

Com o objetivo de entender melhor o funcionamento da Câmara Municipal, alunos do Instituto Life visitaram a Casa na última quinta-feira, 09/06. As 16 crianças, com idade entre 7 e 11 anos, do 2º, 3º e 5º anos simularam uma sessão legislativa e tiveram a oportunidade de votar em um projeto de lei e justificar o voto.

O grupo foi recebido pelo vereador Rafael Demarchi, que respondeu a vários questionamentos dos estudantes. Os alunos perguntaram sobre o número de eleitores em São Bernardo do Campo, as diferenças nas eleições para a Prefeitura e para a Câmara e quem compõe a mesa diretora.

Segundo a professora Daniele dos Santos, que acompanhou a turma, a visita complementou os estudos em classe: “Nós fizemos um projeto pedagógico, explicamos os três poderes - Legislativo, Executivo e Judiciário -, as diferenças entre cada um deles e a importância do ato civil. Agora eles vieram até aqui para conhecer as funções dos parlamentares”.

Os estudantes simularam a aprovação de dois projetos de lei em uma sessão plenária presidida por Demarchi. “Nós fizemos essa brincadeira justamente para que eles entendam como é uma votação. Eles têm aulas de Educação Cívica e Moral, estão interessados em política, querem participar, mas têm muitas dúvidas. Esta é uma forma de contribuir para a formação política deles”.

Eles aproveitaram a ocasião para sugerir melhorias para a cidade, como o aumento do número de médicos e hospitais, o replantio de árvores e o combate à dengue,  zika e chikungunya. Além disso, questionaram Demarchi sobre seus planos para a próxima eleição, se pretende se candidatar ao Paço e por que é contrário à ideologia de gêneros: “quem tem que ensinar isso é a família, são os pais, e não a escola. Essa oposição foi meu maior projeto político”, explicou o vereador.