Imprimir

Sessão Solene Imigrantes Japoneses e Descendentes 180615 Foto Oscar juíraci 319 - Cópia

A Câmara Municipal de São Bernardo do Campo realizou, nesta quinta-feira (18/6), uma sessão solene em homenagem aos Imigrantes Japoneses e seus Descendentes. O evento, de autoria do vereador Hiroyuki Minami (PSDB), contou com diversas apresentações musicais e culturais japonesas. Na ocasião foi outorgada a medalha João Ramalho ao Sr. Misao Ueno.

Além do vereador Minami a mesa de honra foi composta pelo Consul Geral do Japão em São Paulo, Sr.Takahiro Nakamae; o homenageado da noite Sr. Misao Ueno; o Comandante do 40º Batalhão de Polícia Militar do Estado de SP, Tenente Coronel Marcos Makoto Noda; o presidente da União das Associações Nipo Brasileiras de São Bernardo do Campo, Sr. Satoro Matsufuji; o presidente da comissão organizadora da Festa do Japão em São Bernardo, Sr. Pedro Tsunehiko Miura; o presidente da Associação Cultural Mizuho, Sr. Tadatoshi Fujimori; o presidente da União Cultural Nipo Brasileira de São Bernardo, Sr. Morio Minami; presidente da Acrepa, Sr. Yoshihiro Kanatani; presidente do Grêmio Recreativo Rudge Ramos, Sr. Kazuo Yoshimura, Deputado Estadual Orlando Morando e representando o prefeito de São Bernardo do Campo, Pastor Miranda da Fé.

O vereador Minami declarou em seu discurso que a homenagem é justa e merecida ao Sr. Misao Ueno pela manutenção da cultura japonesa em nossa cidade.

A solenidade contou ainda com a apresentação dos alunos da União Cultural Nipo Brasileira de São Bernardo do campo coordenado pelas professoras Kazue Inazumi, Helena Nakashima e Sayuri Biotto. Além da apresentação do cantor Francisco Inoue e doCoral da União das Associações Nipo Brasileira de São Bernardo do Campo sob a regência da professora Kuniko Kumai.

A imigração japonesa no Brasil teve início oficialmente em 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru aportou em Santos, trazendo 781 lavradores que foram encaminhados para trabalhar em fazendas do interior paulista.

Crédito Foto Oscar Jupiraci (CMSBC)