Imprimir

ss assembleia deus abreO vereador Dr. Eliezer Mendes (na tribuna) entregou honrarias a diversas personalidades que se destacaram na história da Igreja Assembleia de Deus - Ministério São Bernardo. Foto: Oscar Jupiraci

O Jubileu de Diamante foi celebrado em uma sessão solene na noite de sexta-feira (17/12), no Plenário Tereza Delta, conforme estabelece a Resolução nº 3.300/2021, de autoria do vereador Dr. Eliezer Mendes (PODE).

ss assembleia deus vereador“Agradeço a todos os homenageados, verdadeiros desbravadores. Só estamos aqui hoje, comemorando esses 75 anos, porque pessoas aguerridas vieram antes de nós, que sofreram e batalharam em uma realidade completamente diferente da nossa. Não fazemos ideia de como era atravessar a cidade naquela época, quando tudo era mato, e as estradas de terra”, lembrou o vereador Dr. Eliezer Mendes. Foto: Oscar Jupiraci

“Apesar de todas as obras realizadas pela gestão pública, existem situações que o Poder Executivo, por mais que tente, não consegue resolver, não consegue atingir. E é o que essa Igreja tem feito pela nossa cidade. Ela tem cuidado da alma, do espírito das pessoas. Hoje temos CAPS [Centro de Atenção Psicossocial] em vários bairros, atendendo as pessoas. Mas, muitas vezes, apesar de todo o esforço empreendido, não são capazes de ajudar. E, uma dessas pessoas com problemas familiares ou psicológicos procura uma igreja e, através do poder de Deus, ali ela encontra a solução. De repente, a família está desfeita, está cada um para um lado, e, ao encontrar a porta da Assembleia de Deus Ministério São Bernardo do Campo aberta, aquela união foi restaurada. Isso não tem preço. E é o que essa Igreja tem feito nesses 75 anos de existência”, afirmou Dr. Eliezer Mendes em seu discurso.

As seguintes autoridades e personalidades ocuparam lugares na mesa de honra ao lado do parlamentar e de sua esposa, Sra. Ariane Mendes: o vice-prefeito Marcelo Lima; a Sra. Marcia Montanheiro e esposo, Sr. Raimundo; Sr. Jefferson Lopes e esposa, Sra. Kelly; Sr. Esmeraldo Teixeira e esposa, Sra. Marinalva; Sr. Francisco de Assis e esposa, Sra. Cida; Sr. Jorge Porto e esposa, Sra. Orsina.

Durante a solenidade, as honrarias abaixo foram entregues em agradecimento aos relevantes trabalhos prestados à comunidade cristã:

▪ Medalha João Ramalho ao Pastor Roberto Montanheiro (in memoriam) e à Sra. Nadiezda Montanheiro (in memoriam)

▪ Título de Cidadão São-Bernardense ao Pastor Anésio Lopes

▪ Título de Cidadão Emérito ao Pastor Jorge Porto

▪ Título de Cidadão Emérito ao Pastor Esmeraldo Teixeira

▪ Título de Cidadã Emérita à Irmã Ondina Laudicéia Pereira

Na ocasião, a Diretoria da Assembleia de Deus também recebeu placas comemorativas, oferecidas pela Comissão Organizadora do evento.

ss assembleia deus orquestraSob a regência do maestro Claudemir Buosi, a Orquestra Filadélfia, do Riacho Grande, se apresentou no decorrer da cerimônia. Foto: Oscar Jupiraci

Breve histórico

A Igreja Assembleia de Deus Ministério São Bernardo nasceu há 75 anos à margem da Via Anchieta, no bairro Rio Grande, atual Riacho Grande, local em que foram realizados os primeiros cultos evangélicos.

A história da igreja permeia os primórdios da cidade, predominantemente povoada por imigrantes italianos, marcada pelo desenvolvimento industrial e prestes a receber a Via Anchieta, principal rota de acesso entre a capital e o litoral paulista.

Em 1944, os cultos eram realizados na Rua do Porto, no Riacho Grande, onde começou uma congregação da Assembleia de Deus, com sede em São Caetano do Sul.

Tempos depois, a igreja mudou-se para um espaço na Rua Marechal Deodoro, próximo ao Terminal Ferrazópolis.

Devido ao crescimento exponencial de membros, o referido local tornou-se pequeno. Consequentemente, a igreja comprou um terreno na Rua Basílio Machado, no Centro, e construiu a sua primeira sede, que hoje é chamada de “Sede Antiga”.

Atualmente, a sede da Assembleia de Deus Ministério São Bernardo fica localizada em um espaço de 1.500m2, na Rua Mediterrâneo, no bairro Jardim do Mar.

Importante mencionar que relatos históricos registram a criação do Ministério São Bernardo no ano de 1946. Entretanto, ele adquiriu personalidade jurídica somente em 1957, com os pastores fundadores: Raimundo Nonato Barreto e Roberto Montanheiro.

Hoje, o Ministério São Bernardo é presidido pelo Pastor Tarcísio de Abreu.

(Com informações do Projeto de Resolução n° 49/2021)

ss assembleia deus convidadosRegistros do público no Plenário Tereza Delta durante a sessão solene em comemoração ao 75 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério São Bernardo do Campo. Fotos: Oscar Jupiraci

 

camara foto CLIQUE AQUI e veja as fotos desta Sessão Solene 

 

somCLIQUE AQUI e ouça o áudio desta Sessão Solene 

 

 

mini 6

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.