Imprimir

ss terron abreA partir da esquerda, o vereador Glauco Braido, o capitão da PM João Francisco Terron e o tenente-coronel PM Vlamir Machado. Foto: Oscar Jupiraci

João Francisco Terron, atual comandante da 5ª Companhia do 6° Batalhão da Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), responsável pelos bairros Batistini e Alvarenga, recebeu a honraria pelos relevantes serviços prestados ao município na noite de terça-feira (07/12), em uma sessão solene presidida pelo vereador Glauco Braido (PSD).

ss terron glauco braidoAcima, o vereador Glauco Braido, autor do Decreto Legislativo nº 1.697/2021, que dispõe sobre a entrega do título de cidadania ao Sr. João Francisco Terron, capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Foto: Oscar Jupiraci

“O Capitão Terron, com seu bom humor mesmo diante de tamanha responsabilidade, humaniza a corporação. Ele trata as pessoas com respeito, tirando um pouco do peso de uma atividade que lida frequentemente com a violência e as ineficiências do Estado. O trabalho da Polícia Militar requer vocação. É muito mais que uma profissão. Ser policial por mais de duas décadas, encarando todo tipo de crime, muitas vezes sem o material necessário, é uma missão, é fazer algo no qual você realmente acredita, é entender e assumir o seu papel na sociedade. Tenho um enorme respeito pela atuação desses homens e mulheres que colocam a própria vida em risco, enfrentando situações terríveis todos os dias pelo bem da comunidade e, quando chegam em casa, são pessoas comuns, com família, filhos e sonhos”, declarou o parlamentar na tribuna.

No início de sua fala, o capitão PM Terron dedicou a honraria a seu pai, o Sr. Juan Terron Galvez. “Com certeza, ele merece muito mais do que eu”. Ao relembrar momentos de sua trajetória pessoal e profissional no município, ele demonstrou gratidão a Deus, à sua família, a seus comandantes, ao efetivo da 5ª Cia. do 6º BPM/M e aos amigos da Polícia Civil. “Dizem que somos a média das pessoas com quem convivemos. Nesse dia de homenagem, ocasião em que praticamente me despeço de São Bernardo do Campo pela minha provável promoção a major, quero agradecer a todos com quem convivi nessa cidade, nesses quase 50 anos, que estão presentes aqui hoje ou não. Antoine de Saint Exupéry, autor do Pequeno Príncipe, dizia que ‘Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós’. Se hoje estou aqui, sendo homenageado e reconhecido por esta Casa Legislativa, isso se deve mais pelo mérito de vocês do que meu mesmo”.

O tenente-coronel Vlamir Machado, comandante do 6º BPM/M; o Dr. Adilson da Silva Aquino, delegado de polícia assistente do DEMACRO; Ironildo Botton, presidente do CONSEG do Grande Alvarenga-Batistini, e o Sr. Marigildo Fabretti, presidente da Associação dos Amigos da Polícia Militar, compuseram a Mesa de Honra, ao lado do vereador Glauco Braido e de seu homenageado.

Biografia

ss terron familiaO capitão Terron ao lado de sua esposa, Sra. Melissa, e filhas Beatriz e Alice. Foto: Oscar Jupiraci

O Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Sr. João Francisco Terron, nasceu no dia 8 de janeiro de 1974, na cidade de Diadema, no estado de São Paulo.

É filho do Sr. Juan Terron Galvez e da Sra. Ignez Ambonati Terron.

Desde o ano de seu nascimento até meados de 2006, morou no bairro Jordanópolis, em São Bernardo do Campo.

No dia 7 de julho de 2001, em cerimônia realizada na Paróquia Santíssima Virgem, em São Bernardo do Campo, casou-se com a Sra. Melissa Érica Modenez Terron, com quem teve duas filhas: Beatriz Terron e Alice Terron.

Estudou na Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau Professor Antonio Nascimento, também localizada no bairro Jordanópolis.

Tem bacharelado e mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública e é pós-graduado em Gestão Pública pela USCS (Universidade de São Caetano do Sul).

Treinou judô e handebol por quinze anos em diversos clubes da cidade como CREC (Centro de Recreação, Esporte e Cultura) da Vila Marlene, Clube da Mercedes, da Volkswagen e no Clube MESC (Movimento de Expansão Social Católica).

Em 1993, foi atirador do Tiro de Guerra 02-078 da cidade de São Bernardo do Campo.

Ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo no ano de 1997 e, ao ser declarado Aspirante a Oficial, foi designado para a área do Comando de Policiamento de Área Metropolitana - 6, responsável pelas sete cidades que compõem o Grande ABC.

Possui diversas medalhas de reconhecimento, entre elas: Láurea do Mérito Policial em 1º Grau, Medalha do Mérito Policial de São Caetano do Sul em grau ouro e Medalhas do Mérito Policial de São Bernardo do Campo e de Santo André, outorgadas pelas Casas Legislativas dos respectivos municípios.

Além disso, foi homenageado pela Câmara Municipal de São Caetano do Sul com a Medalha Legislativa dos Autonomistas e com o Título de Cidadão Sulsancaetanense.

Desde meados de 2004, faz parte do 6º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano em São Bernardo do Campo, local onde desenvolveu diversas atividades como Comandante de Pelotão de Força Tática e Chefe da seção de planejamento operacional do Batalhão.

Foi o primeiro Oficial designado para a formação do 6º Batalhão de Ações Especiais de Polícia.

Comandou a 1º Companhia, responsável pelos bairros: Centro, Nova Petrópolis e Ferrazópolis); a 2º Companhia, responsável pelos bairros: Taboão, Rudge Ramos, Paulicéia e Jordanópolis; e, atualmente, comanda a 5º Companhia, responsável pelos bairros Batistini e Alvarenga.

Por fim, vale ressaltar que o Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Sr. João Francisco Terron comandou o policiamento na maioria das grandes manifestações, jogos, eventos esportivos e culturais na cidade. 

(Com informações do Projeto de Decreto Legislativo nº 22/2021)

 

Multimídia

camara foto CLIQUE AQUI e veja as fotos desta Sessão Solene 

 

somCLIQUE AQUI e ouça o áudio desta Sessão Solene 

 

 

mini 6

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.