lenildo-magdalena

Lenildo Magdalena
(1960 - 1960, 1969 - 1970)


Lenildo Magdalena, durante mais de 50 anos, exerceu grande liderança entre as senhoras na Igreja Presbiteriana de Campos e Petrópolis. Bacharelou-se pela faculdade de Teologia Metodista, organizou o trabalho Metodista na sede e pastoreou a Igreja Metodista Central de São Bernardo durante 18 anos, desde a sua fundação até 1970.

Magdalena entrou para a vida política em 1956. Seu gabinete na Câmara faz anualmente cerca de 8 mil atendimentos, incluindo os por telefone. O vereador possui uma equipe consciente de que seu gabinete é um posto avançado do Reino de Deus e cumpre importante missão de serviço à comunidade.

Teve sempre atuação destacada no Legislativo e é conhecido pelos seus colegas como o "Operário da Câmara", título que lhe foi conferido por um antigo vereador adversário, hoje seu amigo, após conhecê-lo de perto e admirar sua dedicação e seriedade no trato da causa pública.
Foi presidente da Câmara nos anos de 1960, 1969 e 1970. Em 1980, pelo Decreto-Legislativo nº145, de 1º de julho, de autoria do então vereador Aron Galante, o vereador Lenildo Magdalena, por unanimidade da Câmara, recebeu o título de "Cidadão São-Bernardense".

Entre os projetos de sua autoria, destacam-se os de preservação ambiental tais como a Lei contra a poluição ambiental (Lei nº 876, de 07 de julho de 1960), uma das mais antigas no Estado de São Paulo; a Lei que disciplina o corte de árvores existentes na área do município, objetivando a preservação do verde (Lei nº 1975, de 10 de maio de 1972, alterada pela lei 4661, de 1998); e a criação da "Tribuna Livre", em 1967, hoje chamada "Tribuna Popular", no Plenário da Câmara. Ela pode ser ocupada, mediante inscrição prévia, por qualquer um do Povo, eleitor em São Bernardo, para as mais diversas reivindicações.

Essa iniciativa democrática do vereador Lenildo Magdalena, primeira no Brasil e no mundo, assegurou-lhe projeção nacional. Importantes órgãos de imprensa, em diferentes Estados, têm divulgado e apoiado a "Tribuna Livre", que completou, em setembro de 1997, 30 anos de existência. Cerimônia especial na Câmara comemorou esse acontecimento de grande significado democrático.
Magdalena continua pregador do Evangelho, atendendo a convite de muitas igrejas, para entrega de mensagens bíblicas. Em outubro de 1996, se reelegeu para o exercício de seu 9º mandato, com expressiva votação - 4.701 votos - mais que o dobro de votos em 1992. Tem se destacado na Bancada Parlamentar de Sustentação do Governo Maurício Soares. Preside a Comissão de Assuntos Metropolitanos e integra, ainda, as seguintes comissões técnicas permanentes: Comissão de Constituição, Justiça e Redação; Comissão da Lei Orgânica do Município e Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente.

O Vereador é um dos mais antigos vereadores do Brasil, pois no ano 2000 chegou ao recorde de 40 anos de exercício do cargo, com todos seus mandados concluídos.