Foto para urna (TSE)

Nome completo: Ana Nice Martins de Carvalho
Data de nascimento: 04/01/1974
Partido: PT (Partido dos Trabalhadores)
Número de votos nas Eleições 2016: 4.090
Ocupação: trabalhadora metalúrgica e siderúrgica

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Telefone: 4331-4261

Histórico

Ana Nice Martins de Carvalho, metalúrgica, conhecida como Ana Nice da Panex, é nascida em Espinosa, Minas Gerais. É moradora do bairro Vila Nova, em São Bernardo do Campo, há 14 anos. Filha de lavradores, tem três irmãos de sangue e oito do coração.

Perdeu os pais quando ainda era criança e muito cedo foi obrigada a ter responsabilidades em casa.  Saiu da cidade de Espinosa na adolescência e veio para São Bernardo do Campo para o tratamento de saúde do seu irmão, em 1988.

Deu início aos estudos quando chegou na cidade, foi alfabetizada, concluiu o ensino fundamental e médio. Formou-se em História pela Fundação Santo André e fez especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Trabalho

Como muitos brasileiros, começou trabalhar muito cedo para ajudar no sustento da família. Entre a infância e a adolescência esteve na roça, em casa de família como babá, em rotisseria e lanchonete.

Em 1993, conheceu a fábrica Panex, onde é funcionária até hoje (licenciada). Em 2002, foi eleita membro do CSE (Comitê Sindical de Empresa) e começou a lutar por melhorias no local de trabalho e benefícios aos trabalhadores.

No Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, foi também coordenadora da Comissão de Igualdade Racial e Combate ao Racismo, intergrante da Comissão das  Mulheres Metalúrgicas, coordenadora do MOVA (Movimento de Alfabetização) e está como diretora executiva licenciada.

Ainda representou os metalúrgicos do ABC no Conselho do Concidade e no Comitê de Extensão Universitária, o CEU da UFABC (Universidade Federal do ABC).

Foi eleita, em 2016, como vereadora pelo PT (Partido dos Trabalhadores), em São Bernardo do Campo, com 4.090 votos.

Assessoria da vereadora Ana Nice