ferrarezi-pt

Nome completo: José Luis Ferrarezi
Partido: PT (Partido dos Trabalhadores)
Profissão: Professor de Educação Física
Telefones: 4331-4271 e 4331-4272
Votos na Eleição 2016: 3.016
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: http://www.blogdoferrarezi.blogspot.com.br/
Atuação Parlamentar:
Histórico:

Nasceu na cidade de Pacaembu, interior paulista, em 1964. Filho de agricultores descendentes de italianos, aos 11 anos mudou-se para São Bernardo do Campo com toda família. Em 1975, seu pai foi trabalhar como metalúrgico na Volkswagen e sua mãe foi trabalhar na prefeitura da cidade como ajudante de serviços gerais em uma escola municipal.

Foi em São Bernardo do Campo que teve seu primeiro contato com o esporte, quando começou a jogar futebol com o professor José Rossi próximo à sua casa, no bairro de Santa Terezinha. Naquele esporte se encontrou, sendo jogador de futebol dos 11 aos 23 anos, representando São Bernardo do Campo nos Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior e campeonatos estaduais.

E foi o esporte que o permitiu estudar, crescer não só fisicamente, mas também como pessoa. Por meio do esporte conheceu novas culturas – visitou 12 países – e isso fez a diferença até hoje em sua história.

O gosto foi tanto pelo esporte que prestou vestibular para educação física e a cursou na Universidade Mogi das Cruzes, conciliando duas grandes paixões: a prática esportiva e os estudos. Após a primeira graduação fez, na sequencia, faculdade de pedagogia. Seu primeiro contato com a política foi através do seu pai. Ainda muito jovem estava com ele em manifestações na porta da fábrica, no Estádio da Vila Euclides, podendo vivenciar esse período importante da história do Brasil de perto.

Em 1987 passou no concurso para professor de Educação Física na Prefeitura de Diadema, seu primeiro emprego público. Naquela secretaria de esportes passou por todos os cargos. Dois anos depois, em 1989, se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) onde está até hoje. Também trabalhou como professor de Educação Física em Cubatão após passar no concurso da secretaria da educação da cidade. Nos anos 80, quando sua família se mudou para o bairro do Baeta Neves, participou do movimento de jovens da Igreja São José, o que o possibilitou conhecer os anseios da comunidade.

Em 1990, na primeira gestão do Prefeito Maurício Soares, foi indicado para compor o departamento de esportes do município de São Bernardo do Campo juntamente com o Professor Osvaldo Terra onde ficou até o final do mandato. Participou também do Plano de Governo do Esporte nas duas campanhas vitoriosas do Presidente Lula, sendo no segundo mandato coordenador do plano de governo. Coordenou o setorial nacional do esporte do Partido dos Trabalhadores (PT) durante todo o governo Lula em Brasília. Coordenou o setorial estadual do esporte do Partido dos Trabalhadores (PT).

A experiência o fez ser o responsável pelo Plano de Governo do prefeito Luiz Marinho na área de esportes em 2008. Em seguida, acabou sendo convidado para assumir a Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo do Campo, onde conseguiu realizar importantes feitos para o esporte da cidade como o título dos Jogos Regionais e dos Jogos Abertos do Interior após 38 anos.

Também trouxe para a nossa cidade o centro de atletismo, o centro de referência do handebol, a reestruturação do vôlei na cidade. Além da reforma do estádio 1º de Maio. Também ampliou o atendimento nos diferentes programas esportivos e de lazer da cidade.

Outra grande conquista de sua gestão foi a construção, manutenção e reforma da aparelhagem esportiva de São Bernardo do Campo indicada pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) como sub-sede para aclimatação de equipes nas Olimpíadas de 2016. Somos uma das únicas cidades – que não são capitais – a ter seis (6) aparelhagens indicadas para o ciclo olímpico no Brasil. Foi membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Bernardo do Campo de 2008 a 2012.

Em 2012 foi eleito vereador por São Bernardo do Campo no pleito com 5206 votos, assumindo no dia 1º janeiro de 2013 sua cadeira na câmara municipal onde é presidente da comissão da criança e do adolescente e vice-líder do Partido dos Trabalhadores na Casa.